​​​​​​

Skip Navigation LinksAconteceu---

Exposição das Expressões


No final do 2º Período, os alunos do 2º e 3º ciclo, das disciplinas de Expressões (E.V. e E.T.) da Nuno Mergulhão, expuseram os seus trabalhos, no átrio da escola sede do agrupamento.

Os discentes deram asas à criatividade e experimentaram algumas técnicas.

EXP_expressoes01.jpg 

É de louvar o empenho e dedicação de alguns alunos e o profissionalismo dos professores, que promovem o pensamento tecnológico, operações cognitivas e experimentais da técnica, através de aprendizagens realizadas em sala de aula, num contexto de oficina, mobilizando e transferindo conhecimentos tecnológicos e de outras áreas, procurando dar um sentido integrado ao trabalho escolar e à formação pessoal.

EXP_expressoes02.jpg 

A par disso, estes docentes promovem também o sentido estético e harmonioso do ambiente que os rodeia.

No átrio da escola também foi patenteada uma outra exposição, desta feita sobre os pares românticos mais famosos do mundo, obra dos alunos de Português das turnas B e C do sétimo ano.

Fotos Prof.: Jaime Gonçalves

Texto: Profª Cristina Ponceano

Artigo revisado pelo Clube de Jornalismo   14.06.2017


___________________________________________


“No caminho da Descoberta”

Projeto em Parceria com a Quinta Pedagógica

 

Depois do sucesso da experiência piloto implementada o ano passado, este ano demos continuidade ao projeto de competências pessoais e sociais - No caminho da Descoberta – promovido pelo SAAF da Coca Maravilhas, em parceria com a Quinta Pedagógica de Portimão.

Este ano selecionou-se uma turma, o 2ºDCM, que sendo uma turma mista, com alunos de 2º e 3º ano permitiu uma participação mais ativa e uma divisão mais consciente das necessidades de cada um dos participantes.

quinta_v2_01.jpg 

Os alunos participam todas as manhãs de sexta-feira, na Quinta Pedagógica, em atividades organizadas previamente pelas técnicas responsáveis pelo projeto, que pretendem abordar de uma foma holística e prática os conteúdos dos curriculos estabelecidos para os alunos envolvidos.

Durante a implementação do projeto, desenvolveram o espírito de equipa ao serem parceiros e responsáveis pelo cultivo e manutenção de alguns talhões de horta, inovaram na conceção de alternativas para combater as pragas de uma forma natural, cuidaram dos animais da horta, descobriram os seus dotes culinários e deram asas à sua criatividade artistica.

quinta_v2_02.jpg 

Na escola, dão continuidade a algumas das atividades em contexto de sala de aula, bem como, na aplicação direta das aprendizagens na Horta das Maravilhas, horta desenvolvida na escola por todos os alunos.

Esta iniciativa para além de estimular atitudes mais saudáveis e abordagens criativas a conteúdos, procurou, de uma forma pedagógica, incentivar a uma atitude positiva relativamente ao espaço físico e social, que cada um de nós ocupa no mundo, seja num contexto local, bem como global, promovendo uma participação ativa e responsável perante o espaço de todos os cidadãos e cidadãs, ou seja, de todos nós.

Quinta_02.JPG 

Texto e Fotos - Educadora Social do SAAF

Ana Paula Grifo

Artigo revisado pelo Clube de Jornalismo   14.06.2017

___________________________________________


Um dia no Zoomarine


No dia 13 de junho, no Parque Oceanográfico de Entretenimento Educativo – Zoomarine, os alunos com NEE puderam visitar uma vasta coleção zoológica onde se incluem mamíferos marinhos, aves, répteis, peixes e invertebrados.

Zoomarine01.jpg 

Foi, de forma divertida, que refletiram sobre a conservação das espécies e respetivos ecossistemas. Outra importante e incontornável componente foi o momento de divertimento na piscina, nos espectáculos e restantes locais de diversão, não só pelo delírio dos alunos dentro de água, mas pela importância de perceberem o cumprimento das normas de utilização. Desta forma, assinalou-se o final do ano letivo de um modo muito especial!

Zoomarine02.jpg 

Esta visita realizou-se graças à angariação de fundos ao longo do ano letivo, com a venda de produtos e trabalhos realizados pelos alunos da sala 8.

Desde já, alunos e professores agradecem a colaboração de toda a comunidade educativa.

BEM  HAJAM !!!

 

Texto e Fotos: Equipa de Educação Especial

Artigo revisado pelo Clube de Jornalismo   14.06.2017


___________________________________________


Atividades da Vida Diária

Educação Especial


Ao longo do presente ano letivo, os alunos com Currículo Específico Individual, da EB2.3 Engº Nuno Mergulhão, desenvolveram tarefas bastante diversificadas no âmbito das Atividades da Vida Diária (confeção de bolos, bolachas e salgados; pequenos trabalhos de restauro e pintura em madeira; elaboração de artigos decorativos e de bijutaria; cultivo de plantas aromáticas e ornamentais e trabalhos diversos na horta, entre outros).

Foram trabalhadas várias competências ao nível da autonomia, responsabilidade, cooperação e preparação para a vida futura.

Demonstraram grande empenho e satisfação pelos trabalhos desenvolvidos, participando com gosto e criatividade em todas as atividades propostas.

 Atividades_vida_diária01.jpg

    Texto e Fotos: Prof. José António Gomes

Revisado por Clube de Jornalismo   14.06.2017



___________________________________________



Festa da Criançada


Festa_Criançada01.jpg 

Para comemorar o Dia Mundial da Criança no Agrupamento, realizou-se no dia um junho, pelas 21.30, no pavilhão Arena, um concerto de música e dança.

Nesse espetáculo, o professor Francisco Balancho tentou explorar a relação entre as duas artes, dois lados da mesma moeda, únicos e inseparáveis ao mesmo tempo.

As músicas do concerto foram interpretadas pelo coro do Agrupamento de Escolas Engº Nuno Mergulhão (com alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos) e as danças foram apresentadas por alunos da escola “Dança Mais”, com coreografias do professor Fábio Duarte.

Verificou-se uma combinação perfeita entre as duas artes: o coro brilhou pela sua entusiástica interpretação dos diferentes temas e os diversos pares de dançarinos deliciaram todos os presentes com a sua mestria no domínio das danças de salão.

Foi uma ocasião única, que em muito beneficiou da preciosa colaboração entre alunos, encarregados de educação, professores e educadores titulares das turmas, Departamento das Expressões, Direção da escola, Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Portimão e Escola “Dança mais”.

 Festa_Criançada02.jpg

Com a aproximação do final do ano letivo, foi uma ótima forma de recordar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, convidando-nos a levar a música e a dança connosco para férias.


Boas férias a todos!

 

Texto: Prof. Balancho
Fotos: Prof. Jaime
Artigo revisado pelo Clube de Jornalismo  08.06.2017

____________________________________________


A solidão


A solidão é um sentimento triste,

que passamos todos os dias.

Quando uma pessoa fica triste,

o seu melhor amigo é a música.

 

A solidão faz uma pessoa ficar fraca por dentro.

Quando uma pessoa fica 100% fraca,

o mundo desaba.

Como se houvesse um terramoto de tristeza,

e um tsunami de choro.

 Solidao_01.jpg

A tristeza machuca,

A solidão também,

Pois não há cura para esta ferida.

A ferida pode nunca mais ser curada.

 Solidao_02.jpg

Escrevi este poema a pensar nas pessoas

Que se sentem sós, tristes e abandonadas.

Devemos ser bons amigos para as pessoas solitárias.

Elas precisam de atenção e carinho.


Ricardo Seixas, nº18, 8.º C

Texto revisado pelo Clube de Jornalismo  03.06.2017


__________________________________________________________________


CINCO MINUTOS DE POESIA


POEMAS DO MÊS DE JUNHO


poema_junho_01.jpgpoema_junho_02.jpg

Presságio

 

O amor, quando se revela,

Não se sabe revelar.

Sabe bem olhar pra ela,

Mas não lhe sabe falar.

 

Quem quer dizer o que sente

Não sabe o que há de dizer.

Fala: parece que mente…

Cala: parece esquecer…

 

Ah, mas se ela adivinhasse,

Se pudesse ouvir o olhar,

E se um olhar lhe bastasse

Pra saber que a estão a amar!

 

Mas quem sente muito, cala;

Quem quer dizer quanto sente

Fica sem alma nem fala,

Fica só, inteiramente!

 

Mas se isto puder contar-lhe

O que não lhe ouso contar,

Já não terei que falar-lhe

Porque lhe estou a falar…

 


Fernando Pessoa, in Cancioneiro


Cá nesta Babilónia


Cá nesta Babilónia, donde mana 
Matéria a quanto mal o mundo cria; 
Cá, onde o puro Amor não tem valia, 
Que a Mãe, que manda mais, tudo profana; 

Cá, onde o mal se afina, o bem se dana, 
E pode mais que a honra a tirania; 
Cá, onde a errada e cega Monarquia 
Cuida que um nome vão a Deus engana; 

Cá, neste labirinto, onde a Nobreza, 
O Valor e o Saber pedindo vão 
Às portas da Cobiça e da Vileza; 

Cá, neste escuro caos de confusão, 
Cumprindo o curso estou da natureza. 
Vê se me esquecerei de ti, Sião! 


Luís Vaz de Camões, in Sonetos



Fernando Pessoa foi o mais universal poeta e escritor português, nascido em Lisboa, a 13 de junho de 1888. Escreveu obras como A Mensagem e O Livro do Desassossego, entre outras.

Luís de Camões nasceu em Lisboa, em 1524 e morreu, na mesma cidade, a 10 de Junho de 1579. De entre os poetas nacionais é considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona. É autor de obras como Os Lusíadas e Rimas.


Os elementos do projeto: Sílvia Pereira; Maria da Luz Quintans;

Francisco Abreu; Raquel Martins e Fátima Galhetas

Texto revisto pelo Clube de Jornalismo  03.06.2017


_____________________________________________________________________


Nariz Vermelho colore Mergulhão

 

Seja solidário e meta o nariz por esta causa

 

No dia um de junho, pelas dez horas e quinze minutos, a comunidade educativa reuniu-se  no pátio interior da escola sede, para aí participar na comemoração do Dia da Criança e do Nariz Vermelho.

Teve esta iniciativa o propósito de angariar donativos através da compra do símbolo da  Operação Nariz Vermelho e, simultaneamente, sensibilizar os alunos para o trabalho por aqueles desenvolvido, adotando uma postura mais solidária relativamente às crianças e jovens hospitalizados, que se encontram mais fragilizados por aquele momento crucial das suas vidas.

Esta é também uma oportunidade de estimular nos mais jovens, a responsabilidade social, o trabalho de equipa e o voluntariado como meios de os envolver numa causa social.

 Nariz_Vermelho_01.jpg

"Porque estar doente não tem graça nenhuma, o vosso apoio é fundamental para ajudar os Doutores Palhaços a receitar alegria !"

Nariz_Vermelho_02.jpg 

Participação da E.B.1 / J.I. das Vendas no dia da Operação Nariz Vermelho.


Texto: Profs Carla Vieira e Ivo Pires

Fotos: Prof. Jaime Gonçalves

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo  01.06.2017


__________________________________________________________________


O Agrupamento no Dia Municipal do Emigrante

 

Dia_emigrante_01.jpgNo passado dia vinte e nove de maio, pelas dezoito horas, o Agrupamento participou na Comemoração do Dia Municipal do Emigrante, no Museu Municipal de Portimão.

A iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Portimão, contou com a presença de várias entidades e com o trabalho de vários docentes, Encarregados de Educação, alunos e técnicos do Agrupamento.

Dia_emigrante_02.jpgPara além das iguarias de vários países de origem dos alunos, gentilmente preparadas pelos nossos Encarregados de Educação,  assistimos ao lançamento do Livro "Receitas do Mundo", o qual resultou da recolha e compilação de receitas originárias dos vários países de origem dos nossos discentes.

Dia_emigrante_03.jpgA Diretora do Agrupamento apresentou ainda o trabalho realizado pela comunidade educativa no âmbito da candidatura ao selo de Escola Intercultural, que tanto nos orgulha.

No final da cerimónia, o nosso coro infantil presenteou os presentes com um pequeno concerto onde foi apresentado o Hino do nosso Agrupamento.

Dia_emigrante_04.jpgUma palavra de agradecimento aos educadores, professores e técnicos do Agrupamento pelo empenho manifestado nestas e noutras atividades promotoras dos valores universais da Interculturalidade.

Somos uma escola Intercultural de verdade, nos atos e nas palavras!

 

Texto e fotos: Prof.: Jaime Gonçalves

Texto revisado pelo Clube de jornalismo  30.05.2017


__________________________________________________________________


Passeio na Ria de Alvor


No dia vinte e cinco de maio, os alunos com Currículo Específico Individual, da EB2,3 Engº Nuno Mergulhão, vivenciaram uma manhã diferente e, certamente, inesquecível!

Com recurso a alguns caiaques e gaivotas, gentilmente cedidos pelo Clube Náutico D. João II, os alunos realizaram um passeio na ria de Alvor, devidamente acompanhados por professores.

A alegria e entusiasmo demonstrados no sorriso dos nossos alunos tornaram esta atividade numa experiência muito especial para todos nós!

Bem Hajam!!!

 PASS_RIA_ALVOR_01.jpg

Texto e fotos: Profªs Lurdes Almeida e Sónia Correia (Educação Especial)

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   29.05.2017

__________________________________________________________________


3º Encontro de Natação Adaptada

 

Os alunos integrados no grupo equipa de Natação Adaptada participaram no 3º encontro do barlavento algarvio, o qual decorreu nas Piscinas da Mexilhoeira Grande, no dia dezoito de Maio último.

À semelhança dos anteriores encontros, os alunos realizaram diversos exercícios em meio aquático, num ambiente de amizade e entreajuda. Finalizada a atividade, receberam alguns prémios de participação.

Este foi o último encontro realizado no presente ano letivo, aguardando-se a continuidade do projeto no próximo ano.

 

NAT_ADAP_01.jpgNAT_ADAP_02.jpgNAT_ADAP_03.jpg

"O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças."

                                                                                                Augusto Cury


Texto e fotos: Profª Lurdes Almeida (Educação Especial)

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo  24.05.2017


_________________________________________________________________


Vela Solidária


Nos dias 26 e 27 de abril, os alunos da Unidade de Multideficiência da EB1 Coca Maravilhas e os alunos da sala 8 da EB2.3 Eng.º Nuno Mergulhão, participaram na atividade "Vela Adaptada", direcionada para crianças com Necessidades Educativas Especiais.

O passeio iniciou-se na Marina de Portimão, onde os alunos tiveram o seu primeiro contato com a modalidade da vela.

Foi uma experiência bastante enriquecedora, onde lhes foi possibilitado manusear os instrumentos de navegação, içar as velas, manobrar o leme do barco e também ficar a conhecer o significado de proa, popa e mastro.

VELA_SOLIDARIA_01.jpg 

Texto e fotos: Equipa da Educação Especial

 Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   18.05.2017


__________________________________________________________________


POEMA DO MÊS DE MAIO

MÃE


Conheço a tua força, mãe, e a tua fragilidade. 
Uma e outra têm a tua coragem, o teu alento vital. 
Estou contigo mãe, no teu sonho permanente na tua esperança incerta 
Estou contigo na tua simplicidade e nos teus gestos generosos. 
Vejo-te menina e noiva, vejo-te mãe mulher de trabalho 
Sempre frágil e forte. Quantos problemas enfrentaste, 
Quantas aflições! Sempre uma força te erguia vertical, 
sempre o alento da tua fé, o prodigioso alento 
a que se chama Deus. Que existe porque tu o amas, 
tu o desejas. Deus alimenta-te e inunda a tua fragilidade. 
E assim estás no meio do amor como o centro da rosa. 
Essa ânsia de amor de toda a tua vida é uma onda incandescente. 
Com o teu amor humano e divino                                                        
quero fundir o diamante do fogo universal. 

António Ramos Rosa, in 'Antologia Poética'

poema_maio_01.jpg

António Ramos Rosa - nasceu em Faro a 17 de Outubro de 1924 e faleceu em Lisboa a 23 de Setembro de 2013, foi desenhador, tradutor, poeta e escritor. Escreveu obras como: O Grito Claro; Voz Inicial; Sobre o Rosto da Terra ou Nos seus Olhos de Silêncio.


Os elementos do projeto: Sílvia Pereira; Maria da Luz Quintans;

Francisco Abreu; Raquel Martins e Fátima Galhetas

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   05.05.2017


__________________________________________________________________


Mata com Piolho

 

No passado dia 26 de abril de 2017 foi realizado o 1º Torneio do jogo do "Mata com Piolho". O evento, que se realizou durante toda a manhã, na escola E.B. 1 da Coca Maravilhas, contou com todas as turmas do quarto ano de todo o agrupamento, a saber: 4ACM, 4BCM, 4CCM e  4AVD perfazendo um total de oitenta alunos.

MataPiolho_01.jpg 

Os objetivos definidos para a realização deste evento foram:

- sistematizar os conteúdos dos jogos pré-desportivos (abordados nas aulas de expressão físico-motora);

- desenvolver o espírito de entreajuda, cooperação e respeito;

- proporcionar uma atividade lúdico desportiva global, no âmbito da disciplina de expressão físico-motora.

MataPiolho_02.jpgMataPiolho_03.jpg

A atividade decorreu sem haver qualquer classificação, retirando o conceito de competitividade e proporcionando aos alunos momentos de elevada diversão.

 

Texto: Prof. Paulo Português

Fotos: Prof. Sónia Solinho

Texto revisado pelo Clube de Jornalismo  04.05.2017


__________________________________________________________________


Visita de estudo ao Mosteiro dos Jerónimos, ao Museu da Eletricidade e ao MAAT


VisitaLX_01.jpg 

Na passada quinta-feira, dia 20 de abril de 2017, os alunos do nono ano deslocaram-se a Lisboa numa visita de estudo, no âmbito das disciplinas de Português, História, Ciências Naturais e Físico -Química. Esta atividade insere-se no Plano Anual de Atividades da nossa escola.

VisitaLX_02.jpgChegados a Lisboa, mais precisamente, a Belém, os alunos foram recebidos por dois jograis que os levaram, pelos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, ao espaço determinado para assistir à peça O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Foram, igualmente, visitados os túmulos de Luís Vaz de Camões, Vasco da Gama, Alexandre Herculano e Fernando Pessoa.

De seguida, foi feito um curto intervalo para o almoço que decorreu nos jardins.

VisitaLX_03.jpgNo período da tarde, o programa da visitaprosseguiu com o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), afeto à Fundação EDP. Os alunos puderam apreciar exposições como: Utopia / Distopia, evocando o 500.º aniversário da publicação da obra Utopia de Thomas More, em que participaram inúmeros artistas; No novo Circuito Central Elétrica, a Central Tejo continua a contar a história da eletricidade, evocando o funcionamento e o ambiente de trabalho da antiga fábrica.

Os alunos foram acompanhados pelos respetivos diretores de turma e pelos professores das disciplinas. O passeio decorreu dentro da normalidade, sem qualquer incidente a registar. O autocarro chegou a Portimão, ao fim do dia, no horário previsto.


Texto e Fotos: Prof. Fátima Galhetas e Rosa Duarte

Texto revisado pelo Clube de Jornalismo   04.05.2017


__________________________________________________________________


Semana Intercultural

 nas Escola E.B.1


No dia vinte e seis de abril as turmas do 4.ºano de ambas as escolas do 1.º ciclo, constituintes do Agrupamento, Escola de Vendas e da Coca Maravilhas, levaram a efeito atividades várias de articulação, no âmbito da Semana das Ciências, das Artes e do Desporto.

Manhã: Encontro do Mata-Piolho (4.ºano)

Almoço: Cantina da Escola da Coca MaravilhasSemanaInterVENDAS_01.jpg

Atividades para a tarde:

1- Apresentação das experiências:

  - Monstro do Esferovite;

  - Ovo dentro da garrafa;

  - Encher um balão sem soprar.

2-Apresentação de um trabalho sobre as quantidades de açúcar presentes nas bebidas.

3- Apresentação de uma coreografia.

SemanaInterVENDAS_02.jpgOs objetivos visados foram os de despertar o interesse dos alunos pelas Ciências Experimentais, através da observação das experiências e dos seus resultados; conhecer e manusear material de laboratório; desenvolver o espírito de equipa; consciencializar sobre a quantidade de açúcar nas bebidas e seus malefícios;SemanaInterVENDAS_03.jpg

facilitar a socialização através da dança, como forma de promoção da tolerância e apreço pelos outros; envolver os alunos do 4.ºano para interagirem entre si e estabelecerem laços afetivos.


Texto: Clube de Jornalismo

Fotos: Patrícia Pedro   02.05.2017

__________________________________________________________________


Semana Intercultural na

E. B. 1 Coca- Maravilhas


Mais uma vez, a Semana Intercultural possibilitou-nos… uma vSemanaInterCOCA_01.jpgerdadeira Viagem à volta do Mundo!!!

Vivemos uma semana recheada de muita brincadeira, muito convívio, gastronomia variada, muita aprendizagem, partilha, música, dança, desafios e muita alegria!

SemanaInterCOCA_02.jpgA interculturalidade que se respira na nossa escola tornou-se mais que evidente, através dos momentos partilhados pelas famílias à volta das tradições e memórias que guardam dos seus países, das suas histórias. Contamos com alunos da Ásia, África, Europa de Leste, América do Sul e diferentes pontos de Portugal.SemanaInterCOCA_04.jpg

Toda a ementa semanal foi preparada e selecionada de acordo com as receitas partilhadas pelos familiares dos alunos da EB1 da Coca-Maravilhas.

Mas não ficaram por aí, alguns deles (Pais/Mães) aventuraram-se na cozinha da escola e todos os dias, para além de confecionarem verdadeiras iguarias, ainda desvendaram aos presentes alguns dos segredos culinários das suas famílias de origem.

SemanaInterCOCA_07.jpgNa sala do aluno realizou-se uma verdadeira Caça ao Talento, pois entre música, dança e muita alegria, todos se apressaram a partilhar os passos que conhecem e que em conjunto tinham preparado.

Os que assistiam foram desafiados e embora no início com alguma vergonha, todos tentaram aprender as diferentes danças.

Foram lançados desafios diários que pretendiam testar os conhecimentos geográficos, culturais, históricos das zonas do mundo em destaque na Semana Intercultural. Alguma dessa informação foi partilhada em contexto de sala de aula, bem como através das exposições temáticas que se desenvolveram durante a mesma e que estiveram em exibição ainda durante mais duas semanas.SemanaInterCOCA_08.jpg

Tivemos vários Workshops: de culinária; de línguas, onde também contámos com alguns dos Pais que tiveram um papel fundamental com os seus contributos e de "capoeira", destinado aos alunos da Pré e do 1º ciclo.

Demos assim, por terminada a nossa semana.

As imagens falam por si! Para o ano queremos mais!!!

 

Textos e fotos: Ana Paula Grifo – SAAF

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo  02.05.2017

__________________________________________________________________


25 de Abril na EB2,3 Eng. Nuno Mergulhão

 

Os alunos da escola sede das turmas A do quinto ano e B do sexto ano apresentaram, no dia vinte quatro de Abril, na Sala de Professores, perante os docentes deste estabelecimento escolar, que aí se encontravam, a canção “Somos Livres”, alusiva à revolução ocorrida no dia 25 de abril de 1974, em Portugal.

 A docente de História e Geografia de Portugal, Prof.ª Maria João Duarte, em interdisciplinaridade com o docente de Educação Musical, Prof. Francisco Balancho, foram os autores desta atividade celebrativa da reconquista da liberdade em Portugal, na nossa escola.

Esta iniciativa teve início com uma breve apresentação/explicação aos alunos, por parte da docente Maria João Duarte, sobre o regime que vigorava em Portugal antes do 25 de Abril e os acontecimentos dessa madrugada, que levaram a que o povo Português se libertasse dessa mesma governação.

25Abril_01.jpg 

Em seguida, os alunos cantaram “ Somos Livres”, de Ermelinda Duarte, aos docentes da nossa escola para celebrar este acontecimento marcante da nossa História. 

 

Texto: Prof.ª Renata Ramos

Fotos: Prof. Jaime Gonçalves

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   28.04.2017


__________________________________________________________________


Almoço pascal na Mergulhão

 

Aconteceu, no passado dia dez de Abril, o almoço convívio do corpo docente e não docente do Agrupamento de Escolas Engº Nuno Mergulhão, no auditório da escola sede.

AlmoçoPascal_01.jpg 

À semelhança do que é promovido ao longo do ano, esta é uma altura propícia ao estabelecimento de laços entre a comunidade educativa. É o momento perfeito para se estabelecerem ou aprofundarem laços de amizade, ou simplesmente, para se trocarem os segredos das receitas que cada um foi convidado a partilhar.

AlmoçoPascal_02.jpg 

Não faltaram os momentos descontraídos e de boa disposição, como é típico dos portugueses à volta da mesa e de u m excelente repasto.

AlmoçoPascal_03.jpg 

Ficou a vontade de se repetir, ainda mais vezes, este tipo de manifestação de confraternização e amizade.

Bem Hajam !!!

Texto: Educador Social Bruno Costa

Fotos: Prof. Jaime Gonçalves

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   28.04.2017


__________________________________________________________________


Laço Azul


No dia 24 de Abril, pelas 10h e 30min, toda a comunidade da escola sede Eng.º Nuno Mergulhão se deslocou ao campo de jogos, para aí formar o tradicional Laço Azul.

Mais uma vez, auxiliares de ação educativa, alunos e professores, acorreram a participar ao apelo que tem como base a luta contra os maus tratos infligidos às crianças, e com todo o gosto envergaram o traje azul representativo.

Esta foi mais uma atividade levada a efeito no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus tratos  na Infância, tendo em vista a consciencialização da Comunidade, da Família e das crianças/Jovens, para a prevenção desta realidade. 

   Obrigado pela vossa atenção e participação !!! Bem Hajam  !!!

LaçoAzul01.jpg 

História do Laço Azul 

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta por parte da mãe e do namorado. Já o seu neto tinha morrido devido a um espancamento por parte destes.

E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Texto: Inês Fernandes 7B

Foto: Prof. Jaime Gonçalves

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   27.04.2017


__________________________________________________________________


Alunos vão ao Cinema


CINEMA_01.jpg 

No dia vinte e um de Abril, pelas nove horas, os alunos das turmas C e A do sétimo e nono anos, respetivamente, deslocaram-se aos Cinemas de Portimão, onde assistiram ao filme "Eu, Daniel Blake".

Esta atividade foi promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portimão, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, inserindo-se também na Semana das Artes, Ciências e Desporto do Agrupamento de Escolas Engº Nuno Mergulhão.

O filme visionado ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2016 e à sua projeção, seguiu-se um debate, tendo sido abordadas temáticas como as barreiras burocráticas à concessão de apoios sociais e a importância da solidariedade na sociedade atual.

Texto e Fotos: Joana Mendes

(Psicóloga do Serviço de Apoio ao Aluno e à Família)

 Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   21.04.2017


__________________________________________________________________


G.R.A.T.O. na Escola Eng.º Nuno Mergulhão


No dia dezanove de abril, pelas doze horas, no Auditório da escola sede, do Agrupamento de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão, ocorreu uma sessão de sensibilização sobre Adição na Juventude, promovida pelo G.R.A.T.O. (Grupo de Apoio aos Toxicodependentes).

Esta contou com a presença do psicólogo Luís que começou por colocar questões aos alunos presentes, das turmas B e C do sétimo ano, ao mesmo tempo que realizava um brainstorming com estes, cujo objetivo era a consciencialização de todos do seu grau de dependência pelas novas tecnologias (computadores, tablets, telemóveis, playstation,..), tabaco, drogas e álcool e, de como tudo isto tem o seu contributo na destruição da vida dos jovens.

Nesta sessão debateu-se a forma como as novas tecnologias se podem tornar num vício constante, tanto na vida familiar como na escolar, tornando os alunos menos interessados noutras atividades, fazendo-os acreditar numa realidade que não desejam aceitar, porquanto buscam inteiramente a satisfação imediata de desejos, experimentando desconforto quando confrontados com as contingências da vida real, por não descortinarem maneira de as contornar.

Provou-se que as drogas e o álcool conseguem destruir a vida dos jovens, a partir do momento que destroem a sua estabilidade escolar, fazendo com que se dispersem do seu sonho de se tornarem alguém na vida.

GRATO_01.jpg 

Nesta sessão colaborou um outro interveniente, que a todos muito sensibilizou por se predispor a expor o seu caso de vida, real, revelando como aniquilou os seus sonhos por não se aceitar como era, por ter feito de tudo só para ser aceite pelos outros, pela sua falta de autoestima, entrando no mundo das drogas e do álcool, tornando assim, muito difícil a sua reinserção na comunidade.

Com esta sessão aprendemos que os jovens devem tomar como exemplo de vida o que lhes foi declarado, conhecendo a experiência dos outros e percebendo que depende deles vir ou não a ter um futuro brilhante, pois a escolha cabe-lhes a si mesmos. 

Texto: Beatriz Costa- 7ºB

Fotos: Prof. Jaime Gonçalves

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   21.04.2017


__________________________________________________________________

POEMA DO MÊS DE ABRIL

AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU

poema_abril_01.jpg 

Era uma vez um país

onde entre o mar e a guerra

vivia o mais infeliz

dos povos à beira-terra.

Onde entre vinhas sobredos

vales socalcos searas

serras atalhos veredas

lezírias e praias claras

um povo se debruçava

como um vime de tristeza

sobre um rio onde mirava

a sua própria pobreza.

Era uma vez um país

onde o pão era contado

onde quem tinha a raiz

tinha o fruto arrecadado

onde quem tinha o dinheiro

tinha o operário algemado


onde suava o ceifeiro

que dormia com o gado

onde tossia o mineiro

em Aljustrel ajustado

onde morria primeiro

quem nascia desgraçado.

Era uma vez um país

de tal maneira explorado

pelos consórcios fabris

pelo mando acumulado

pelas ideias nazis

pelo dinheiro estragado

pelo dobrar da cerviz

pelo trabalho amarrado

que até hoje já se diz

que nos tempos do passado

se chamava esse país

Portugal suicidado.

Ali nas vinhas sobredos

vales socalcos searas

serras atalhos veredas

lezírias e praias claras

vivia um povo tão pobre

que partia para a guerra

para encher quem estava podre

de comer a sua terra.

Um povo que era levado

para Angola nos porões

um povo que era tratado

como a arma dos patrões

um povo que era obrigado

a matar por suas mãos

sem saber que um bom soldado

nunca fere os seus irmãos.


José Carlos Ary dos Santos


José Carlos  Ary dos  Santos  nasceu em Lisboa a 07 de Dezembro de 1937 e faleceu em  Lisboa a 18 de Janeiro de 1984. Foi cantor, compositor, poeta e declamador. Escreveu poemas como: Desfolhada Portuguesa, Tourada, Estrela da Tarde ou Lisboa Menina e Moça.


Os responsáveis pelo Projeto: Francisco Abreu; M.ª de Fátima Galhetas;

  M.ª da Luz Quintans; Raquel Martins; Sílvia Pereira

  Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   02.04.2017

__________________________________________________________________

Dê uma Tampa


A Yanicia, frequenta a escola da Coca Maravilhas, e está a precisar da nossa ajuda.

É uma ajuda simples. Consiste em juntar tampas de plástico e metálicas (caricas). Estas devem vir já devidamente separadas.

Quantas mais juntarmos, mais rapidamente a Yanicia tem a cadeira de transporte e as talas de que necessita.

Podes começar a juntar tampas e entregar na escola que frequentas. Estas serão recolhidas pelos elementos do SAAF (Serviço de Apoio ao Aluno e à Família).

Estas serão concentradas na sala do aluno da Escola E.B.2/3 Eng. Nuno Mergulhão e a nossa colega Célia, em conjunto com alguns alunos voluntários acondicionam as tampas de forma a que o seu transporte seja optimizado e fácil, para que esta ajuda chegue o mais rápido possível à Yanicia.

tampas_03.jpgtampas_01.jpgtampas_02.jpg

Este projecto está ser realizado com a ajuda da Associação Espiral de Vontades, que em colaboração com a Câmara Municipal de Monchique, se encarrega de as entregar numa empresa de tratamento de resíduos, em Beja, que em troca atribui artigos de apoio para uma vida normal, como é o caso de cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, próteses, talas, entre outros.

Podemos contar contigo?


Texto e Fotos: Equipa SAAF (Serviço de Apoio ao Aluno e à Família)

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   05.04.2017


__________________________________________________________________


Resultado da votação para o Orçamento Participativo

Dilvuga-se aqui a proposta mais votada no âmbito do Orçamento Participativo. Das duas propostas válidas, a que agora se apresenta mais abaixo recolheu 110 votos, mais 71  que a segunda proposta.

Orçamento_Participativo_2016-17.pdf

A Direção  30-03-2017​


__________________________________________________________________


Bombeiros por um dia…


Visita_bombeiros_01.jpg 

No dia nove de março, nós, os alunos que frequentam a sala oito, para um apoio mais personalizado no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, visitámos as instalações dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

Fomos recebidos pela bombeira Ana, que nos mostrou a sala de comandos onde havia muitos mapas, telefones e computadores.

Depois descemos muitas escadas e chegámos à garagem dos camiões dos incêndios e das ambulâncias.

Pegámos em mangueiras que deitavam muita água e que saíam de um camião vermelho.

Vestimos diferentes fatos de bombeiro: fatos para os incêndios nas casas e fatos para os incêndios nas florestas.

Também entrámos nos camiões que servem para apagar os incêndios e nas ambulâncias, onde pudemos ver uma maca e até tocámos a sirene!

Foi uma manhã muito divertida!

Texto redigido pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   28.03.2017

__________________________________________________________________

2º Encontro de Natação Adaptada em Aljezur

No dia vinte e dois de Março, os alunos que integram a modalidade de Natação Adaptada participaram no segundo Encontro do Desporto Escolar, em Aljezur.

2Encontro_adap_01.jpg2Encontro_adap_02.jpg
2Encontro_adap_03.jpg

Realizaram diversas atividades aquáticas, com alunos de outros Agrupamentos de Escolas do Barlavento Algarvio, num ambiente descontraído e inclusivo, onde todos tiveram possibilidade de participar de forma autónoma.

Foi uma manhã muito divertida onde os alunos estiveram ao seu melhor nível!


Texto e fotos: Professora Lurdes Almeida (Educação Especial)

 Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   28.03.2017

______________________________________________________________________


Os casais mais românticos da História

Casais_romanticos_01.jpg

As turmas B e C do sétimo ano, da escola sede, expuseram o resultado dos seus trabalhos de pesquisa, no âmbito da disciplina de Português. Estes foram primeiramente apresentados nas respetivas salas de aula da referida disciplina. Encontram-se expostos no átrio principal da escola, perto da papelaria.

Histórias de amor de vários casais famosos como Bonnie e Clyde, Sansão e Dalila, Tristão e Isolda, Cleópatra e Marco António, Mumtaz Mahal e Shah Jahan, entre outros, podem ser apreciadas e descobertas pela restante comunidade escolar, tirando, assim, partido do interessante trabalho levado a cabo por estes discentes.

Todos os alunos que os fizeram adoraram explicar a história de cada casal e agora todos as sabem quase de cor.

 Casais_romanticos_02.jpg

Texto: Caíco Gasparassi Rossoni -7ºB

Fotos: Prof.ª Carla Vieira   28.03.2017

______________________________________________________________________

Mergulhão brilha na Festa de Atletismo


Festa_Atletismo_01.jpg 

A escola sede participou, com dezassete alunos, na Festa do Atletismo que se realizou no dia dezassete de março, no estádio da Bela Vista, no Parchal.

Festa_Atletismo_02.jpg 

O aluno Marco Nobre, da turma D do 7ºano, ficou classificado em 1º lugar na prova do Mega Km, no escalão Infantil B masculino e irá representar o Algarve nos Nacionais do Desporto Escolar.

Festa_Atletismo_03.jpg 

A aluna Inês Vitorino ficou classificada em 3º lugar, no lançamento do Vórtex no escalão Infantil B feminino.

Parabéns a todos pela brilhante participação!

 

Texto e Fotos: Profª. Gisela Nunes

Artigo revisado pelo Clube de Jornalismo  20.03.2017

______________________________________________________________________

Agrupamento presente na STARWORK 2017


O Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão esteve presente na StartWork, Mostra de Empreendedorismo, Emprego e Formação Profissional que se realizou nos dias nove, dez e onze de março, no Arena, em Portimão.

startwork_01.jpgO pavilhão do Agrupamento organizou-se em quatro sectores: SAAF (Serviço de Apoio ao Aluno à Família); Trabalhos das escolas do Agrupamento; Curso Vocacional de Estética e Curso Vocacional de Eletricidade.

Ao longo dos três dias, foram muitos os visitantes, pais, Encarregados de Educação, alunos e agentes educativos que puderam contactar diretamente com os alunos dos cursos vocacionais em contexto de trabalho. As alunas do Curso Vocacional de Estética não tiveram mãos a medir. A oportunidade de arranjar as unhas de forma gratuita ditou três jornadas de árduo trabalho para as alunas. A afluência foi tanta que um dos secadores de verniz avariou!

startwork_02.jpgOs alunos do Curso Vocacional de Eletricidade deram explicações aos visitantes sobre os trabalhos expostos. Ainda houve tempo para construir uma antena de televisão improvisada, com o objetivo de conhecer os resultados do jogo de futebol da Champions league, na 5.ª-feira de tarde.

Mais tarde, a visita do Sr. Ministro da Educação foi recebida com muito agrado, tendo este se mostrado muito istartwork_03.jpgnteressado pelo trabalho dos alunos e ouvido atentamente as explicações acerca da montagem exposta por parte de um aluno. Para finalizar o primeiro dia da StartWork, os alunos do coro do Agrupamento presentearam os participantes do certame com um glorioso concerto.

Texto e Fotos Prof. Jaime Gonçalves

Artigo revisado pelo Clube de Jornalismo  16.03.2017

______________________________________________________________________

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 

3 de dezembro de 2016

Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Nos dias 6 e 7 de dezembro, os docentes do Departamento de Educação Especial das várias escolas do Agrupamento, desenvolveram algumas atividades alusivas à celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

No dia 6 de dezembro, os alunos do Jardim de Infância e osDia_defeciencia_03.jpg primeiros anos da EB1 Coca Maravilhas tiveram a oportunidade de visionar dois filmes alusivos à deficiência e contactar diretamente com algumas ajudas técnicas para pessoas com mobilidade reduzida, vivenciando as limitações que as pessoas portadoras de deficiência enfrentam.

Dia_defeciencia_04.jpgA EB1 e o Jardim de Infância de Vendas, visionaram também dois pequenos filmes, alusivos ao tema, os quais foram debatidos, havendo uma partilha de ideias e experiências de como devemos agir perante as pessoas com limitações.

Dia_defeciencia_01.jpg

No dia 7 de dezembro, os alunos das turmas A, B e C do 5.º e 6.º anos da EB2,3 Eng.º Nuno Mergulhão assistiram ao testemunho do atleta João Pinto, paraplégico, natural de Portimão.

Para o público docente, foi dinamizada em parceria com o Grupo UNESCO da escola, uma sessão de sensibilização no âmbito da promoção dos valores de inclusão na educação, com o tema “Inclusão de crianças e jovens com NEE e a transição para a Vida Pós-Escolar na Finlândia”, tendo sido dada a conhecer a dinâmica desenvolvida com os alunos com NEE nesse país, pelas formadoras Elisabete Flosa e Sónia Fernandes.

Com estas atividades procurou-se expandir a visão da comunidade educativa sobre o tema da deficiência, tendo como aspeto determinante a promoção de uma escola democrática e inclusiva.

Texto e Fotos: Equipa Educação Especial

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo 22.03.2017

______________________________________________________________________

CINCO MINUTOS DE POESIA

POEMAS DO MÊS DE FEVEREIRO

poema_março_01.jpg

Ter um Pai! É ter na vida

Uma luz por entre escolhos;

É ter dois olhos no mundo

Que vêem pelos nossos olhos!

 

Ter um Pai! Um coração

Que apenas amor encerra,

É ver Deus, no mundo vil,

É ter os céus cá na terra!

 

Ter um Pai! Nunca se perde

Aquela santa afeição,

Sempre a mesma, quer o filho

Seja um santo ou um ladrão;

 

Talvez maior, sendo infame

O filho que é desprezado

Pelo mundo; pois um Pai

Perdoa ao mais desgraçado!

 

Ter um Pai! Um santo orgulho

Pró coração que lhe quer

Um orgulho que não cabe

Num coração de mulher!

 

Embora ele seja imenso

Vogando pelo ideal,

O coração que me deste

Ó Pai bondoso é leal!

 

Ter um Pai! Doce poema

Dum sonho bendito e santo

Nestas letras pequeninas,

Astros dum céu todo encanto!

 

Ter um Pai! Os órfãozinhos

Não conhecem este amor!

Por mo fazer conhecer,

Bendito seja o Senhor!


Florbela  Espanca


poema_março_02.jpg                   



Dorme Meu Filho

Dorme meu filho 
dezenas de mãos femininas trabalham 
a atmosfera 
onde os namorados pensam 
cartazes simples 
um por exemplo 
minúsculo crustáceo denominado ciclope 
por baixo da pele ou entre os músculos 


Dorme meu filho 
o amor 
será 
uma arma esquecida 
um pano qualquer como um lenço 
sobre o gelo das ruas.

Mário Cesariny







Florbela Espanca foi uma poetisa portuguesa que viveu apenas trinta e seis anos. Nasceu em Vila Viçosa, em 1894. Escreveu obras como Livro de Mágoas, Livro de Sóror Saudade, etc.

Mário Cesariny nasceu em Lisboa, a 9 de Agosto de 1923.F oi poeta e pintor, considerado o principal representante do surrealismo português. É autor de obras como Corpo Visível e Poesias.


Os responsáveis pelo Projeto: Francisco Abreu; M.ª de Fátima Galhetas;

  M.ª da Luz Quintans; Raquel Martins; Sílvia Pereira

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo  10.03.2017​

______________________________________________________________________


7.º anos da Mergulhão visitam Lisboa


LX_2017_01.jpgNo dia vinte e quatro de fevereiro, todas as turmas do sétimo ano da Escola E.B. 2.3. Engº Nuno Mergulhão, se deslocaram a Lisboa, ao Teatro " O SONHO " para aí visualizarem, no âmbito da disciplina de português a peça de teatro O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A partida da escola aconteceu pelas seis horas da manhã com uma paragem para os alunos descansarem e lancharem, pelo que a chegada a Lisboa aconteceu quatro horas depois. Chegados a Lisboa depararam-se com muitos estabelecimentos e estátuas antigos. Uma vez chegados e sentados no auditório do teatro os alunos tiveram de se manter em silêncio e permanecer bem comportados, para o espetáculo poder acontecer. Terminado este, o autocarro dirigiu-se a Belém onde todos puderam fazer LX_2017_04_01.jpgum piquenique no Jardim do Império e desfrutar da paisagem e dos deliciosos pastéis de Belém. Depois, dirigiram-se ao Museu das Comunicações e Telecomunicações, onde adquiriram novos conhecimentos acerca do modo como as comunicações se faziam antigamente e consequente desenvolvimento, entre muitas outras.

Texto: M.ª de Fátima Tavares – 7.º B

Fotos: Prof.ª Carla Vieira

Texto revisado pelo Clube de Jornalismo 13.03.2017

________________________________________________________________


SBV

SBV - Sabe o que isso significa ???

Os Assistentes Operacionais do Agrupamento seguiram as pisadas dos alunos do nono ano e frequentaram, também eles, uma sessão de formação sobre SBV (Suporte Básico de Vida). Trata-se de um conjunto de procedimentos que visam reanimar uma vítima de paragem cardiorrespiratória. 

Esta sessão foi ministrada por elementos dos Bombeiros e da Cruz Vermelha de Portimão, no dia 1 de março de 2017. Nela, os formandos puseram em prática, através de manequins de treino, os ensinamentos que poderão salvar vidas no agrupamento.

Uma palavra de agradecimento aos elementos destas forças de segurança pela simpatia e profissionalismo demonstrados!

Bem hajam!!!

SBV_operacionais.jpg 

Texto: Prof. Jaime Gonçalves

Foto: Carla Ventura

Artigo revisado pelo Clube de Jornalismo  02.03.2017​

________________________________________________________________


1ºEncontro de Natação Adaptada

Lagoa

 1_encontro_natacao_2017.jpg

Os alunos do grupo equipa "Natação Adaptada", participaram no 1ºencontro da modalidade no Barlavento algarvio, realizado na Piscina Municipal de Lagoa.

O evento decorreu no dia sete de fevereiro e integrou dezenas de alunos com Necessidades Educativas Especiais, oriundos das escolas de Portimão, Lagoa, Silves, Lagos, Monchique e Aljezur.

A Natação Adaptada é fundamental ao desenvolvimento motor dos alunos, possibilitando, em simultâneo, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

Estão agendados mais dois encontros, os quais irão ocorrer nas Piscinas Municipais de Aljezur e da Mexilhoeira Grande.

Texto e Foto: Prof.ª Lurdes Almeida

Artigo revisado pelo Clube de Jornalismo  20.02.2017

________________________________________________________________


CINCO MINUTOS DE POESIA

POEMAS DO MÊS DE FEVEREIRO

poema_fevereiro_01.jpg 
Para Ti

Foi para ti 
que desfolhei a chuva 
para ti soltei o perfume da terra 
toquei no nada 
e para ti foi tudo 

Para ti criei todas as palavras 
e todas me faltaram 
no minuto em que talhei 
o sabor do sempre 

Para ti dei voz 
às minhas mãos 
abri os gomos do tempo 
assaltei o mundo 
e pensei que tudo estava em nós 
nesse doce engano 
de tudo sermos donos 
sem nada termos 
simplesmente porque era de noite 
e não dormíamos 
eu descia em teu peito 
para me procurar 
e antes que a escuridão 
nos cingisse a cintura 
ficávamos nos olhos 
vivendo de um só 
amando de uma só vida 

Mia Couto, in Raiz de Orvalho e Outros Poemas

Mia Couto - nasceu na cidade da Beira, em Moçambique, em 1955, é um poeta, biólogo e jornalista muito famoso. Escreveu obras como: Raiz de Orvalho e Terra Sonâmbula.




poema_fevereiro_02.jpg                


Pela luz dos olhos teus

Quando a luz dos olhos meus 
E a luz dos olhos teus 
Resolvem se encontrar 
Ai, que bom que isso é, meu Deus 
Que frio que me dá 
O encontro desse olhar 

Mas se a luz dos olhos teus 
Resiste aos olhos meus 
Só pra me provocar 
Meu amor, juro por Deus 
Me sinto incendiar 

Meu amor, juro por Deus 
Que a luz dos olhos meus 
Já não pode esperar 
Quero a luz dos olhos meus 
Na luz dos olhos teus 
Sem mais lararará 

Pela luz dos olhos teus 
Eu acho, meu amor 
E só se pode achar 
Que a luz dos olhos meus 
Precisa se casar

                                                                          Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes - foi um grande poeta brasileiro, nascido em 1913, no Rio de Janeiro. Escreveu obras como: 

O caminho para a Distância e Ariana, a Mulher.



Os responsáveis pelo Projeto: Francisco Abreu; M.ª de Fátima Galhetas;

M.ª da Luz Quintans; Raquel Martins; Sílvia Pereira

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo  10.02.2017

________________________________________________________________


Orçamento Participativo

A criação de um Orçamento Participativo das Escolas é uma oportunidade para os estudantes (do 3.º ciclo e do ensino secundário) de participarem:

• Num processo formal de apresentação e discussão de propostas de intervenção/melhoria;

• Na discussão e diálogo democráticos;

• Na decisão sobre como aplicar determinada verba em benefício da comunidade educativa;

• No exercício do direito de voto.

Para mais informação, consulte o dociumento seguinte: Orçamento participativo nas Escolas.pdf

___________________________________________________________________

cartaz_segurança na internet.png

Reservado aos alunos da Escola E.B 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão

___________________________________________________________________


laço_luto.jpg

Faleceu a Professora Margarida Cartaxo

A Escola E.B 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão, particularmente os colegas, os amigos e a família estão de luto por esta irreparável perda.

A Professora Margarida lecionava Matemática e Ciências da Natureza no 2º ciclo e foi coordenadora de vários projetos de âmbito internacional no Agrupamento. Será sempre lembrada com carinho por todos aqueles que a conheceram e trabalharam com ela.

____________________________________________________________________


Simulacro na Escola E.B. 1 e J.I.  Vendas


No dia dezanove do mês de Janeiro, pelaSimulacro_EB1JIV_01.jpgs dez horas e sete minutos, aconteceu na escola EB1 e Jardim de Infância das Vendas, um simulacro de inundação (Transbordo do ribeiro adjacente ao pátio da escola), com o objetivo de testar o tempo de resposta de evacuação do edifício e de cada unidade de auxílio ao local.

Relativamente à total evacuação do edifício pelos seus ocupantes esta decorreu no excelente espaço de três minutos. O corpo de Bombeiros chegou à escola decorridos apenas cinco minutos e a GNR, quinze minutos. Simulacro_EB1JIV_02.jpgDado o alerta e cortada a energia elétrica, todos se dirigiram para o ponto de encontro, previamente dado a conhecer, respeitando a ordem de não retrocedimento. Foi feita a contagem e assegurado o número total de participantes, pelo que foi coroada de sucesso mais uma atividade reguladora da segurança e bem-estar em espaço escolar.

Notícia redigida pelo Clube de Jornalismo  27.01.2017

____________________________________________________________________


Mass Training - Suporte básico de vida


As turmas do nono ano e dos Cursos Vocacionais participaram, no dia oito de janeiro, segunda-feira, num Mass Training sobre Suporte Básico de Vida (SBV) e Posição Lateral  de Segurança.

Esta ação foi dinamizada no âmbito do Plano de Atividades traçado entre a Proteção Civil de Portimão e a Direção do Agrupamento.

Ainda no âmbito deste plano, as turmas do primeiro ao terceiro ciclos participaram em sessões de formação e exercícios para treinar rotinas de segurança. Em março, os Assistentes Operacionais do Agrupamento frequentarão, também eles, uma sessão de formação sobre SBV e tratamento de pequenas escoriações. 

Uma cultura de segurança sob o lema: A Proteção Civil, somos todos nós!

MassTraining_01.jpg 

Um agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Portimão e à Cruz Vermelha Portuguesa pela formação ministrada!

 

Notícia elaborada pelo Prof. Jaime Gonçalves 

Revisada pelo Clube de Jornalismo  26.01.2017

____________________________________________________________________


Semana Intercultural


Intercultural_01.jpgA primeira semana do ano de 2017 trouxe a este Agrupamento um conjunto de atividades ligadas ao tema da interculturalidade. Sendo este um agrupamento dotado de um número significativo de alunos de origem africana, americana e da Europa de Leste, foram criadas dinâmicas que possibilitaram aos alunos um maior conhecimento sobre os usos e costumes das regiões mencionadas.

Assim, a ementa diária foi substituída por uma que viajou por países como Marrocos , Cabo Verde, Angola, China, Mongólia, Uzbequistão, Moldávia, Roménia e Brasil. 

Na sala do aluno, os três torneios de Sueca, Ping Pong e Mikado, tiveram uma forte participação e descobriram-se jogadores interessados e bastante empenhados em aplicar as diferentes técnicas.Intercultural_02.jpg

Realizou-se também um torneio de seleções nacionais, que a seleção da Guiné Bissau venceu.

Uma das atividades mais participadas da semana, juntou diferentes alunos amantes da música e de danças africanas. Contando com o Valter Alemão e a Aida Alvarenga, um casal de Intercultural_03.jpgdançarinos, como facilitadores da atividade, foram realizadas três sessões de Kizomba. Nelas os alunos puderam aprofundar um pouco mais a origem desta famosa dança quer relativamente à sua história quer às técnicas usadas por dançarinos profissionais. Num último momento, os interessados foram postos à prova através de um concurso e de onde saiu um par vencedor.

A turma do CEF de Eletricidade iniciou, através do professor Orlando, a construção de um Mapa-múndi interativo, mapa este onde os interessados poderão, na Sala do Aluno, verificar geograficamente, onde se encontram todos os países soberanos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).Intercultural_04.jpg

Com a intenção de requalificar um espaço físico da escola, iniciou-se a pintura de setenta bandeiras de países vários. Esta atividade envolve algumas turmas do nono ano e será finalizada no decorrer do segundo período.

De forma a conhecer os dotes culinários dos alunos da E.B. 2/3, realizou-se uma espécie de "MASTER CHEF". Tendo como modelo o famoso concurso de televisão, dez alunos foram postos à prova, obtendo-se criações únicas, Intercultural_05.jpgcom base nas mesmas receitas.

A semana terminou com um workshop de "capoeira", destinado aos alunos dos segundo e terceiro ciclos. 

Terminadas as atividades, fez-se um balanço positivo da semana. Foram identificados os aspetos mais positivos a reter, assim como alguns constrangimentos que servirão igualmente de exemplo para se conseguir uma semana ainda mais participada e animada no próximo ano letivo.

Texto e Fotos: Educador Social Bruno Costa

Texto revisado pelo Clube de Jornalismo  20.01.2017


____________________________________________________________________

Selo de Escola Intercultural

 

O Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão está de parabéns, bem como todos os seus docentes, técnicos e assistentes operacionais!

O trabalho desenvolvido em prol da integração das minorias e dos emigrantes foi reconhecido e agraciado pela Direção Geral da Educação e Alto Comissariado para as Migrações, os quais concederam ao nosso agrupamento o referido selo.

No dia 12 de janeiro, em Lisboa, a nossa diretora, educadora Teresa Mendes, foi a fiel depositária do merecido certificado de Escola Intercultural.

A candidatura do nosso agrupamento foi uma das trinta e sete aprovadas e uma das sete premiadas com nível avançado.

                                                                                                                     BEM HAJAM !!!

Selo Intercultural.jpg 

Notícia redigida pelo Clube de Jornalismo  17.01.2017

____________________________________________________________________


CINCO MINUTOS DE POESIA

POEMA DO MÊS DE JANEIRO

Poema_janeiro.jpg 

Natal dos simples


Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas solteiras
 
Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro vamos
Às raparigas casadas
 
Vira o vento e muda a sorte
Vira o vento e muda a sorte
Por aqueles olivais perdidos
Foi-se embora o vento norte
 
Muita neve cai na serra
Muita neve cai na serra
Só se lembra dos caminhos velhos
Quem tem saudades da terra
 
Quem tem a candeia acesa
Quem tem a candeia acesa
Rabanadas pão e vinho novo
Matava a fome à pobreza
 
Já nos cansa esta lonjura
Já nos cansa esta lonjura
Só se lembra dos caminhos velho
 Quem anda à noite à ventura

Zeca Afonso

............

Zeca Afonso – José Manuel Afonso dos Santos nasceu em Aveiro a 2 de Agosto de 1929 e faleceu em Setúbal a 23 de Fevereiro de 1987, foi cantorcompositor e professor. Em 1964 escreveu a canção Grândola, Vila Morena, música que viria a ser a senha do Movimento das Forças Armadas no golpe de25 de Abril de 1974.

Os elementos do projeto:

Sílvia Pereira; Maria da Luz Quintans; Francisco Abreu;

 Raquel Martins e Fátima Galhetas

Clube de Jornalismo  15.01.2017


____________________________________________________________________


Corta-mato na Mergulhão


   C_MATO_01.jpgNo dia quinze de Dezembro de 2016 realizou-se mais um corta-mato na E.B. 2,3 Eng. Nuno Mergulhão (fase de escola). É com base nos resultados desta atividade que se faz a triagem dos alunos que vão representar o nosso agrupamento no corta-mato regional.Do ponto de vista logístico solicitou-se a colaboração da PSP, dos bombeiros e da Câmara Municipal. De realçar a colaboração dos alunos da turma Cdo nono ano que, alocados em sítios estratégicos do percurso, ajudaram a garantir a segurança e o cumprimento do regulamento da prova. A classificação geral por escalão foi:


Infantis A feminino - 1º Alicia Colaço; 2º Miriam Silva; 3º Sofia Guerreiro
Infantis A Masculino - 1º Jair Monteiro; 2º Tiago Seye; 3º Bruno Pereira
Infantis B Feminino - 1º Inês Furtado; 2º Matilde Costa; 3º Amanda Silva
Infantis B Masculino - 1º Marco Nobre; 2º André Nobre; 3º José Luz
Iniciados Masculinos- 1º João Monteiro; 2º Bacai Darame; 3º Uisse da Costa
Iniciados Femininos- 1º Diana Carolino; 2º Iara Jerónimo
Juvenil Feminino- 1º Tatiana Guerreiro
Juvenil Masculinos- 1º Rúben Teixeira; 2º Wilson Marques; 3º António Kondratenko


C_MATO_02.jpgA atividade foi organizada pelo grupo de Educação Física em estreita ligação com a Direção do agrupamento. Esta organização garantiu que o corta-mato fosse, mais uma vez, um sucesso, envolvendo alunos dos diferentes anos de escolaridade numa prática que remete os alunos para a adoção de estilos de vida saudáveis.


Texto: Prof. Manuel Mariano

Fotos; Prof.ª Gisela Nunes

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo  15.01.2017


____________________________________________________________________


Noël au Cœur

   Para condignamente festejar a época natalícia, e paralelamente às atividades que ocorreram no último dia de aulas, os alunos da turma B do sétimo ano capricharam na construção de postais de Boas Festas, em língua francesa, com materiais diversos, no âmbito da disciplina de Francês.
NOEL_tudo.jpg

Os trabalhos encontram-se expostos no átrio da cantina da escola sede, até meados do mês de janeiro, constituindo-se como a expressão do colorido e da imaginação aliados na demonstração de criatividade.


Texto e fotos: Prof.ª Carla Vieira
Clube de Jornalismo  15.01.2017


____________________________________________________________________


Natal na Mergulhão

  

 Para comemorar o Natal e decorar os espaços escolares, os professores dos grupos disciplinares de Educação Visual e de Educação Tecnológica dos segundo e terceiro ciclos, realizaram com os seus alunos, trabalhos alusivos à temática.

NATAL_M_TUDO.jpg


Postais, coroas, presentes e estrelas de papel, bem como sinos, bolas e botas em feltro e ainda estrelas em alumínio, foram algumas das técnicas e materiais utilizados.
A escola sede do Agrupamento ganhou assim mais encanto e magia durante esta época natalícia.


Fotos: Profº. Jaime Gonçalves
Texto: Profª. Cristina Ponceano
Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo  15.01.2017

______________________________________________________________________


Festa de Natal na Coca Maravilhas


    No dia dezasseis de dezembro, o polivalente voltou a brilhar!

Após uma agradável receção das turmas no polivalente, deu-se a abertura oficial da Festa de Natal na Escola EB1 de Coca Maravilhas.NatalCM03.jpg

O leque de canções apresentadas foi muito rico e variado. Os alunos cantaram em português e em Inglês, ouviram-se temas conhecidos tais como «Vai nevar», «É Natal», «All I Want for Christmas it's You» e «Jingle Bells».

A música voltou a pairar no ar! Os alunos deram vida àquele lugar.                                       

A Festa de Natal foi apresentada por alunos do terceiro ano e o seu encerramento foi pelos alunos de Teatro da Escola de Coca Maravilhas.

NatalCM02.jpgFoi uma festa dinâmica, colorida e que contou com a participação de todos: alunos, Unidade de Multideficiência, professores titulares, Coordenação da Escola, Direção, professores das AEC, professora Telma (Inglês), SAAF, auxiliares.

Num ambiente de muita alegria e interação, a festa foi contagiante e em cada rosto foi possível ver esboçado um sorriso de satisfação por estar presente neste convívio.

 

      Alunos e Professores da Escola EB1 de Coca Maravilhas

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo  08.01.2017

_____________________________________________________________________________________________________________


Sessão de sensibilização na Mergulhão

 

     O Clube UNESCO e o Grupo de Educação Especial desta escola, no âmbito da promoção dos valores de inclusão na Educação e da comemoração do Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, promoveram, no dia sete de dezembro, pelas dezasseis horas e trinta minutos, no auditório da escola sede, uma sessão de disseminação de resultados da formação de professores Jobshadowing, realizada na Finlândia, pelas formadoras Elisabete Flosa e Sónia Fernandes. Subordinada ao tema "Inclusão de crianças e jovens com NEE e a transição para a Vida Pós-Escolar na Finlândia", abordaram-se temáticas como: Prevenção do Insucesso, estratégias e medidas adotadas (na escola de 1.º e 2.º ciclos); Encaminhamento profissional de alunos com NEE, em escolas profissionais e em escolas especiais; Transição para Vida Pós-Escolar de alunos com NEE.

Para as formadoras "Foi um prazer partilhar os nossos resultados com os docentes daquele Agrupamento de Escolas" e para aqueles "foi maravilhoso conhecer novos métodos e estratégias proporcionadoras de melhoria no quotidiano desta realidade".

 

Notícia redigida pelo Clube de Jornalismo 08.01.2017

_____________________________________________________________________________________________________________​

Leitura a par

    

 Flávio Reis, encarregado de educação do nosso colega Vasco Reis da turma C do quinto ano, deu-nos o privilégio da sua presença, na aula de Português, para juntamente com o seu educando nos apresentar e ler a obra “A viúva e o papagaio” de Virgínia Woolf.

A sua presença insere-se no projeto “Leitura a par”, atividade promovida pelo Departamento de Línguas e Humanidades.

A apresentação da história foi muito interessante, cativando a nossa atenção e interesse.

Após a leitura, o pai do Vasco, fez-nos algumas perguntas sobre a obra, às quais todos respondemos ativa e acertadamente.

Estamos muito agradecidos pela sua presença, a qual nos proporcionou uma aula diferente e ficamos a aguardar a presença de outro familiar na nossa sala de aula.

Esperemos que outras turmas sigam o nosso exemplo, envolvendo a família no nosso processo de aprendizagem!

 

Notícia redigida pelos alunos da turma C do 5º ano

Artigo revisado pelo Clube de Jornalismo 08.01.2017

_____________________________________________________________________________________________________________​


Dia de S. Martinho

A Escola E.B.1/JI de Vendas festejou o Dia de S. Martinho

     

No dia um de novembro, sexta-feira, a Escola e o Jardim de Infância de Vendas festejaram o Dia de S. Martinho, fazendo um magusto tradicional e apresentando uma canção e coreografia alusivas à efeméride.

O evento teve a participação de toda a comunidade escolar, da Associação de Pais e dos encarregados de educação e familiares dos alunos.

Tudo aconteceu num ambiente festivo, repleto de alegria, onde o riso e o entusiasmo das crianças contagiava os adultos e o aroma das castanhas assadas perfumava o ar. Toda essa envolvência foi um contributo importante para dar continuidade a esta tradição.

Dia_S_Martinho.png


Texto e Foto: Profª Sílvia 

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo  15.12.2016

____________________________________________

Comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

 

     Teve lugar no dia dezassete de novembro a comemoração do Dia Mundial do Não Fumador por parte do Projeto Educação para a Saúde (PES) com um tapete feito de maços de tabaco para os alunos e professores para puderam pisar este ”malefício”. Foi também colocado um cartaz alusivo a este dia na entrada da Sala dos Alunos, o qual foi realizado pela D. Célia, cuja colaboração é digna do nosso louvor. Na Sala dos Professores foram distribuídos folhetos informativos sobre os malefícios do tabaco e pequenos bombons para adoçar a boca em vez de fumar.Dia_Mundial_SIDA.jpg

O Dia Mundial da luta Contra a SIDA comemora-se em todo o mundo, no dia um de dezembro. Na nossa escola, este dia foi relembrado no dia dois de dezembro através da colocação de um laço gigante vermelho na entrada da escola. Esta foi uma atividade  levada a cabo, mais uma vez, com  a colaboração da assistente operacional  Célia Vicente

 e dos alunos dos Cursos  Vocacionais, Diana Ferreira, Mamadou Diakhaby e Alexandre Vaz.

Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA, o qual ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.

Esta doença pode afetar qualquer pessoa que se exponha a comportamentos de risco. A doença  afeta  cidadãos de todas as raças, sexos, credos e pode demorar anos a manifestar-se. Estima-se que, em Portugal, existam 50 mil infetados com o vírus do VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) e que 10 mil estejam infetados sem apresentarem ainda sintomatologia. É uma doença incurável, mas que, com o correto tratamento, pode proporcionar ao indivíduo uma vida normal e duradoura.

Equipa PES

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo 12.12.2016

____________________________________________


Matmatix

    

   No dia 29 de Novembro, pelas catorze horas, os alunos das turmas A,B e C do sétimo ano, da E.B.2.3 Nuno Mergulhão foram ao Teatro Boa Esperança, na Alameda em Portimão, para aí assistirem à representação da peça de teatro Matmatix.

A chegada ao teatro ocorreu pelas catorze e trinta, tendo os alunos, de imediato, entrado para ver a peça. Esta enquadrava-se no âmbito do ensino e da explicação do raciocínio matemático e tratava de um estudante, Teo, que tinha notas muito boas porque ia à Internet buscar os testes. Um dia, Teo foi raptado por Matmatix. Foi quando conheceu Morfes e Humano. Teo e os amigos Morfes e Humano tomaram como missão apanhar Matmatix e como Teo não sabia nada sobre matemática Morfes ensinou-o. Entretanto, Matmatix raptou Morfes, o qual foi salvo por Teo. Matmatix frisou que era Humano. No fim, Teo descobriu que Morfes era o seu pai que o havia internado num colégio aquando da morte de sua mãe.

Os atores interagiram muito com a plateia e a peça foi do agrado de quantos a presenciaram.

BEM HAJAM!!!

matematix_2016-17.jpg 

Texto: Carolina Reis- 7ºB   Foto: Prof. Frederico Torre

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo. 05.12.2016

____________________________________________


A Tampa que ajuda


      O Marco é um jovem de Lagos que precisa da nossa ajuda. E a simplicidade desta ajuda reside em juntar tampas plásticas, sejam elas de águas, detergentes, sumos…

Podes começar a juntar tampas e entregar na escola que frequentas, as quais serão recolhidas pelos elementos do SAAF.

Posteriormente, as mesmas serão reunidas na sala do Aluno da Escola EB2.3. Eng. Nuno Mergulhão e a nossa colega Célia, em conjunto com alguns alunos voluntários, tratará de as acondicionar o melhor possível, para que esta ajuda chegue rapidamente ao Marco.

As tampas serão doadas à Associação Espiral de Vontades, que em colaboração com a Câmara Municipal de Monchique, se encarregará de as entregar a uma empresa de tratamento de resíduos, em Beja. Esta, por sua vez, atribuindo um valor às tampas reunidas, comprará artigos de apoio para uma vida normal, como é o caso de cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, próteses, entre outros.


Contamos contigo!!!

Tampas_02_12_2016.png 

Texto: Equipa do SAAF

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo  02.12.2016

____________________________________________

CINCO MINUTOS DE POESIA

POEMAS DO MÊS DE DEZEMBRO

Poemas_Dezembro_MBandeira.jpg

CONTO DE NATAL 

O nosso menino

Nasceu em Belém

Nasceu tão somente 

Para querer bem


Nasceu sobre as palhas 

O nosso Menino

Mas a Mãe sabia

Que ele era divino


 Vem para sofrer

A morte na cruz

O nosso Menino

Seu nome é Jesus


Por nós ele aceita 

O humano destino

Louvemos a glória

De Jesus Menino

                                                              Manuel Bandeira


Manuel Bandeira - nasceu na cidade de Recife, no Brasil, em 1886. Foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro. Morreu em 1968, no Rio de Janeiro. Destacou-se com obras como: A Cinza das Horas; Libertinagem; Estrela da Manhã; Crónica da Província do Brasil.


Poemas_Dezembro_MSACARNEIRO.jpg

A NOITE DE NATAL

Em a noite de Natal

Alegram-se os pequenitos; 

Pois sabem que o bom Jesus 

Costuma dar-lhes bonitos. 


Vão se deitar os lindinhos 

Mas nem dormem de contentes 

E somente às dez horas 

Adormecem inocentes.


Perguntam logo à criada 

Quando acorde de manhã

Se Jesus lhes não deu nada. 

– Deu-lhes sim, muitos bonitos.

– Queremo-nos já levantar 

Respondem os pequenitos.


                                                                                   Mário de Sá-Carneiro


Mário de Sá-Carneiro - foi um poeta e escritor português, um dos grandes expoentes do modernismo em Portugal e um dos mais reputados membros da Geração d’Orpheu. Nasceu em 1890, em Lisboa e morreu em Paris, em 1916. Salientam-se algumas das suas obras mais importantes: Amizade; Princípio; A Confissão de Lúcio; Dispersão. 


Os responsáveis pelo Projeto:

Francisco Abreu; M.ª de Fátima Galhetas;

M.ª da Luz Quintans; Raquel Martins; Sílvia Pereira


Notícia revista pelo Clube de Jornalismo 01.12.2016

____________________________________________


Exposição de biografias

           No dia trinta de novembro os alunos da turma B e C do sétimo ano, viram o fruto do seu trabalho exposto na Biblioteca da escola sede.

Tratam-se de trabalhos biográficos importantes sobre os escritores a privilegiar neste ano, no currículo da disciplina de Português, como Sophia de Mello Breyner Andresen, Italo Calvino, Alexandre Herculano, Miguel Torga, Trindade Coelho e muitos outros.

Convidamos toda a comunidade educativa a irem dar uma espreitadela pois podem descobrir algo que nunca pensaram sobre estes escritores maravilhosos.

Obrigado pela vossa atenção e desfrutem destes trabalhos.

Texto: Ricardo Baldé 7B

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo 01.12.2016

____________________________________________


S. Martinho

Contributo do Departamento de Expressões

             Os alunos das disciplinas de Expressões do 2º e 3º Ciclo, realizaram uma atividade para a comemoração do dia de S. Martinho, com a decoração da árvore que se encontra no átrio da escola sede do nosso agrupamento.

As folhas que preencheram os ramos despidos da árvore utilizaram uma técnica de recorte em papel, visando os conteúdos disciplinares de simetria e estruturas. Tiveram igualmente como objetivo a reutilização de papel de revista e arame.

Esta ação também serviu como elemento decorativo do espaço, tendo as castanhas e os cartuchos sido executados em esculturas de fita-cola.

Os discentes de Educação Visual e de Educação Tecnológica, bem como os respectivos docentes das disciplinas contribuíram assim, para a sensibilização à comunidade educativa, da necessidade de manter as tradições e património nacionais.

Texto: Departamento de Expressões

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo 30.11.2016

____________________________________________


PSP vai à Mergulhão

Sessão de sensibilização sobre álcool e drogas

        A equipa cinotécnica da PSP de Faro, constituída por três agentes e uma cadela, deslocou-se à Escola Básica Eng.º Nuno Mergulhão, no dia 16 de novembro de 2016, pelas 12:55, para no auditório da escola dinamizar uma sessão de sensibilização sobre as drogas e o álcool.

Os alunos dos Cursos Vocacionais e das turmas B e D do sétimo ano tiveram assim, oportunidade de ouvir o quanto pode prejudicar e arruinar a saúde o uso delas, para além de se terem abordado temas como os diferentes tipos de drogas legais (álcool, tabaco e medicamentos) e ilegais (marijuana, haxixe, cocaína, heroína, crack, etc.) os quais administrados em doses excessivas são causadores de morte prematura.

O cigarro, por exemplo, é uma droga legal que contém acetona, naftalina, alcatrão, amoníaco, arsénico, metanol, nicotina, monóxido de carbono e níquel e que pode causar cancros de boca, faringe, laringe, esófago e pulmão.

Já o haxixe, uma droga ilegal, causa perda de memória, apatia e má fertilidade, podendo vir a redundar em doenças mais agressivas como a Alzheimer.

A equipa demonstrou o trabalho que a cadela desenvolve, no qual esta passa atenta por todas as pessoas, na sua busca de estupefacientes, parando quando os encontra, a abanar a cauda e a olhar para o sítio onde encontrou as substâncias.

PSP_na_escola_16-17.jpg 

Esperamos que todos entendam que há coisas que não devemos experimentar e o mal que o uso delas nos pode causar!                                                                             

​Texto: Beatriz Panzo n° 2 7B    Fotos: Prof. Jaime Gonçalves

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo  18.11.2016​​

___________________________________________________________________________​___________________________

Dia Mundial do Não Fumador

        No sentido de comemorar e relembrar O Dia Mundial do Não Fumador o Programa de Educação para a Saúde realça que o hábito de fumar tabaco desencadeia consequências nefastas para a saúde de todos.Tabaco_16-17.jpg

Um vício que pode matar…

Por cada cigarro fumado perdemos em média 8 minutos de vida!

  • No total, um homem fumador está a arriscar perder cerca de 13 anos de vida, enquanto uma mulher perde cerca de 15 anos de vida.
  • O tabagismo é responsável por mais de 8000 mortes em Portugal, das quais cerca de 4000 por doenças cardiovasculares
  • Mais de um terço das mortes por doença cardiovascular é devido ao fumo do tabaco.
  • O risco de doença cardiovascular aumenta 3 vezes com a exposição ao fumo do tabaco e, mesmo nas pessoas que fumam pouco, causa um grande número de ataques cardíacos.
  • Os fumadores adolescentes têm mais probabilidade de ter ataques de pânico, ansiedade e depressão.
  • De acordo com autoridades de saúde americanas, os adolescentes que fumam têm 3 vezes mais risco de aderir ao álcool, 8 vezes mais probabilidade de fumar erva (marijuana) e 22 vezes mais de usar cocaína.
  • As outras formas de fumar, hookah e shisha, mesmo o cigarro eletrónico, contêm elevadas concentrações de tóxicos, como o monóxido de carbono, a nicotina, alcatrão, metais pesados e, no caso dos eletrónicos, o propileno glicol, tão ou mais elevadas que no tabaco.
  • Causa envelhecimento cutâneo e origina diminuição do peso dos recém-nascidos.
  • Nos homens, é uma das principais causas de impotência/disfunção erétil.

RÁPIDOS BENEFÍCIOS AO DEIXAR DE FUMAR

  • Ao fim de duas a três semanas, a circulação melhora e o risco de enfarte agudo do miocárdio continua a diminuir e há ainda uma melhoria de 30% da função pulmonar;
  • Ao fim de um ano, o risco de ataque cardíaco desce para metade​;
  • Aos cinco anos, o risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral torna-se igual ao de uma pessoa que nunca fumou;
  • Aos quinze anos, o risco de cancro do pulmão é praticamente igual ao dos não fumadores.

Colaboradores do PES

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo 17.11.2016​

___________________________________________________________________________​___________________________

O nosso Mercadinho​ do Halloween 

Os alunos de Educação Especial (sala 8) comemoraram o dia de Halloween. Tendo como ponto de partida a exploração de algumas histórias que estão na origem deste dia, partimos para a elaboração de vários artigos relacionados com a data em questão: porta-chaves, blocos de notas, caixas decorativas e saquinhos de gomas. Estes artigos foram expostos e vendidos à Comunidade Educativa.

Foi gratificante ver o entusiasmo e empenho manifestado pelos nossos alunos, quer durante o processo de criação dos artigos, quer no contacto com o público, nomeando o preço, recebendo o dinheiro, fazendo os trocos… 

O nosso agradecimento a todos os que visitaram "O nosso Mercadinho" e compraram os artigos. Prometemos continuar a surpreender com mais trabalhinhos realizados pelos nossos alunos.

O dinheiro angariado com a venda destina-se a ser utilizado numa atividade de encerramento no final do ano letivo, com os alunos de Educação Especial.

Mercado_halloween_16-17.jpg 

 A equipa de Educação Especial  

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo 16.11.2016​

___________________________________________

Dia de São Martinho

No âmbito da comemoração do Dia de S. Martinho - 11 de novembro - o PES e sus colaboradores vieram a todos dar a conhecer o grande valor alimentício da castanha – ator principal desta festividade – e da forma como esta é consumida neste dia especial – com vinho novo ou água-pé.

Assim, um pouco por todo o Agrupamento a comunidade educativa degustou este saboroso fruto, à moda desta altura do ano, ou seja assado.

catanhas_2016-17.jpg 

A Castanha – Castanea Sativa

 

Ainda que seja possível comer este fruto amiláceo todo o ano, é nesta época que o castanheiro nos presenteia com o seu fruto. Em terras lusas celebra-se o verão de são Martinho com castanhas assadas e vinho.

Excelente valor nutricional

Assadas no forno ou na fogueira, polvilhadas com sal ou cozidas com erva doce, as castanhas continuam a ser um elemento muito apreciado a nível nacional.

De acordo com os nutricionistas, "ocupam um honroso 11º lugar no top de alimentos com maior quantidade de polifenóis". Além do seu elevado teor de substância antioxidantes, a castanha é rica em hidratos de carbono e é uma boa fonte de fibra e proteína que a tornam " interessante do ponto de vista do controlo do apetite". Possui razoáveis quantidades de vitaminas do complexo B, vitamina C e magnésio.

Colaboradores do PES

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo   16.11.2016

____________________________________________

CINCO MINUTOS DE POESIA

POEMA DO MÊS DE NOVEMBRO​

Poema de outono

Quero apenas cinco coisas. 
Primeiro é o amor sem fim 
A segunda é ver o outono 
A terceira é o grave inverno 
Em quarto lugar o verão 
A quinta coisa são os teus olhos 
Não quero dormir sem os teus olhos. 
Não quero ser... sem que me olhes. ​
Abro mão da primavera para que continues a olhar-me.

5minutos_poesia_2_16-17.jpg
5minutos_poesia_16-17.jpg





Pablo Neruda nasceu em Santiago, no Chile em 1904 e morreu em 1973. Este autor chileno foi um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX. Foi cônsul do Chile em Espanha, no México e em Rangum, na República de Myanmar. Foi Nobel da Literatura em 1971. Escreveu obras como: Confesso que vivi, O Carteiro, Memorial da Ilha Negra ou Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada.

​____________________________________________

17ª   FESTA  DO  CINEMA FRANCÊS

festa_cinema_franc_16-17.jpgNo dia dois de novembro, várias turmas da E.B. 2.3. Nuno Mergulhão, do sétimo ao nono ano, deslocaram-se a Faro, ao Teatro das Figuras, para aí visualizarem, no âmbito da comemoração da 17:ª Festa do Cinema Francês, o filmeJamais Contente de Émilie Deleuze.

A partida da escola aconteceu pelas nove horas da manhã e a chegada a Faro uma hora depois. Chegados ao recinto depararam-se com muitos outros alunos vindos de Albufeira, Loulé, Olhão e Faro.

Uma vez sentados no grande auditório, todos os presentes tiveram oportunidade de apreciar um filme que mostra a vida de Aurore, uma adolescente rebelde de treze anos, que diariamente luta com os seus receios, as suas crenças e frustrações e a impotência da família da jovem que tudo tem para ser feliz, mas que se martiriza, se menospreza até que se revela através da música e, finalmente, se aceita, aos outros e aos seus talentos.

Um filme onde todos os jovens se reveem, pois nele se veem espelhados e reconhecem nas interrogações e problemas de Aurore as suas próprias.

Um filme extravagante e ao mesmo tempo emocionante, que foi por todos considerado bastante interessante.

 A não perder !!!​          

 Texto de José Domingo Gonçalves – 7.ºB   Revisto por Clube de Jornalismo  03.11.2016​

________________________________________________________________________________________

Hallowen_2016-17.jpg 

Amigos de quatro Patas

          Os alunos de Educação Especial da E.B 2,3 Engº Nuno Mergulhão deram o seu contributo para a feira de recolha de alimentos e adoção de animais, promovida pela ADAP (Associação de Defesa dos Animais de Portimão).

Tendo como ponto de partida o slogan "Ajude-nos a Ajudar! Adote um Amigo!", foi com grande entusiasmo que os nossos alunos deram largas à sua criatividade na elaboração de uma faixa decorativa, que foi colocada no espaço da feira, a qual decorreu frente ao Continente de Portimão.

          Foi gratificante ver o sorriso, entusiasmo e empenho manifestado pelos nossos alunos neste projeto coletivo de solidariedade, tendo por base valores tão importantes como o cuidado e proteção dos nossos amigos de quatro patas.​

A equipa de Educação Especial   

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo 31-10-2016

feira animais 2016-17.png

________________________________________________________________________________________


Terra treme_2016.jpg

No passado dia treze de outubro, pelas dez horas e treze minutos, o Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão participou no Exercício Público de Cidadania no âmbito do risco sísmico, designado " A terra treme".

Na Escola Eng.º Nuno Mergulhão, esta experiência teve a duração de seis minutos e quarenta e dois segundos, contados desde o sinal de alarme (suposto sismo) e a consequente saída de toda a comunidade escolar de diversos locais dentro do estabelecimento de ensino, até ao respetivo ponto de encontro.

A iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional da Proteção Civil e procurou chamar a atenção para os riscos sísmicos e para a importância dos comportamentos dos cidadãos a adotar em caso de sismo, já que Portugal é um território suscetível, com zonas particularmente sensíveis a este risco.

Toda a comunidade foi evacuada, seguindo os procedimentos contemplados no Plano de Emergência do Agrupamento, tendo mesmo participado no exercício os Encarregados de Educação que se encontravam na Escola Nuno Mergulhão, no início da evacuação.

As turmas em aula foram acompanhadas pelos docentes, tendo cumprido o procedimento correto, bem como os restantes alunos que se encontravam no recinto escolar.

O subdiretor, professor Jaime Gonçalves, responsável pela equipa de segurança do nosso agrupamento, considera que, esta foi, mais uma vez, uma iniciativa bem-sucedida e que contribuiu para a política de segurança desejada.

        ​Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo 20-10-2016

______________________________________________________________________________________​

Receção aos Professores​

No passado dia treze de outubro, como forma de assinalar o início de um novo ano letivo e homenagear os docentes que passaram ao regime de aposentação, a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr.ª Isilda Gomes, dirigiu a todos os professores do Município um convite para comparecerem na cerimónia de receção, pelas dezassete horas e trinta no salão principal do Hotel Alvor Praia, em Alvor.

O orador convidado foi o excecional escritor Professor Doutor Álvaro Laborinho Lúcio, o qual dirigiu um especial louvor à classe docente e a todos explanou o conteúdo do seu último romance O homem que escrevia azulejos.

O nosso Agrupamento marcou presença através de docentes e Sr.ª Diretora que a este local compareceram e confraternizaram com os demais presentes.

Um bem-haja pela iniciativa!

Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo 18-10-2016​

recepção prof 2016-17.jpg 

______________________________________________________________________________________​

JI_2016-17.jpg 

______________________________________________________________________________________

Quadros de Excelência 2016-2017


Aquadro excelência 2015-16 (1).jpg Sr.ª Diretora, Educadora Teresa Mendes e o Sr. Subdiretor, professor Jaime Gonçalves estiveram presentes, no dia 16 de setembro, sexta-feira, das 9.30 às 11.30 nas escolas E.B 1 / J.I. Coca Maravilhas, E.B 1 / J.I. Vendas e na escola sede do agrupamento, para procederem à entrega dos prémios relativos ao Quadro de Excelência, aos alunos agraciados. Estes foram recompensados através da atribuição de uma medalha, de um diploma, de um cheque prenda no valor de 15 € para aquisição de livros e de um bilhete de cinema.quadro excelência 2015-16 (2).jpg

A cerimónia decorreu em ambiente festivo e contou com a presença de diversos Pais e Encarregados de Educação, que assim testemunharam o apreço dado àqueles que não se privaram de esforço e trabalho no decurso do ano letivo passado, tendo sido alvos de reconhecimento e valorização, por parte dos restantes membros da Comunidade Educativa.quadro excelência 2015-16 (3).jpg


​Parabéns aos alunos premiados!




Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo​  26-09-2016

________________________________________________________________________________________​​

Agrupamento de Escolas Nuno Mergulhão agradecido​

O Agrupamento de Escolas Engº Nuno Mergulhão, na pessoa da sua Diretora, Educadora Teresa Mendes, agradeceu, no passado dia 19 de setembro, ao Rotary Club da Praia da Rocha, a simpática doação, a este estabelecimento de ensino, de cento e oitenta T-shirts. A aquisição destas foi financiada pelo Hotel Júpiter.

rotary_16-17.jpg 

Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo   21.09.2016

________________________________________________________________________________________

Calendário escolar 2016-17


PRÉ-ESCOLAR

1º PERÍODO:  15 de setembro a 20 de dezembro de 2016.

2º PERÍODO: 2 janeiro a 05 de abril de 2017.

3º PERÍODO: 19 de abril a 30 de junho de 2017

1º/2.º/3.º CICLO

1º PERÍODO:  15 de setembro a 16 de dezembro de 2016.

2º PERÍODO: 3 janeiro a 04 de abril de 2017

3º PERÍODO: 19 de abril a 6 de junho (9ºanos), 16 de junho (restantes) e 23 de junho para o 1º ciclo

Calenda​rio esc​olar 2016-2017 em Word

________________________________________________________________________________________

Manuais Escolares 2016-17

Ex.mo Sr.º Encarregados de Educação, os manuais adoptados para o ano letivo 2016-17 são os que constam do sítio do Ministério de Educação

Podem ser consultados em PDF aqui:

Manuais_escolares_adotados_Coca Maravilhas

Manuais_escolares_adotados_Vendas

Manuais_escolares_adotados_EB2/3 Eng.º Nuno Mergulhão

Chama-se a atenção dos Pais/Encarregados de Educação que os cadernos de atividades não são de compra obrigatória.

Atenção 

​De acordo com a  Nota Informativa N.º 2/2016 - MANUAIS ESCOLARES – 1.º Ciclo ​da DGEstE "...o Orçamento do Estado para 2016 prevê que, no início do ano letivo 2016/2017, os manuais escolares (não incluídas as fichas de trabalho) são distribuídos gratuitamente a todos os estudantes do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico."​

Os Encarregados de Educação deverão solicitar, a partir da última semana de agosto na secretaria da escola sede de agrupamento, a guia para levantar os manuais escolares na papelaria protocolada. (Os manuais já foram encomendados pelos serviços administrativos do agrupamento)

A Junta de Freguesia de Portimão oferecerá, no início de setembro, aos alunos do 1º ano: uma mochila, um estojo com borracha, lápis de carvão, afia, tesoura, lápis de cor, canetas de ​feltro, lápis de cera e dois cadernos (um pautado e um quadriculado).

     Atualizado em 28-07-2016    ​


















































Mercado da Educação Especial

 mercado_EE_15-16.jpgAo longo do ano fomos construindo artigos com os alunos de Educação Especial da E.B 2,3 Eng.º Nuno Mergulhão, os quais foram expostos e vendidos à Comunidade Educativa.

Foi gratificante ver o sorriso, entusiasmo e empenho manifestado pelos nossos alunos neste contacto com o público nomeando o preço, recebendo o dinheiro, fazendo os trocos…

Estas atividades práticas de cariz funcional ligadas à sua vida diária promovem a autonomia, socialização e autoestima.

O nosso agradecimento a todos os que nos visitaram e compraram os nossos artigos.

O dinheiro angariado com a venda destina-se a ser utilizado numa atividade de encerramento no final do ano letivo, com os alunos de Educação Especial.

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” John Dewey

A equipa de Educação Especial

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo

________________________________________________________________________________________


Cartaz_arraial_15-16_2.jpg

cartaz_karl.jpg

__________________________________________________________________________________________​

A FAMÍLIA VEIO AO JARDIM​

familia_jardim_15-16.jpgA comemoração do Dia da Família foi uma oportunidade para realçar a importância do envolvimento desta na escola e na vida da criança.

Assim, o Jardim de Infância de Coca Maravilhas, mais  uma  vez, abriu  as  portas  à  família  e  organizou familia_jardim_15-16_2.jpg

algumas atividades lúdicas, com o objetivo de fomentar

a vivência de momentos conjuntos, partilha de afetos

e brincadeiras.

No campo de jogos, as vozes das crianças, orientadas pelo professor Balancho, fizeram-se ouvir e deram as boas- vindas a todos os presentes.

Depois de desenhar, jogar e muito brincar a manhã terminou com a entrega de um pequeno poema, registado com muito carinho e amor.

 familia_jardim_15-16_3.jpg

​​

Texto e Fotos: Prof.ª Margarida Sequeira

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   1.6.2016 

_____________________________________________​__________________________________________

Mona Lisa e as outras...

De acordo com o conteúdo As Artes Visuais, lecionado no nono ano, na disciplina de Educação Visual, as turmas A, B e C apresentaram uma mostra de trabalhos, intitulada "Mona Lisa e as outras...".

monalisa_15-16.jpg 

Em primeiro lugar, foi distribuída a todos os alunos uma imagem em formato A3, da conceituada obra de Leonardo da Vinci, Mona Lisa

De seguida, de acordo com as linha estruturais da obra, cada aluno fez a sua interpretação e realizou uma nova construção gráfica e formal da mesma, emprestando-lhe um outro sentido estético, crítico e até mesmo pessoal.

Daí que tenham surgido trabalhos absolutamente fantásticos, outras versões de Mona Lisa, cheias de vida, cor e muita criatividade!

É ainda de enaltecer a forma entusiasta como os alunos das três turmas, do nono ano realizaram estes trabalhos, sempre empenhados, dedicados e com um enorme espírito de entreajuda.

Os trabalhos continuam expostos no átrio de entrada e na biblioteca da nossa escola.

           Venham ver e conhecer a Mona Lisa e as outras !!!

Texto e Fotos: Profª. Marta Rijo

 Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   31.05.2016

_____________________________________________​__________________________________________

Matrículas, renovações e S.A.S.E.

​Ex.mos Senhores Encarregados de Educação, pode encontrar informação relativa à matrícula ou Renovação de Matrícula nos avisos afixados nos estabelecimentos de ensino e aqui:

Matrículas pre-escolar e 1º ciclo        Renovação de matrículas_2_3_ciclo

SASE 2016-17                                     Declaração Estado Vacinal.                    

Os Serviços Administrativos

_______________________________________________________________________________________

Coro do Agrupamento atuou no Museu

 

O Dia Internacional dos Museus, assinalado a dezoito de  Maio  de 2016, integra as comemorações do oitavo aniversário do Museu de Portimão.

O  nosso  Agrupamento  participou  nas  comemorações  com atividades da disciplina de História e Geografia de Portugal e de Educação Musical.

20160518_183548.jpg 

A "Canção da Rocha", composta para o primeiro Congresso Regional Algarvio de 1915, deu-se a ouvir, cem anos depois, pelas vozes do coro do Agrupamento de Escolas Engº Nuno Mergulhão, com nova  orquestração  que ficou a  cargo  do Professor Francisco Balancho.

Seguidamente,  Carlos  Osório  (que  foi  docente  na  nossa  escola) lançou  dois  livros:  «Fonseca  Dias – Fotógrafo de Vila Nova de  Portimão» e  «Francisco  Oliveira – Um

Fotógrafo  de  Portimão» cuja apresentação  esteve a  cargo  da  professora Maria João Raminhos Duarte.​

Texto: Prof.ª Maria João Duarte

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   20.05.2016

 ____________________________________________________________________________________

CINCO MINUTOS DE POESIA

(… um poema por mês, nem sabes o bem que te faria…)​

Aprender a estudar​ 

Estudar não é só ler nos livros
que há nas escolas.
É também aprender a ser livres,
sem ideias tolas.
Ler um livro é muito importante,
às vezes, urgente,
mas os livros não são o bastante
para a gente ser gente.
É preciso aprender a escrever,
mas também a viver,
mas também a sonhar.
É preciso aprender a crescer,
aprender a estudar.
Aprender a crescer quer dizer:
Aprender a estudar, a conhecer os
outros a ajudar os outros,
a viver com os outros.
E quem aprende a viver com os outros,
aprende sempre a viver bem consigo próprio.
Não merecer um castigo é estudar.
Estar contente consigo é estudar.
Aprender a terra, aprender o trigo
e ter um amigo também é estudar
Estudar também é repartir
também é saber dar
o que a gente souber dividir
para multiplicar.
Estudar é escrever um ditado
Sem ninguém nos ditar;
E se um erro nos for apontado
é sabê-lo emendar.
É preciso, em vez de um tinteiro,
ter uma cabeça que saiba pensar,
pois, na escola da vida,
primeiro está saber estudar.
Contar todas as papoilas de um trigal
é a mais linda conta de somar
que se pode fazer.
Dizer apenas música,
quando se ouve um pássaro,
pode ser a mais bela redação do mundo...
Estudar é muito
Mas pensar é tudo!

Ary dos Santos (1937-1984) 

Flor que não Dura

Flor que não dura 
Mais do que a sombra dum momento 
Tua frescura 
Persiste no meu pensamento. 

Não te perdi 
No que sou eu, 
Só nunca mais, ó flor, te vi 
Onde não sou senão a terra e o céu. 


Fernando Pessoa (1888-1935)



poesia_15-16.jpg 



Equipa de professores colaboradores da Biblioteca Escolar – Numeteca 2015/2016

(Prof.ª Maria da Luz Quintans e prof.ª Sílvia Pereira)

 _____________________________________________________________________________________

Educação Especial visita Quinta Pedagógica de Portimão

quinta_pedagogica_15-16.jpgNo dia dez de maio, os alunos da Educação Especial da E.B. 2/3 Engº Nuno Mergulhão realizaram uma agradável e interessante visita de estudo à Quinta Pedagógica de Portimão.

Os objetivos iniciais previstos para a visita foram amplamente alcançados, conseguindo promover-se uma pedagogia ativa aberta à realidade exterior e mobilizadora dos saberes e interesses dos alunos, assente numa conduta ecológica e de maior sensibilização para a proteção da Natureza.

Durante a visita, os alunos puderam participar em diversas atividades de âmbito pedagógico, desde a visita guiada à quinta e alimentação dos animais, até à participação numa palestra sobre as aves de rapina e posterior interação com as mesmas.

          Foi uma experiência bastante enriquecedora para todos e um dia que, tão cedo, não iremos esquecer!

"Para aprender não basta só ouvir por fora, é necessário entender por dentro."

Padre António Vieira

Texto e Fotos: Lurdes Almeida, Daniela Russo e Nuno Brito (Educação Especial)

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo 19-05-2016

___________________________________________________________​______________________________


cartaz_sexta_insonia_15-16.jpg

Os alunos do grupo Sexta Insónia apresentaram a peça de teatro ADN no TEMPO numa sala esgotada! Para quem não teve oportunidade dassistir em Portimão, poderá fazê-lo em Faro no Teatro das Figuas no próximo sábado às 21h30.

_______________________________________________________________________________________

Dia da Mãe

A escola de Vendas comemorou o Dia da Mãe com uma aula de Zumba oferecida pela Associação de Pais.

dia_mae_15-16.jpg 

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro domingo do mês de maio. Este chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a sê-lo no 1º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, cujo mês de celebração é o citado mês.

A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.

Fotos: Educadora Ausenda Góis

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo     10.05.2016​​

_____________________________________________________________________________________

​O Yoga e a Educação Especial

Sabe-se hoje que a prática de yoga e meditação oferece inúmeros benefícios à saúde física e mental. Por essa razão, os alunos de Educação Especial da EB 2,3 Engenheiro Nuno Mergulhão participaram numa aula de yoga.

Através do auto - conhecimento e da perfeita integração com o mundo exterior, o Yoga leva a um estado de harmonia, paz e serenidade.

Em nome dos alunos de Educação Especial, queremos agradecer à Educadora Social Patrícia Carolino por nos ter proporcionado um momento tão agradável e de plena reflexão.

Na Educação há espaço para novas aprendizagens…quanto mais quando ela é especial

“Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida é a arte de superá-los.” Mestre DeRose

 

Os professores de Educação Especial: Daniela Russo, Nuno Brito e Pedro Canas

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo  10.05.2016

_____________________________________________________________________________________

Exposição de trabalhos de ET​

Encontra-se patente no átrio do primeiro andar, que conduz à Secretaria, na Escola Eng.º Nuno Mergulhão, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do sexto ano, turmas B e D, na disciplina de Educação Tecnológica dentro da unidade de trabalho  " Os materiais". 

Diversos projetos foram efetuados através da utilização da técnica de rolinhos de revistas e jornal, com o apoio e orientação da professora Raquel Martins. ​

trabalhos_ET_15-16.jpg 

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo  9.5.2016

_____________________________________________________________________________________​

Os alunos do 8º ano….. à descoberta da dunas de Alvor!!!

Nos dias 7, 14, 21 e 29 do mês de abril de 2016,a_descoberta_alvor_15-16.jpgos alunos das turmas A, B, C e D do 8º ano da Escola EB 2.3 Engº Nuno Mergulhão, realizaram uma visita de estudo à Praia de Alvor.

Esta visita teve como objetivo a consolidação de conhecimentos acerca da formação e constituição das dunas, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Os alunos ficaram também a conhecer a fauna e flora residentes e migratórias que passam nesta ria. Para além disso, os estudantes foram sensibilizados para a preservação das dunas nos ecossistemas e a importância da sua existência.  a_desvcoberta_alvor_15-16_2.jpg

Este evento foi realizado em parceria com os técnicos / biólogos da Câmara Municipal de Portimão e os professores acompanhantes Andreia Rego, Maria da Luz Quintans, Sandra Santos e Sérgio Bastos. 

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   9.5.2016​

_____________________________________________________________________________________​

Escolas do concelho recebem alunos do 9.º ano​

No dia vinte e oito de abril os alunos do nono ano visitaram a Escola Básica e Secundária da Bemposta para aí se familiarizarem com os Cursos Profissionais que esta põe ao dispor da comunidade discente.

No dia vinte e nove foi a vez da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes. Nela usufruíram de uma calorosa receção, foi-lhes revelada a oferta educativa da escola bem como feita uma apresentação da mesma, acompanhada pelo talento musical de alunos que aí estudam. Em seguida, em grupos, teve lugar uma visita guiada à escola, tendo como monitores os alunos da mesma. Nessa visita foram visitadas salas específicas, apresentados/explicados os currículos dos cursos e feitas várias experiências relativas aos mesmos.

Finalizou-se a visita com um momento de lanche e convívio.

visita_escolas_secundarias_15-16.jpg 

Texto: João Gariso e Clube de Jornalismo

Fotos: Adina Paladii

_____________________________________________________________________________________

(Novamente) Com as mãos na massa…

            Foi mais um momento divertido e enriquecedor, aquele que os alunos de Educação Especial experienciaram no passado dia dezanove de abril.

            À semelhança da atividade realizada no primeiro período, colocámos, novamente, as "mãos na massa" e, com grande entusiasmo e espírito de entreajuda, procedemos à confeção de deliciosas waffles com cobertura de chocolate e chantilly.

            Couberam aos alunos as mais diversas tarefas, de acordo com as suas capacidades: ler os rótulos das embalagens e as instruções da receita, efetuar a pesagem dos ingredientes, confecionar a massa e todos os procedimentos necessários até ao produto final: as saborosaswaffles!

            É fundamental continuar a promover atividades práticas de cariz funcional, ligadas à vida diária dos nossos alunos, de forma a capacitá-los de uma maior autonomia, partilha e socialização, competências fundamentais para a sua formação pessoal e social.

"A escola tem de ser esse lugar em que as crianças têm a oportunidade de ser elas mesmas e onde as diferenças não são escondidas mas destacadas."                                                                                          ​Mantoan

waffles_15-16.png

Texto e Fotos: Lurdes Almeida e Nuno Brito (Educação Especial)

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo  26-04-2016

_____________________________________________________________________________________

Cravos de abril​

25_abril_15-16.jpg

O dia 25 de abril foi assinalado pelos alunos das turmas A, B, C e D, do sétimo ano, na disciplina de Educação Tecnológica, com a realização de cravos em papel, com a técnica de Origami.


Esta atividade proporcionou aos alunos, trabalhar a concentração, o espírito de equipa e o rigor na técnica de dobragem, que um trabalho destes implica.


A transcrição do poema de Manuel Alegre foi feita pela aluna Tânia Nobre, da turma A, do sétimo ano.​

Texto e foto: Prof.ª Cristina Ponceano

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo  12.05.2016

___________________________________________________________________________________________


Semana_das_ciencias_e_artes_15-16.jpg 

​Para ler mais, clique aqui...​       

_______________________________________________________________________________________

O​​ferta de Tablets – Escola das Vendas

Devido ao empenho da Associação de Pais, a escola de Vendas foi prendada com dois tablets no valor de setecentos e vinte Euros, numa iniciativa de doação dos membros do Clube de Golfe do Morgado do Reguengo, a uma instituição pública.

O senhor David Stansfield e a esposa, promotores desta causa solidária, visitaram a escola no dia catorze de abril e foram recebidos na biblioteca da mesma, durante uma aula de TIC, tendo a possibilidade de visualizar os alunos em pleno desempenho.

morgado_tablets_15-16.jpg 

A escola tem dinamizado uma estratégia de trabalho em sala de aula de "Gamificação" (gamification), com os seguintes objetivos:

- Motivar e envolver os alunos nas aprendizagens dos conteúdos curriculares;

- Desenvolver a criatividade e capacidade de investigação;

- Reforçar a capacidade crítica.

Essa estratégia passa pelo uso de tablets e computadores nas salas onde a matéria é lecionada e praticada nos seguintes programas: Kahoot; Kodu, Scratch; HotPotatoes; Fresh Paint; Teamup; OneNote.

Os tablets estão a ser uma mais-valia para trabalho em sala de aula com os alunos da Educação Especial.

Muito obrigado a todos os que contribuíram com a causa, pois o objetivo conjunto é o sucesso dos alunos!

Texto e Foto: Patrícia Pedro

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo  19.4.2016​​

_______________________________________________________________________________________​

start_work.jpgO Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão participou nos dias catorze, quinze e dezasseis de abril na StarWork - Mostra de Empreendedorismo Emprego e Formação Profissional, levada a efeito no Pavilhão Arena, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão.

Alunos e professores dos Cursos Vocacionais estiveram presentes no certame e dinamizaram várias atividades práticas para mostrar as suas capacidades profissionais.starwok_15-16.jpg

As alunas do Vocacional de Estética pintaram as unhas às visitantes, os alunos de Cozinha serviram iguarias  e os alunos de Eletricidade exemplificaram a montagem de quadros elétricos.

Os alunos de nono ano, acompanhados de cinco dos seus docentes, também estiveram presentes na abertura da exposição, no dia catorze, uma vez que esta iniciativa vai ao encontro da situação de finalistas em que estes se encontram.

A atividade foi coroada de êxito pois despertou bastante interesse em todos quantos nela participaram.                                        Texto e Fotos: Profs. Carla Vieira e Jaime Gonçalves  16.4.2016​

_________________________________________________________________________________________________________​

Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão recebe Bandeira eTwinning

Docentes e um aluno do Agrupamento foram, na passada sexta-feira, receber a Bandeira eTwinning, nos Paços do concelho de Faro.  A efeméride foi também registada pelo jornal Sulinformação, cujo artigo se reproduz na íntegra.

etwinning_15-16.jpg 

Professores algarvios receberam bandeiras «eTwinning», premiando o sucesso dos projetos que submeteram a este programa de âmbito europeu, que assenta no intercâmbio entre escolas.

Os Selos de Qualidade Nacional «eTwinning» destinados ao Algarve foram entregues na passada semana, numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho de Faro.

Estas distinções são concedidas a professores com excelentes projetos eTwinning e marcam o ultrapassar de determinado padrão a nível nacional e europeu.

O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus+ da União Europeia. Foi criado para dar às escolas a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar pontos de vista e de fazer amigos. Pretende-se promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural e tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.

Há selos de qualidade nacionais, mas também europeus.

www.sulinformacao.pt

http://www.sulinformacao.pt/2016/04/professores-algarve-selo-qualidade-etwinning/

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo    13.4.2016​

________________________________________________________________________________________

Visita de estudo à Praia da Luz e Praia da Salema

No dia oito de abril de 2016, os alunos das turmas A, B, C e D do sétimo ano da Escola EB 2.3 Eng.º Nuno Mergulhão, realizaram uma visita de estudo à Praia da Luz,

salema_15-16.jpgem Lagos e à Praia da Salema, na Vila do Bispo, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

Esta foi organizada pelas professoras Andreia Rego e Sandra Santos, que acompanharam os alunos, assim como os professores António Rosa, Sérgio Bastos e Sónia Sendão.

Nesta visita, os alunos puderam contactar com diferentes tipos de rochas e estratos, falhas, fósseis, chaminés vulcânicas e pegadas de dinossauros, temas já abordados nas aulas, mas que, desta forma, são muito melhor apreendidos!

Todos os participantes gostaram da visita e consideraram que os objetivos propostos foram totalmente atingidos!

salema_2_15-16.jpg 

Texto e Fotos de Prof.ª Sandra Santos

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo 13.4.2016

________________________________________________________________________________________

interrupção_noticia_15-16.png 

________________________________________________________________________________________

cartaz CA.jpgPROG​RAMA



cartaz_seminário_final.jpg

cartaz ADN.jpg








Dia 4 (2ª-f)

Montagem da exposição de trabalhos de EV e ET na entrada da Escola E. B. 2, 3 Engº Nuno Mergulhão.

Exposição de trabalhos na 

sala do aluno da Escola EB1 de Coca Maravilhas. 

Dia 5 (3ª-f)

Visita dos 4ºs anos à Escola EB 2, 3 Engº Nuno Mergulhão.

Exposição estática proteção civil (estacionamento escola)

Cientista por um dia

Workshop de artes

Concerto Conservatório

 Visita à Exposição estática proteção civil 5º, 6º e 7ºanos  (estacionamento escola)

Dia 6 (4ª-f)

 E se fosse eu? Fazer a mochila e partir

Exposição de cartazes de mochilas criados pelos alunos das várias turmas

Cientista por um dia (5º e 6ºanos)

Teatro Sexta Insónia "ADN" (9º anos)

Seminário – Situação de emergência  Docentes, Assistentes Operacionais, Pais e Encarregados de Educação – 14h30    (Auditório da escola Eng.º Nuno Mergulhão) 


Dia 7 (5ª-f)

 Laço Azul Humano  10h30m (Escolas do Agrupamento)

Dia 8 (6ª-f)

 Oficina das profissões -  Pavilhão Arena. 1º ciclo

Atividades para o dia Internacional do Cigano   

E.B. 1 Coca Maravilhas (ao longo da manhã)

- Exposição de fotografias – "Retratos Ciganos"

- Realização de uma Exposição tradicional – Carroça, fogueira, trajes tradicionais e outros artefactos.

- Peça de teatro sobre a história da bandeira dos ciganos.

- Música cigana e danças tradicionais apresentadas por um grupo de alunos da escola;

- Atividades em contexto de sala – Apresentação de trabalhos, em todas as turmas, organizados pelos alunos/as ciganos/as e realizarão um passatempo de perguntas/respostas sobre a temática apresentada.

E.B 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão (Sala do aluno)

- Concerto com elementos da Escola ES da Bemposta

- Concerto dos alunos de Cultura Cigana.

_________________________________​_____________________________________    

avaliação.jpg




Avaliação de Final de Período


Informam-se os Encarregados de Educação e alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que as avaliações referentes ao 2º período encontram-se disponíveis no Consulta alunos do INOVAR(Acesso: n.º de processo do aluno e  n.º do BI, CC ou ouro documento de identificação)

Conulte também o calendário das reuniões com os Titulares e Diretores de Turma para entrega dos registos de avaliação aqui:

Reuniões 1º ciclo               Reuniões 2º e 3º ciclo

________________________________​_____________________________________

Qui sont- ils? Quem são eles?

Os alunos do nono ano, turmas A e B, apresentaram, no segundo período, durante as aulas, o resultado do seu trabalho relativamente a biografias de grandes cientistas e inventores franceses.

Qui_sont_il_15-16.jpgNa disciplina de Francês, no âmbito dos trabalhos de expressão oral, estes alunos deram a conhecer parte da vida e do trabalho de inventores e cientistas famosos, na língua de Victor Hugo.

Sabe-se que todos eles são de nacionalidade francesa e que contribuíram para a evolução da vida e, particularmente, da ciência no século XX.

Para que saibas e como curiosidade, nesta exposição sediada na Biblioteca da tua escola, encontras cientistas importantíssimos como Pierre e Marie Curie, que conduziram as pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade, e inventores interessantes como Roland Moreno, que inventou o cartão com chip.

Que esperas?

Atreve-te a visitá-la !!!​

Texto: Marta Gonçalves- 9.ºB  Fotos: Prof.ª Carla Vieira

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo

________________________________​_____________________________________

Embalagem de Páscoa

ovo_da_páscoa15-16.jpg

Os alunos das turmas B e C do 5º ano de escolaridade da Escola Eng.º Nuno Mergulhão levaram a efeito uma exposição do projeto realizado na disciplina de Educação Tecnológica, intitulado "Embalagem de Páscoa".

De acordo com o projeto individual, os alunos executaram a embalagem, trabalharam o papel no fabrico da mesma e aplicaram as seguintes operações técnicas: mediram, traçaram, cortaram (meio-corte e recorte), vincaram, dobraram e colaram.

Finalmente decoraram a embalagem aplicando a técnica da pintura esponjada.

Este foi um bom exemplo de que é possível aprender brincando! 

Notícia conjunta da Prof.ª M.ª da Paz e Clube de Jornalismo

17.03.2016

________________________________​_____________________________________

Horta Pedagógica​

Horta_pedagogica_15-16.jpg 

Na escola E.B 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão,  há uma horta. Mas não é uma horta qualquer…É uma horta pedagógica dinamizada pelos meninos de Currículo Especifico Individual no âmbito da Educação Especial.

Tratar da horta faz parte integrante do plano curricular destes alunos que trabalham em áreas alternativas.

 Todos sabemos que o contacto com a natureza representa um papel de extrema importância na sociedade em que vivemos.

Estas atividades práticas de cariz funcional ligadas à sua vida diária promovem a autonomia, socialização e autoestima.

A nossa horta já tem alfaces, alhos, chuchus, milho, couves, rábanos, batatas, favas, ervas aromáticas e ainda morangueiros. ​


"Não existe saber mais ou saber menos: há saberes diferentes"      

Paulo Freire

Horta_pedagogica_2_15-16.jpg 

A equipa de Educação Especial

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo 17.3.16

________________________________​_____________________________________

MOSTRA DE TRABALHOS "PERSPETIVA CÓNICA"

Os alunos das turmas A, B e C do 9.º ano apresentaram uma mostra de trabalhos realizados na disciplina de Ed. Visual, sobre a Perspetiva Cónica, sendo esta a representação da realidade, mais próxima do modo como vemos as formas.

Perspectiva_conica_15-16.jpg  

Assim, cada aluno procurou uma imagem já em perspetiva cónica encontrou o seu ponto de fuga e depois dando largas à imaginação, continuou essa mesma, dando um cunho artístico e pessoal mas procurando respeitar as regras da perspetiva, nomeadamente, a noção de volume e profundidade.

A entrega e dedicação dos alunos foram extraordinárias, estando o resultado final à vista de todos!

Texto: Prof. Marta Rijo    Fotos: Mónica Moisa - 9.ºA

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo  13-03-2016

________________________________​_____________________________________

Cientistas por um dia…

No passado dia 24 de fevereiro, alguns alunos com Necessidades Educativas Especiais (Nuno Guerreiro, Mónica Negrito e Leonor…) tiveram a oportunidade de participar numa aula levada a cabo na turma D do 7ºano.

 Esta foi dinamizada pela docente da disciplina de Ciências Naturais, Sandra Santos, com a colaboração da docente de Educação Especial Lurdes Almeida.

erupção volcanica.jpg 

Com base num ambiente de partilha de saberes e construção conjunta de conhecimentos, pudemos assistir a uma experiência bastante interessante e enriquecedora, onde se procedeu à simulação do fenómeno natural da erupção vulcânica, com base na reação química provocada pela combinação de vinagre, bicarbonato de sódio e corante.

Os três alunos convidados foram bastante bem recebidos pelos colegas da turma em questão, mostrando sempre grande entusiasmo, o que transformou aquele momento numa saudável experiência de partilha, integradora das diferenças.

Foi, sem dúvida, algo que voltaremos a repetir!   ​                   Equipa da Educação Especial

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo 10-03-2016

________________________________​_____________________________________

9.ºAnos efetuam 

visita de estudo a Lisboa

visita_lisboa_15-16.jpgNos dias vinte e cinco e vinte e seis de fevereiro de 2016, os alunos das turmas A, B e C do 9º ano da Escola EB 2.3 Engº Nuno Mergulhão, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, acompanhados de cinco dos seus professores, para aí assistirem a representações de várias peças teatrais e visitarem museus e diversos monumentos.

No primeiro dia, partiram de Portimão pelas 6h e chegaram a Lisboa pelas 10h.  O Teatro Villaret foi a sua primeira visita para a exibição de Hello, Hello, uma divertida peça de teatro encorajadora da aprendizagem da língua inglesa. Seguiu-se-lhe um belo passeio pedestre pelas típicas ruas do Bairro Alto para se deliciaram com as magníficas vistas do alto dos Miradouros de Sta. Catarina e de S. Pedro de Alcântara, onde "piquenicaram". Os Elevadores da Bica e da Glória foram alvo de muitos "ohhhs"e a estátua d' O Adamastor admirada, na sua plenitude.

Após o repasto, uma bela caminhada pela Baixa lisboeta levou-os à Casa de Lafões para aí apreciarem a representação de À Volta de Gil Vicente, pelo Grupo de Teatro Auéeeu, onde todos se divertiram muito. O Museu Nacional de Arte Antiga foi o alvo seguinte para aí apreciarem a bela Custódia de Belém, atribuída a Gil Vicente e outras peças de arte. Dando-se por encerrado esse dia, todos se dirigiram para a Pousada de Almada onde jantaram, conviveram e pernoitaram.

O dia seguinte amanheceu chuvoso e a primeira visita contemplou o monumento a Cristo Rei.  A representação do Auto da Barca do Inferno, nos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, foi quase silenciada pelo estrépito da chuva, mas ninguém se rendeu e, após um belo pastel de Belém, ei-los a enfrentar a borrasca, tentando almoçar no relvado fronteiriço à Torre de Belém, monumento que todos visitaram logo após a refeição, assim como o Padrão dos Descobrimentos.visita_lisboa_2_15-16.jpg

A visita ao Museu da Eletricidade encerrou, em beleza, este excelente passeio e encetado o caminho de regresso a casa, apesar do cansaço, os ânimos ainda se mantinham acesos.

Os participantes foram unânimes em considerar que os objetivos propostos foram totalmente conseguidos e esperam poder levar a efeito muitas outras visitas, num futuro que se deseja próximo.                                                                                                                           

Notícia elaborada por Melissa  Ludovino- 9.º B e revista pelo Clube de Jornalismo

Fotos: Prof.ª Carla Vieira    09-03-2016​

________________________________​_____________________________________

Autor do mês

       autor do mês.jpg

Como já sabes, na biblioteca da Escola Engº. Nuno Mergulhão, todos os meses, damos destaque a um importante autor espanhol ou da América Latina e, o mês de março não é exceção.

Aproveitamos a comemoração do Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, para nos inspirarmos na escolha do autor deste mês.

Colocamos em relevo a vida e obra daquela que é a autora chilena mais lida em todo o mundo e que já foi homenageada pelo presidente dos EUA, Barack Obama.

Falamos de Isabel Allende, autora de inúmeras obras de relevo, traduzidas um pouco por todo o mundo e uma figura incontornável da literatura mundial.

Podes sempre descobrir mais sobre a sua vida ao visitar a tua biblioteca.​

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo 08-06-2016

________________________________​_____________________________________

Amor é…

amor_é.jpgNo dia 14 de fevereiro comemorou-se o "Dia dos Afetos" com o desafio: completa a frase "O amor é …", proposto pela Equipa do PES da escola.

Em parceria com a Direção do Agrupamento foi selecionada a frase vencedora "O amor é como a luz, ilumina a minha vida", do aluno Pablo Souza do 7º ano da turma B.

O prémio atribuído foram dois bilhetes de cinema oferecidos pela ALGARCINE, Cinemas de Portimão.

Desejamos uma excelente sessão cinematográfica ao aluno vencedor!

Prof.ª Andreia Rego

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo  07-03-2016​

________________________________​_____________________________________


Alunos da Mergulhão visitam Feira Educativa Gil Eanes


feira_educ.jpgNa sexta-feira à tarde, dia quatro de março, as turmas de 9º ano da escola sede visitaram, com as suas diretoras de turma e a técnica Patrícia Carolino, a Escola Profissional Gil Eanes, em Portimão.

Cada turma assistiu no interior da Escola Profissional Gil Eanes à demonstração do Curso Profissional Técnico de Fotografia, visualizou a exposição aí patente, tirou fotografias, fez Light Painting em câmara escura e participou em diversos Quiz próprios do curso de inglês e ligados ao mesmo, a decorrer feira_educ_2.jpgprincipalmente como " Summer School", proposta da CLCC. Todos assistiram ainda à apresentação pelo seu autor do livro Pé Descalço - Da Suécia a Portugal sem um tostão!

No exterior, os alunos foram convidados a participar em diversas atividades, nomeadamente, prática de zumba, Body Attack pela EVOC-Health Club e mostra de cursos e trabalhos.

feira_educ_3.jpgRealizaram ainda, fotografia em movimento baseada no rebentamento súbito de balões de água.

A visita foi coroada de êxito e, sobretudo de um são e alegre convívio!​

Notícia elaborada por Bruna Barradas 9ºB e revista pelo Clube de Jornalismo  07-03-2016

Fotos: Prof.ª Carla Vieira

________________________________​_____________________________________

Segurança na escola​

 

  

O Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão está alerta!  No âmbito do Plano de Atividades do Agrupamento previsto para a promoção da segurança, os alunos do 1º ciclo participaram, ao longo do mês de janeiro, em sessões de esclarecimento "Preparar para proteger" e no dia 13 do mesmo mês, puderam pôr em prática o Plano de Evacuação da respetiva escola.

Relativamente à escola E.B 1 Coca Maravilhas, foi planificado e posto em prática um simulacro envolvendo entidades externas Bombeiros, PSP e Proteção Civil.

Ainda no âmbito do Plano de Atividades, os assistentes operacionais do agrupamento frequentaram uma sessão de formação sobre "Primeiros meios de intervenção" dinamizada pelos Bombeiros de Portimão. Foram muitas as dúvidas colocadas na primeira parte da formação aos elementos do corpo dos bombeiros e a experiência de poder apagar um foco de incêndio real, foi sem dúvida uma aprendizagem que, esperamos, nunca vir a pôr em prática.

Uma palavra de agradecimento à Associação de  Bombeiros Voluntários de Portimão pelo profissionalismo e dedicação!

No dia 5 de abril, a escola sede de Agrupamento receberá uma exposição estática de meios dos Bombeiros e Proteção Civil. Esta será visitada pelos alunos do 4ºano e do 2º e 3º ciclos.

No dia 6 de abril, a escola irá ainda promover um seminário, aberto à comunidade local sobre a temática "Situação e emergência".

A Proteção Civil somos todos nós! 

Prof. Jaime Gonçalves   24-02-2016

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo

________________________________​_____________________________________

Dia do amor

arvore_s_valentim_2.jpgNo passado dia 14 de fevereiro, as turmas da E.B 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão realizaram trabalhos alusivos ao tema do Amor para celebrarem, condignamente, o Dia de S.º Valentim. 

Para tal construíram "A árvore do Amor" composta por uma árvore branca, símbolo da pureza, e um casal de namorados.

Foi esta também, toda decorada com anjos vermelhos e brancos e corações de vários formatos, feitos em cartão canelado e cartolinas vermelhas e brancas.

 As turmas do oitavo ano de escolaridade de educação visual, também deram o seu contributo para a celebração do dia de S. Valentim executando cupidos/anjos do amor, que se encontram suspensos na entrada principal da escola sede de agrupamento.

O material eleito foi o papel, tendo sido por isso, trabalhadas as aplicações técnicas, características, classificação e formas comerciais deste material de uso corrente.

Os labores envolveram todas as turmas das disciplinas de Ed. Visual e Ed. Tecnológica do 2º e 3º ciclo e contemplaram os respetivos conteúdos disciplinares.

arvore_s_valentim.jpg

Sensibilizar os jovens para a fruição da beleza nas relações saudáveis, puras e ingénuas entre adolescentes nomeadamente, através da cumplicidade presente entre o par exibido, foi o propósito do casal de namorados que, lado a lado num baloiço, decorou esta bela árvore instalada no átrio da escola …

Os alunos utilizaram o verso dos corações para construir verdadeiras declarações de amor, de amizade ou simplesmente homenagearem as coisas simples da vida!

Bem Hajam!!!

arvore_s_valentim_3.jpg

Texto /Fotos:  Profs. Cristina Ponceano e Jaime Gonçalves

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo- 22.02.2016

________________________________​_____________________________________

Saint Valentine´s Day ​

s_valentim_5.jpgÉ uma tradição Inglesa, pois foi a partir de 1840, na In​glaterra vitoriana, que as mensagens de São Valentim passaram a ser uniformizadas. No entanto, hoje em dia, um pouco por todo o mundo celebra-se o dia de São Valentim.

Os alunos do 3º ano do agrupamento, dentro da disciplina de Inglês, não foram exceção e realizaram trabalhos de decoração das salas de aula, escreveram        love letters e criaram bookmarkers.

Todo o trabalho dos alunos embelezou a escola, transformando-a num espaço mais romântico para trabalhar.

 s_valentim_4.jpg

Roses are red

Violets are blue

Sugar is sweet

And so are

you​



Texto/fotos:  Prof.ª Liliana Gomes

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo  24-02-2016

________________________________​_____________________________________


eTwinningLogo.png

O Agrupamento conquista a bandeira e o selo de qualidade eTwinning 2015


Durante o ano letivo, 2014/2015, os alunos das turmas A, B e C, do oitavo ano de escolaridade, da escola EB 2,3 Engº Nuno Mergulhão, estiveram envolvidos no projeto "The Light and Sound, Physics in Action", fundado e coordenado pela professora Ana Luísa Gonçalves, no âmbito da disciplina de Físico-Química.

Este projeto, aprovado pela DGE e registado na plataforma eTwinning, contou com a parceria da escola Střední průmyslová škola Hranice, da República Checa, e da Escola Secundária de Loulé. Os resultados da sua implementação podem ser visualizados no menu "Aconteceu" deste site.

A professora, coordenadora do projeto, agradece à direção e à coordenação da escola pelo apoio prestado, aos seus alunos pelo bom desempenho e dinâmica imprimida nos trabalhos e nas videoconferências realizadas, aos encarregados de educação pela articulação e envolvimento, à comunidade escolar, em geral, e aos parceiros envolvidos. Um Muito Obrigada!

Parabéns a todos!

Prof.ª: Ana Luísa Gonçalves

________________________________​______________________________________

São Valentim

s_valentim.jpgSão Valentim comemorou-se na Escola E.B. 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão. Os alunos da Educação Especial quiseram celebrar esta festividade junto daqueles que diariamente estão próximos deles. Festejaram este dia com a venda dos produtos que confecionaram.

Contámos com a essencial ajuda das tarefeiras que acompanham e mimam os nossos alunos.


s_valentim_2.jpg



"A maior felicidade é a certeza de sermos amados apesar de ser como somos!" (Vítor Hugo)


s_valentim_3.jpg



O dinheiro angariado com a venda destina-se a ser utilizado numa atividade de encerramento no final do ano letivo, com os alunos de Educação Especial



Texto e Fotos: Daniela Russo, Lurdes Almeida, Nuno Brito, Paula Gomes Pedro Canas.

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo

________________________________​______________________________________


BE.jpg
CINCO MINUTOS DE POESIA

(… um poema por mês, nem sabes o bem que te faria…)

As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro.

Nascimento: 31 de outubro de 1902, Itabira, Minas Gerais, Brasil

Falecimento: 17 de agosto de 1987, Rio de Janeiro, Brasil

 In Wikipédia

Equipa de professores colaboradores da Biblioteca Escolar – Numeteca 2015/2016

(Prof.ª Maria da Luz Quintans e prof.ª Sílvia Pereira)

________________________________​______________________________________

Autor ​do mês​


autor do mês.jpgDesde dezembro que a biblioteca da escola E.B 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão tem à disposição de toda a comunidade escolar uma exposição mensal sobre Grandes Autores que escrevem em língua espanhola. 

Convidamos-te a visitar este espaço e a descobrir quem são estes ilustres escritores e quais são as suas obras mais reconhecidas.

Queremos que fiques a conhecer alguns dos principais nomes da literatura espanhola e da América Latina e despertar o teu interesse pelas suas obras e culturas.

No mês de janeiro o autor em destaque foi Pablo Neruda, poeta chileno, que foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, em 1971.  

Deixamos-te aqui algumas imagens do que podes encontrar por lá:   

auto do mes 2.png 

Texto/ Fotografia: Prof.ª Cátia Samora

 

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo    03.02.2016

________________________________​______________________________________

​Semana Inte​rcul​​tural

semana_intercult1.jpgNa semana de quatro a oito de janeiro de 2016, o Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, promoveu a Semana Intercultural e a Sala do Aluno, nomeadamente, dinamizou algumas atividades, tais como jogos tradicionais designadamente, o jogo das caricas, o tangram e ainda uma aula de Judo, na terça-feira, 5 de Janeiro, dia da Ásia.

Por outro lado, no refeitório da escola, todos foram convidados a deliciar-se com as diferentes iguarias relativas à Europa de Leste, Ásia, Mediterrâneo, África e América do Sul, representativas da multiculturalidade existente no Agrupamento

.semana_intercul2.jpg

Notícia elaborada pela Sala do Aluno e  Clube de Jornalismo  12.01.20











Concerto de Natal


concerto1.jpgNo passado dia cinco de janeiro, pelas vinte e uma horas, o Pavilhão Arena recebeu, em grande pompa, toda a comunidade portimonense, convidada a estar presente para apreciar um Concerto de Natal, fruto do trabalho conjunto desenvolvido por professores e alunos

concerto2.jpg



dos diversos ciclos de ensino, do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão e, que esta pôde sobejamente apreciar e valorizar.

 Concerto3.jpgApresentados pela Diretora do Agrupamento, Educadora Teresa Mendes, e dirigidos pelo professor de Expressão Musical da escola sede, Francisco Balancho, alunos, pais e docentes cantaram entusiasticamente, em coro, encantando todos os presentes. A docente de Educação Visual, Marta Rijo tocou flauta e o grupo disciplinar de Expressões foi o responsável pela decoração do espaço onde a efeméride decorreu.

concerto4.jpgNesta iniciativa tomaram também parte Pais e Encarregados de Educação, Assistentes Operacionais, elementos representativos da Proteção Civil e da Escola Segura, bem como, a vereadora para a Educação e o Presidente da Junta de Freguesia, entidade que ofertou uma lembrança aos alunos presentes no final do espetáculo.   

Bem  Hajam!!!      

Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo   11.01.2016

______________________________________________________________________________________________________________
​Dia de Reis​
 

reis.jpg

reis2.jpgNo dia seis de Janeiro, a sala dois do Jardim de Infância Coca​ Maravilhas,

celebrou 

condignamente, o tradicional Dia de Reis.​


Para isso, os meninos convidaram um pai pasteleiro que os ensinou a confecionar o bolo e todos

metemos a mão 

na massa.



 Posteriormente,

cada Rei e Rainha, desta sala, foi oferecer um Bolo-Rei aos meninos das outras salas.

​ 


Educadora Catarina Caramelo

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo               13.01.2016

______________________________________________________________________________________________________________

 

Exposição de Natal

NEE_0.jpgOs alunos de Educação Especial, da Escola E.B.2.3 Nuno Mergulhão, ao longo deste período letivo, elaboraram diversos objetos decorativos, no âmbito do desenvolvimento de competências funcionais, interajuda e criatividade.

Semearam ervas aromáticas e decoraram os respetivos recipientes. Pintaram também pequenos vasos de barro onde plantaram algumas flores.

Pretendeu-se possibilitar aos alunos a visualização das diferentes fases de crescimento de uma planta, responsabilizando-os pelas sua conservação.NEE2.jpg

Foram também elaborados alguns objetos decorativos, alusivos à quadra natalícia, com recurso à reciclagem / reutilização de rolhas de cortiça.

Os artigos foram expostos para venda pelos próprios alunos, junto à sala dos professores, com a supervisão dos respetivos professores e tarefeiras.

NEE3.jpg






 

O dinheiro angariado com a venda destina-se a ser utilizado numa atividade de encerramento no final do ano letivo, com os alunos de Educação Especial.

 

Texto e Fotografia: Lurdes Almeida / Nuno Brito

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo

______________________________________________________________________________________________________________

Alunos da E.B.1 de Vendas levam alegria aos mais velhos 

       concerto_VD.jpgNo dia 14 de dezembro, a turma do 2ºA da E.B.1 de Vendas, a sua professora e o professor de Expressão Musical, Francisco Balancho visitaram dois lares de idosos da cidade de Portimão; um na Alameda e outro na Raminha.

       Nos lares, os alunos foram recebidos com sorrisos e frases carinhosas. Apresentaram as suas canções de Natal e foram muito aplaudidos.concerto_VD2.jpg

      Por momentos, a magia do Natal encheu as salas e inundou de ternura os corações de todos os presentes que sonharam com a sua infância.​

 

Texto elaborado pela turma 2.ºAVD

______________________________________________________________________________________________________________

semana_intercultural.jpg 
 

______________________________________________________________________________________________________________​

Marcadores Diferentes

No dia 14 de dezembro, os alunos da turma C do 7º ano de marcadores 2.jpgescolaridade, elaboraram, no âmbito da disciplina de Francês, uns bonitos marcadores de livros alusivos ao Natal.

Esta atividade teve grande adesão por parte dos alunos que, de imediato, mostraram o seu entusiasmo e começaram a dar largas à imaginação.

Com recurso a vários materiais, cada aluno elaborou um, ou mais marcadores (alguns personalizados para servirem de presente de Natal), onde a parte gráfica apareceu aliada às frases “Joyeux Noël” e “Bonne Année”!

A atividade decorreu de forma entusiasta com os alunos a ouvir, visualizar e a “cantarolar” músicas de Natal em língua francesa.

O que sobressaiu desta actividade foi a cooperação e a interajuda entre os alunos, na partilha de materiais e de ideias.

Saliente-se que também a aluna Sofia elaborou o seu, redigindo o texto em braille e tendo a ajuda de uma colega na parte da ilustração.

O balanço não podia ter sido mais positivo com as cores e as músicas natalícias a invadirem a sala.

Joyeux Noël et Bonne Annéemarcadores1.jpg

 

Texto e fotos : Prof.ª Isa Vicente

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo

______________________________________________________________________________________________________________

Visita à Santa Casa da Misericórdia

A turma PA e a turma do 1º ano da professora Cláudia Carvalho da EB1 e Jardim de Infância da Coca Maravilhas  e o professor Francisco Balancho, foram à Santa Casa da Misericórdia, desejar um Feliz Natal às crianças e idosos daquela instituição.

centro idosos.jpg 
 

Os meninos da turma PA e do 1º ano desejam a todos umas Boas Festas.


 

Educadora: Ana Cristina Bernardino​

______________________________________________________________________________________________________________

Festa de Natal na Coca Maravilhas, uma festa animada!​

No dia 17 de dezembro, ainda cedinho, o polivalente  brilhou e encheu-se de luz e alegria!

Envolvidos no espírito de partilha e de convívio, alunos, Unidade de Multideficiência, professores e auxiliares de ação educativa viveram uma graciosa e divertida Festa de Natal.

A música pairou no ar! Os alunos cantaram, dançaram e deram vida àquele lugar.

No final da festa, todos desejaram um santo e feliz Natal ao Mundo!

natal_coca_maravilhas.jpg 
 

      Alunos e Professores da Escola EB1 de Coca Maravilhas

______________________________________________________________________________________________________________​

Festa de Natal na Sala do Aluno

Este ano a festa de natal contou com a presença e a organização dos alunos juntamente com a Sala do Aluno.

Tivemos diversas atuações, designadamente: a Maria José, a Tatiana Guerreiro e o José Luz cantaram e encantaram; a Nádia Gonçalves, a Nádia Pereira, a Bruna Barradas, o Iúri e o seu grupo voltaram a brilhar com as danças; o José Fernandes com o Beat Box e ainda uma demonstração de Kizomba pelo Luís Pique; com o João Gariso no som e a Rafaela Sousa na apresentação.

Para além da música, comida e muita animação para completar a festa.

Um grande bem-haja a todos os que colaboraram e participaram na festa!

sala_aluno_natal2.jpg 
 

 Texto e Fotografia: Educ. Social Patrícia Carolino

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo – 18.12.2015

______________________________________________________________________________________________________________​

O Espírito Natalício na Sala do Aluno

sala_aluno_natal.jpgO Natal na Sala do Aluno construiu-se com muitas cores e carinho.

Os alunos participaram nas decorações que foram dando um ar natalício ao espaço.

Foram feitas estrelas com rolos de papel higiénico, uma rena elaborada com uma caixa de papelão, fitas com restos de papel de livros antigos e cartolinas, duas árvores de natal e estrelas com troncos, pompons brancos para simular a neve e diversos enfeites de natal.

A Sala do Aluno deseja a toda a comunidade escolar um Feliz Natal e um excelente 2016!

Texto e Fotografia: Educ. Social Patrícia Carolino

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo – 18.12.2015

______________________________________________________________________________________________________________​​

Dia Mundial de Luta contra a Sida​


 

sida.jpgPara assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, no dia 15 de dezembro, tivemos a presença de três técnicas do MAPS - Movimento de Apoio à Problemática da Das - na EB 2,3 Eng.º Nuno Mergulhão.

O objetivo foi sensibilizar e prestar algumas informações aos alunos sobre a temática. 

Foram distribuídos folhetos com informação sobre a sida, a sua prevenção e formas de contágio, bem como, sobre a importância do uso do preservativo. 

Uma atividade articulada entre o SAAF e PES.

Texto e Fotografia: Educ. Social Patrícia Carolino

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo – 18.12.2015

_____________________________________________________________________________________________________________​

Concurso de Dança​

dança.jpgNo dia 25 de novembro, na Sala do aluno, realizou-se um concurso de dança, atividade proposta por alguns alunos e organizada em conjunto com a Sala do Aluno.

O concurso de dança teve a participação de vários alunos da escola, sendo que a aluna Bruna Barradas ficou em primeiro lugar na categoria individual e as alunas Nádia Gonçalves e Nádia Pereira do 7.º C ficaram em primeiro lugar na categoria Grupos.

Foi uma tarde bem passada com os magníficos talentos dos nossos alunos.

Texto e Fotografia: Educ. Social Patrícia Carolino

 Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo – 18.12.2015

______________________________________________________________________________________________________________

Dia Mundial da Poupança

sala aluno.jpgA Sala do Aluno assinalou o Dia Mundial da Poupança, comemorado a 31 de outubro, sensibilizando os alunos para a importância da poupança, através da construção de mealheiros.

Os alunos construíram os seus próprios mealheiros, utilizando materiais reutilizáveis, tais como, rolos de papel higiénico, embalagens de batatas fritas, latas, revistas, garrafas de águas, restos de tecidos, entre outros.​

Texto e Fotografia: Educ. Social Patrícia Carolino

 Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo – 18.12.2015​

______________________________________________________________________________________________________________

Christmas Is Coming To Town

Christmas2.jpgDepois de terminados os momentos de avaliação, foi a vez dos alunos do 3º ano darem as boas-vidas ao Christmas. Foram realizadas diversas atividades onde os alunos ficaram a conhecer melhor a cultura natalícia dos países de língua Inglesa, bem como, algum do vocabulário relacionado com o Natal.

                A decoração das portas das salas das diferentes turmas revela o interesse e empenho dos alunos nesta quadra tão importante.

                                  We wish you all a Merry Christmas


 

Texto e fotografia: Profª. Liliana Gomes

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo 16.12.2015​

______________________________________________________________________________________________________________​

 Vitral de Natal

​​vitral3.jpgOs alunos do 8º ano de escolaridade da escola E.B.2/3 Eng.º Nuno Mergulhão realizaram, no âmbito da disciplina de Educação Visual, um projeto intitulado  - Vitral de Natal - com o objetivo de participar na decoração de Natal da citada escola. 

Para concretizarem a atividade, os estudantes exploraram os conteúdos A Cor, A Forma e a Linha de Contorno.vitral 2.jpg


 


 


 


 

A tarefa foi desenvolvida com recurso à técnica de pintura a guache sobre sacos de papel reutilizados.

Texto: Prof.ª Maria da Paz Capela

Foto: Prof.ª Carla Vieira

         Notícia revista pelo Clube de Jornalismo   16.12.2015

_______________________________________________________​_______________________________________________________​

feira minerais.jpg 
 

_______________________________________________________​_______________________________________________________​

O Património​

património.jpg ​

Os alunos das turmas C e D, do 6º ano, realizaram, na disciplina de Educação Visual, de acordo com o conteúdo lecionado, postais denominados ao tema " O Património", nos quais aplicaram a técnica de pintura com lápis de cor.

Texto: Prof.ª Raquel Martins

Fotografia: Prof.ª Carla Vieira

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo   - 15.12.2015

_______________________________________________________​_______________________________________________________

 

Autor do mês

 autor do mes.jpgNo passado dia 4 de dezembro iniciou-se uma nova exposição na biblioteca, no âmbito da disciplina de Espanhol, intitulada Autor do mês.

Esta atividade, a cargo da professora Cátia Samora, irá decorrer até ao final do ano letivo e será renovada na primeira sexta-feira de cada mês.

Pretende-se, com tal iniciativa, aproximar os alunos da literatura e dos grandes autores de língua espanhola e motivá-los para a leitura.

   Texto: Prof.ª Cátia Samora

Fotografia: Prof.ª Carla Vieira

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo    15.11.2015​

_______________________________________________________​________________________________________________________

Exposição de Natal

 postais.jpg

As turmas A, B, e C do 9º ano, de acordo com os conteúdos lecionados: Elementos visuais na comunicação e perceção visual da forma, na disciplina de Educação Visual elaboraram uns bonitos Postais de Natal, onde com duas cartolinas de várias tonalidades, exploraram o contraste entre figura positiva e figura negativa.

Cada aluno, primeiramente, desenhou vários símbolos de natal, tendo depois sido selecionado um, para a execução de cada um dos postais.

           postais_2.jpg 

No final, em cada uma das 3 turmas, o resultado foi fantástico!

Redundou num conjunto de cores harmoniosas e em sintonia com a época natalícia.

Boas Festas! 

   

Texto: Prof.ª Marta Rijo      Fotografia: Prof.ª Carla Vieira

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo​​

_______________________________________________________​_______________________________________________________

Mini concerto de Natal - Jumbo de Portimão

jumbo.jpgNo dia 10 de dezembro, fomos com as nossas professoras e os nossos pais ao centro comercial Aqua, ao Hipermercado Jumbo, festejar o Natal.

Fomos muito bem recebidos, cantámos para todos os que nos quiseram ouvir.

Conhecemos os armazéns, onde são guardados os produtos antes de irem para a loja.    Por fim, o Jumbo ofereceu-nos um lanche.

   Foi uma tarde muito bem passada.                                       1.ºCCM    Prof.ª Elsa Roque

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo-14.12.2015​

_______________________________________________________​________________________________________________________

"Mãos na Massa"​

maos na massa.jpgOs alunos de Educação Especial, da EB2,3 Nuno Mergulhão, participaram numa aula de culinária, onde fizeram deliciosos biscoitos de limão.

A iniciativa irá prolongar-se ao longo de todo o ano letivo, no refeitório da escola.

Pretende-se desenvolver competências funcionais, a autonomia e a interajuda entre os alunos, envolvendo-os na dinamização conjunta de uma atividade da vida diária.

maos na massa2.jpg

 

Os biscoitos foram produzidos pelos alunos, com a supervisão dos respetivos professores e tarefeiras. 


 


 

Texto e Fotografia: Lurdes Almeida

                                   Nuno Brito

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo 13-12-2015 

_______________________________________________________________________________________________________________

ESCRITORES

escritores.jpg 
 

Apostando sempre na criatividade, os alunos das turmas A e B do 9.º ano, levaram a cabo, na disciplina de Português, biografias acerca de um vasto leque de escritores de expressão portuguesa e estrangeira, hora em exposição na Biblioteca da Escola Eng.º Nuno Mergulhão.

escritores2.jpgTal iniciativa vai ao encontro das indicações de autores e obras obrigatórias a analisar, neste ano letivo, constantes das Metas Curriculares da referida disciplina, para o 9.º ano de escolaridade.

Este é, assim, um modo mais descontraído de apreender informação, sem a conotação incómoda decorrente da obrigatoriedade.

         Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo   10.11.2015



____________________________________________________________​___________________________________________________

ESTRELAS NATALÍCIAS​

Estrelas1.jpgPelo corredor principal da escola sede do Agrupamento Eng.º Nuno Mergulhão, a Via Láctea já fez a sua passagem… 

Estrelas prateadas em cartão canelado e pintadas com spray, com 50 cm de diâmetro, resultantes do conteúdo da Geometria, nomeadamente, Divisão da Circunferência em 5 e 6 partes iguais, foram elaboradas pelos alunos das turmas B e C do 5.º ano, na disciplina de Educação Visual.

             Esta é uma atividade interdisciplinar entre a citada disciplina e a de Educação Musical, no âmbito do Concerto dos Reis, organizado pelo professor Francisco Balancho, a decorrer no Pavilhão Arena, no dia 5 de Janeiro de 2016.estrelas2.jpg

A Via Láctea seguirá então, o seu rumo em direção ao referido pavilhão…


 

Texto: Prof.ª Maria da Paz Capela

Foto: Prof.ª Carla Vieira

         Notícia revista pelo Clube de Jornalismo
09-12-2015

_______________________________________________________________________________________________________________

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA​

        def1.jpg  Na passada quinta-feira, 3 de dezembro de 2015, aos alunos da Escola E.B. 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão, foi dada a oportunidade de experienciar a vivência dos que vivem diariamente com algum tipo de deficiência.

     No Ginásio e na Sala do Aluno realizaram atividades em cadeira de rodas (Jogo de Basquetebol) e com bolas de guizos, própria para pessoas invisuais. def2.jpg

Esta foi uma iniciativa do grupo de Educação Especial que teve o intuito de celebrar, desta forma, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência promovendo a sensibilização dos alunos para a diferença.

def3.jpgApós a prática dos diversos procedimentos os alunos concordaram que é mais difícil viver o quotidiano sem um dos cinco sentidos básicos, o opinaram que será sempre útil e oportuno, o exercício de atividades semelhantes. 

Notícia publicada pelo Clube de Jornalismo

09-12-2015

_______________________________________________________________________________________________________________​

Calçada Portuguesa

cacifos.jpgAs turmas A, B, C e D do 8º ano de escolaridade da Escola E.B. 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão, realizaram uma atividade na disciplina de Educação Visual, com o intuito de decorar os cacifos, na sala dos professores desta escola.

Os discentes produziram imagens bidimensionais, recorrendo a um único elemento do alfabeto visual: O Ponto, para com ele cumprirem o conteúdo programático: O Desenho como meio de representação e criação de formas.

cacifos_2.jpg
 

Levaram então a efeito calçada portuguesa com a técnica do pontilhismo sobre acetato.

A atividade foi um sucesso, uma vez que emprestou ao espaço um novo look, muito interessante.


 

Texto: Prof.ª Maria da Paz Capela

Fotografia: Prof.ª Carla Vieira

Notícia revista pelo Clube de Jornalismo

09-12-2015​​

_______________________________________________________________________________________________________________

Um dia radical

radical.jpgDecorreu nos passados dias 12 e 19 de novembro, nas instalações da empresa Lusoaventura (Meia Praia – Lagos), no âmbito do projeto de intervenção com as turmas Vocacionais de Cozinha, de Estética e Eletricidade e do PCA 5º/6º, a atividade lúdica – "Um dia radical".

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia do agrupamento de promover a motivação para a escola bem como de valorizar e reconhecer o esforço dos seus alunos para as atividades letivas.

Arborismo e Paintball foram as atividades escolhidas para alunos que, na sua maioria, nunca tinham experimentado qualquer uma dessas atividades.

Ultrapassada alguma ansiedade inicial todos puderam usufruir e conquistar os vários desafios propostos, com distinção.

Esta iniciativa foi patrocinada pelo projeto Mergulha Por ti (Mão) que é promovido pelo agrupamento e financiado pelo Programa Escolhas

Conselhos de turma

SAAF  09-12-2015

_______________________________________________________________________________________________________________

coro_enm2.jpg 
 

______________________________________________________

outono_noticia.jpg 01-12-2015

______________________________________________________

DIA NACIONAL DO PIJAMA NO JARDIM DE INFÂNCIA DE COCA MARAVILHAS

No dia  20 de novembro , todos os meninos  e meninas, foram vestidos de  pijama, para o Jardim de Infância, para relembrar, que "os momentos de pijama" são "momentos de família" e que todas as crianças ," tem direito a crescer numa família".

Nesse sentido para sensibilizar todas as crianças/famílias foram realizadas diversas atividade: Painéis alusivos a família/amor/amizade ;

                               Teia da amizade;

                               Um medidor de abraços;

                               Moldura da aranha delicada para tirar  fotografias;

                               Jogo da manta;

                               Dança do peluche;

                               Jogo à volta da manta;

                               Dança da musica do pijama e do pijaminha;

                               Dança do paraquedas com os ursinhos de peluche;

                               Decoração de letras para formar a frase:

                                              " Todos têm direito a uma família".

Foi um dia em cheio e muito divertido e ficamos com a ideia que a família, é como um paraquedas que nos :Ampara

                                  Protege

                                  Dá-nos segurança e não nos deixa cair

                                  Mas,  família também é … Quem gosta de nós!           

                         Vitória ,vitória , assim  termina  a nossa história  do  pijaminha!           

                                          O nosso obrigada, a todas as Famílias,

                                                           A Educadora Ana Leocádio    24-11-2015 

 

______________________________________________________

Taça de Rubin – Uma ilusão visual

Os alunos das turmas A, B e C do 9ºano realizaram na disciplina de Ed. Visual, um trabalho intitulado "Taça de Rubin – Uma ilusão visual" obtendo assim, uma imagem ambígua em que poderemos ver alternadamente, uma taça ou dois perfis.

Este trabalho foi realizado a pares e cada um dos alunos teve que primeiramente, observar muito bem o rosto do colega de perfil, de seguida desenharam com todo o rigor, a sua fisionomia e posteriormente, pintaram com guache preto.

Foi uma experiência interessante, contudo, nem todos conseguiram alcançar o resultado esperado daí que só tenham ido para exposição, na biblioteca da escola, os melhores trabalhos, de cada turma.

Todavia, é de salientar o interesse e empenho, com que todos os alunos realizaram estes trabalhos!

EV_taça_de_rubin.jpg 
 

Prof.ª Marta Rijo 24-11-2015

 ______________________________________________________


 

"Um dia radical"

Decorreu nos passados dias 12 e 19, nas instalações da empresa Lusoaventura (Meia Praia – Lagos), no âmbito do projeto de intervenção com as turmas Vocacionais de Cozinha, de Estética e Eletricidade e do PCA 5º/6º, a atividade lúdica – "Um dia radical". Esta iniciativa enquadra-se na estratégia do agrupamento de promover a motivação para a escola bem como de valorizar e reconhecer o esforço dos seus alunos para as atividades letivas. Arborismo e Paintball foram as atividades escolhidas para alunos que na sua maioria nunca tinham experimentado qualquer uma dessas atividades. Ultrapassada alguma ansiedade inicial todos puderam usufruir e conquistar os vários desafios propostos, com distinção.

Esta iniciativa foi patrocinada pelo projeto Mergulha Por ti (Mão) que é promovido pelo agrupamento e financiado pelo Programa Escolhas

 


 

SAAF 20-11-2015

 ______________________________________________________

S. MARTINHO 

no Jardim de Infância Coca Maravilhas

O Magusto já chegou

Com castanhas douradas

As crianças estão felizes

Vão comê-las assadas

Na  quarta feira (11 de Novembro) o Jardim de Infância da Coca Maravilhas, recebeu a visita do S. Martinho. Veio disfarçado de sombras chinesas e para o receber os meninos  partilharam canções  e comeram castanhas assadas com os meninos do 1º ciclo. ​

S_martinho.jpg 
 

______________________________________________________ 

Seminário

Educação Intercultural - O caso da Comunidade Cigana.

Cartaz_seminario_cultura_cigana.png 

Inscrições no site do CFAE      Clique aqui!

______________________________________________________ 

Escola Eng.º Nuno Mergulhão também "conta" no Teatro Municipal de Faro

No dia 30 de outubro, vários alunos de diversas cidades do distrito de Faro, nomeadamente os do nono ano, da Escola EB 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão, em Portimão, deslocaram-se ao Teatro das Figuras, em Faro, para aí participarem no Dia da Formação Financeira e na comemoração do Dia da Poupança.

educ Financeira.jpgNa visita ao Teatro os alunos tiraram proveito de um programa que incluiu vários discursos, como o do Presidente da Câmara de Faro, Prof. Rogério Bacalhau, o do Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa, o do Administrador do Banco de Portugal, Dr. António Varela, o do Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Dr. José Figueiredo Almaça e o do Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Dr. Carlos Tavares, os quais lhes ensinaram que o dinheiro não só se gasta como também se poupa.

Os discentes tiveram também o privilégio de assistir a um momento lúdico "Tostão a Tostão enche o Coração", realizado pelos alunos do Colégio Oficina Divertida.

educ Financeira 2.jpg
 

De seguida, percorreram a exposição patente onde se divertiram com os diversos jogos ao seu dispor, se inteiraram do conteúdo de diversos folhetos sobre a poupança e confraternizaram com os jovens que se dispuseram a explicação pormenorizadas relativas ao teor da exposição.
No exterior puderam brincar através dos jogos e de atividades didáticas recebendo, no final as suas recompensas e tirando da totalidade da visita, genuíno prazer.​

Texto: Rita Pinto – 9B

Fotografia- Adina Paladii- 9.ºB

Notícia revisada pelo Clube de Jornalismo  16-11-2015

______________________________________________________ 

FESTA DE HALLOWEEN


 

Halloween.jpgNo dia vinte e oito de outubro, das catorze e trinta às dezassete horas, realizou-se na Sala do Aluno da escola E.B 2/3 Eng.º Nuno Mrgulhão, a festa de Halloween organizada pela turma B, do nono ano.

Como a entrada era livre, vários foram os alunos que lá acorreram. A sala estava decorada a preceito para o tema e, ao som de música sugestiva, decorreu o desfile de máscaras, o qual contou com um júri que elegeu a melhor dentre elas.

Houve espaço também, para uma pequena batalha de dança e uns “cantores” de momento e

todos se divertiram e refastelaram com os inúmeros ​acepipes preparados para o efeito.

Esta iniciativa teve como objectivo a angariação de fundos para o Passeio Escolar a França.


 

Clube de Jornalismo 10-11-2015

______________________________________________________

 

Semana Académica

semana académica.jpg
 

De 21 a 25 de setembro, o retorno à escola foi marcado pela cor!

Toda a comunidade educativa da Escola EB 2,3 Eng.º Nuno Mergulhão, se dispôs a trajar segundo cores específicas, para bem marcar o início de mais um ano letivo.

Esta iniciativa visou reunir, sob um mesmo teto, alunos, funcionários e docentes que assim, dão as boas-vindas ao ano letivo de 2015/2016, auspiciando um tempo que se deseja pleno de esperança, criatividade e solidariedade. 

Clube de Jornalismo 10-11-2015

______________________________________________________​Quadro de Excelência 2014-15

QE_2015-16.jpgQE_2015-16_2.jpg
 


 


 


 


 


 

No dia 21 de setembro, os alunos do Quadro de Excelência das três escolas do Agrupamento foram premiados pela Diretora com diplomas e medalhas reconhecendo o mérito de cada aluno. Pais e Encarregados de Educação  viram assim o esforço dos seus educandos recompensado e valorizado perante os membros da Comunidade Educativa.

Parabéns aos alunos premiados!​

QE_2015-16_3.jpg QE_2015-16_4.jpg

QE_2014-15_6.JPG         

Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo      30 de outubro 2015

______________________________________________________

Visita ao TEMPO

No dia 17 de Outubro de 2015, as turmas A e B do 9º ano e o Curso Vocacional da Escola EB 2,3 Eng.º Nuno Mergulhão, realizaram uma visita de estudo ao TEMPO, para aí assistirem à exibição de um documentário francês.

Pelas 14h30, alunos e professores deslocaram-se de autocarro providenciado pela Câmara Municipal, ao TEMPO, onde aguardaram pelos seus congéneres de outras escolas. Em seguida, entraram todos no auditório e aí tiverem a oportunidade de visualizar o documentário "Les Règles du Jeu", de Claudine Bories e Patrice Chagnard, no âmbito da disciplina de Francês e da comemoração da 16.ª Festa do Cinema Francês. O documentário tratava de quatro jovens, com cerca de 20 anos, sem diploma, que procuravam o seu primeiro trabalho. Durante seis meses, treinados por uma empresa especializada, aprenderam qual a linguagem e o comportamento que deveriam ter para conseguir um emprego.

O filme terminou às 16h20 e alunos e professores regressaram à escola de autocarro.

TEMPO.jpg 
 

Texto: Mónica Moisa- 9ºA   Fotografia- João Gariso- 9.ºB        30 de outubro 2015​​

______________________________________________________

ABRACADABRA…

ABRACADABRA_2.jpg 

Na sexta-feira (30 de outubro) o Jardim de Infância de Coca Maravilhas recebeu a visita de Bruxas, Bruxinhas e Bruxetas de cara preta…

Durante a componente de A.A.A.F. as crianças efetuaram um desfile de chapéus de bruxa, feitos com o apoio das famílias. Posteriormente deram largas á sua boa disposição numa festa bastante animada e divertida.

Um bem-haja enorme para todos os que colaboraram neste feitiço…

Abracadabra.jpg 
 

Educadora Teresa Viegas, 30 de outubro 2015​

_______________________________________________________

A  A.D.A.P  no Jardim de Infância Coca Maravilhas

       Na passada semana, o Jardim de Infância de Coca Maravilhas recebeu uma visita especial, a qual proporcionou bons momentos e grande entusiasmo.

       Uma “coelhinha” e uma “burrinha”, muito simpáticas, vieram dar a conhecer a A.D.A.P. (Associação de Defesa dos Animais de Portimão) e trouxeram consigo dois amigos de quatro patas: um cachorrinho recém-nascido e a cadela “Minuxa”. Duas histórias de abandono com finais felizes, que sensibilizaram os mais novos para a defesa dos animais e ajudaram a perceber a importância de ser solidário com esta causa.

      Depois de uma pequena história, as crianças tiveram oportunidade de interagir com os animais e receberam ainda um desdobrável alusivo ao tema.

     A atividade foi uma iniciativa da Técnica de Serviço Social do Agrupamento, Fabiana Nunes, em parceria com a ADAP.

Notícia_foto_ADAP.jpg 
 

 

Educadora: Margarida Sequeira          26-10-2015

_______________________________________________________
SEMANA ACADÉMICA

NO JARDIM DE INFÂNCIA DE COCA MARAVILHAS

A Semana Académica chegou ao Jardim de Infância com uma paleta de cinco cores e pintou cada dia com uma cor diferente: branco, amarelo, vermelho, azul e verde.

Às cores associaram-se sorrisos, bons-dias, abraços, sentimentos e flores de muitas cores…que marcaram de forma positiva o início do novo ano letivo.

Contámos também com o envolvimento dos encarregados de educação, que trouxeram as crianças com vestuário das cores escolhidas e ainda flores que alegraram a sexta-feira no nosso Jardim.

A todos muito obrigada!

                                                                       05-10-2015   Educadora: Margarida Sequeira

 




euromelanoma.jpg 

PES (2014-15)  ​    01-07-2015

_________________________________________________

mundo a sorrir.jpg 

PES (2014-15)       ​01-07-2015​

_________________________________________________

Captura de ecrã 2015-06-29, às 02.25.09.png 

Captura de ecrã 2015-06-29, às 02.25.43.png 

Captura de ecrã 2015-06-29, às 02.25.59.png 

Captura de ecrã 2015-06-29, às 02.26.21.png 

_________________________________________________

notícia eTw_.jpg 

______________________________________

Captura de ecrã 2015-06-16, às 21.40.11.png 

________________________________

2015_06_09.jpg 


______________________________________________________________________


2015_06_05_news001.jpg 

Professora Ana Luísa Gonçalves (EPS 2014/2015 ) 2015-06-05

_______________________________________________________

2015_06_04_news002.jpg 

___________________________

2015_06_04_news001.jpg 

_______________

2015_06_02_news002.jpg 

Clube de Jornalismo (2015-06-02)

____________________

MAIO MÊS DO CORAÇÃO
PES_2015_06_01.jpg

        "MAIO MÊS DO CORAÇÃO" tem vindo a ser comemorado na nossa Escola com um leque de atividades promovidas     pelo Projeto Escola Promotora de Saúde. Realizou-se então, umWorkshop subordinado ao tema  "Alimentos que pela suas qualidades nutricionais fazem bem ao coração", cujo público-alvo foram os alunos do sexto ano  de escolaridade. A sessão dinamizada pela Drª Cecília Santos contou com a participação dos alunos e a colaboração dos respetivos professores.

Prof.ª Margarida Cartaxo (Coordenadora PES)  01-06-2015

______________________________________
CM TV entrevista 

alunos do Agrupamento

Uma reportagem da CM TV à Quinta Pedagógica coincidiu com uma visita de estudo organizada nesse local. Alguns alunos foram entrevistados pela jornalista aquando da participação em algumas atividades dinamizadas pelas técnicas da Quinta.  (Imagens CM TV)

 

Prof.: Jaime Gonçalves 27-06-2015​
__________________________________________

pipocas.jpg

 Clube de Jornalismo - 27-05-2015

___________________________________________


FÉRIAS DESPORTIVAS 2015

Férias desportivas_2015.jpgO projeto da Câmara Municipal de Portimão é dirigido a crianças/jovens dos 6 aos 16 anos e decorrerá entre os dias 15 de Junho e 31 de julho 2015.


Encontre mais informações aqui:

Ferias Desportivas_Desp_105I-15_150dpi.pdf

___________________________________________

2015_06_02_news001.jpg 

 Clube de Jornalismo - 27-05-2015

___________________________________________


torneio_de_playstation.jpg

 Clube de Jornalismo - 27-05-2015

___________________________________________

Aconteceu_no_ultimodiadeaulas.jpg 

 Clube de Jornalismo - 27-05-2015​

___________________________________________​

Aconteceu_no_ultimodiadeaulas_2.jpg 

 Clube de Jornalismo - 27-05-2015

___________________________________________​

Captura de ecrã 2015-06-13, às 21.41.10.png 

Captura de ecrã 2015-06-13, às 21.41.26.png 

Captura de ecrã 2015-06-13, às 21.41.51.png 

Captura de ecrã 2015-06-13, às 21.42.30.png 

Captura de ecrã 2015-06-13, às 21.42.44.png 

Captura de ecrã 2015-06-13, às 21.42.56.png 

___________________________________________​

MAIO MÊS DO CORAÇÃO​

Captura de ecrã 2015-05-13, às 00.41.39.png 

No âmbito das atividades do "MAIO MÊS DO CORAÇÃO" promovidas pelo Projeto PES, realizou-se no dia 5 de maio, na Escola E. B. 2/3 Nuno Mergulhão, o rastreio da tensão arterial para professores e pessoal não docente realizado pela Farmácia Arade. Foi notório o interesse pelo evento, o qual procurou corresponder à necessidade de controlar os valores da tensão arterial e pulsação da população alvo. Assim, verificou-se que 20% das pessoas observadas, ainda apresentaram tensão arterial elevada em relação aos valores normais. É importante, referir que só é considerado hipertenso um indivíduo que tenha valores elevados em, pelo menos, três avaliações seriadas. 

Prof. Margarida Mira Cartaxo  (Coordenadora do PES) 13-05-2015

____________________________________________​

DIA DA MÃE

No dia 6 de maio de 2015, comemorou-se o Dia da Mãe no Jardim de Infância de Coca Maravilhas, com a realização de uma sessão de Zumba, orientada pela terapeuta da fala, Soraia Camilo, e que contou com a participação das mães das crianças, o pessoal docente e o pessoal não docente. Depois da sessão de Zumba, houve lugar à realização de várias atividades em cada sala (canções, desenho, jogos etc.…), que culminaram com um lanche convívio.

O tema foi também explorado em todas as salas com a elaboração dos retratos das Mães, a plantação de bolbos de flores com as crianças sobre o tema "A terra dos Afetos" e outras atividades. As crianças elaboraram, ainda, a prenda para oferecer à mãe (vasos de barro e escovas para o cabelo) e cartões muito sugestivos

 


Foi uma experiência muito divertida e estimulante para as crianças, enriquecida com a ​participação das mães e das famílias.

 

A educadora, Maria da Conceição Café    11-05-2015

____________________________________________​

Captura de ecrã 2015-06-13, às 21.31.38.png 

____________________________________________​

Sexta Insónia no PANOS

​​Pelo quinto ano consecutivo o grupo de teatro "sexta insónia" foi selecionado para participar na final do PANOS​ na Culturgest - Fundação CGD. No fim de semana de 22 a 24 de Maio, lá estarão os nossos alunos para apresentar a sua versão do texto "Diálogos" do Miguel Castro Caldas.
Parabéns aos alunos e encenador Sandro William Junqueira!

Teatro.jpg 

Prof.ª Jaime Gonçalves     06-05-2015​

____________________________________________

​​​​Captura de ecrã 2015-05-5, às 18.32.03.png

Captura de ecrã 2015-05-5, às 18.34.21.png

Captura de ecrã 2015-05-5, às 18.32.27.png 

____________________________________________

Laço Azul Humano 

Mês da Prevenção dos maus tratos na infância

No dia 14 de abril,  os alunos das escolas do agrupamento assinalaram o Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis com realização de um laço Azul Humano. 

Aqui ficam as fotografias da atividade nas várias escolas.

Laço azul (1).JPG 
E.B. 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão

Laço azul (2).jpg 

E.B.1 /J.I.​ das Vendas

Laço azul (3).jpg 

 E.B.1 /J.I. Coca Maravilhas

Prof.ª Jaime Gonçalves 04-05-2015​

____________________________________________

A escola de Coca Maravilhas nas comemorações do 25 de abril!


Nas aulas de Educação para a Cidadania, as turmas de quarto ano, da escola E.B. 1 de Coca Maravilhas, trabalharam os valores transmitidos pelo 25 de abril de 1974.

Na sequência dos debates de ideias e opiniões sobre o tema, elaboraram-se cartazes.

No 4.º ACM a palavra "Liberdade" surgiu em vários idiomas, dando continuidade ao tema da Multiculturalidade.

25 de abril.jpg 
 O 4.ºBCM pôs mãos à obra com "A Revolução dos Cravos"…

25 de abril 2.jpg

E o resultado foi este!

25 abril 3.jpg

Na turma do 4.ºCCM, os alunos elaboraram o cartaz com o "antes" e o "depois" do 25 de abril de 1974.

25 abril 4.jpg

As diferenças entre a Ditadura e a Democracia.

25 abril 5.jpg

Os cartazes encontram-se afixados na nossa escola para que todos possam apreciá-los.

As turmas do 4.º ano de Coca Maravilhas

Prof. responsável: Elsa Roque    28-04-2015

____________________________________________

O escritor vem à escola!

Na preparação da receção ao escritor João Manuel Ribeiro, e no âmbito do projeto "Contos Contigo", os alunos da escola de Coca Maravilhas trabalharam, na biblioteca escolar, algumas obras do mesmo.
O 2.ºA fez um painel sobre o poema "Eu tive" do livro "Poemas para brincalhar", dando continuidade à história com duas quadras.
imagem1.jpg 

imagem2.jpg

No dia 17 de março, o escritor esteve na nossa escola e trouxe-nos muitas histórias, dos seus livros, da sua vida e das suas viagens pelo mundo. Graças ao seu poder de comunicação e à forma entusiástica com que nos presenteou, todos o ouviram com muito interesse e atenção.
imagem4.jpg 
Foi uma manhã fantástica!

Prof.ª : Elsa Roque   28/04/2015

____________________________________________

"Uma tarde de ciência" na E.B. 1 das Vendas


No passado dia 26 de fevereiro de 2015, os alunos do 4º ano, da EB1 das Vendas, puderam desfrutar de uma tarde de ciência, onde realizaram várias atividades experimentais, no âmbito da Física e da Química, e fizeram várias observações ao microscópio, no âmbito das Ciências Naturais.
Eis alguns dos momentos …​

Prof.ª Ana Gonçalves  13-04-2015​

____________________________________________

Teatro - Diálogos no TEMPO

O grupo de Expressão Dramática do Agrupamento estará em cena no teatro TEMPO (Teatro Municipal d ePortimão) para apresentar o seu novo trabalho: Diálogos de Miguel Castro Caldas.

O Encenador, Sandro William Junqueira, dá-nos a sua visão da peça numa entrevista publicada no site da RTP:  ​www.rtp.pt/play/p872/e191020/estado-da-arte​

O grupo de expressão dramática foi selecionado, pela quinta vez consecutiva, para participar no Festival PANOS. ​

Parabéns aos alunos e ao encenador!

teatro.jpg 

Prof.º Jaime Gonçalves - 10-04-2015​

____________________________________________

​Comemoração do Dia do Pai

​​A comemoração do Dia do Pai, no dia 19 de março, juntou pais e filhos, no Jardim de Infância de Coca Maravilhas, para partilharem afetos e momentos de brincadeira, durante uma manhã.

Os pais foram recebidos, no pátio, pelas cinco turmas, ao som da canção “ O meu pai é grande”. Decoraram um painel alusivo ao dia e seguidamente participaram num jogo de futebol que, apesar de ter sido interrompido pelo mau tempo, ainda deixou os grandes e os pequenos craques brilharem.

O segundo momento foi passado na sala entre jogos, desenhos, pinturas, faz de conta e terminou, em grande, com a entrega de prendas, diplomas e um pequeno lanche.

Houve tempo para brincar e dizer:

- Gosto de ti!

E esta foi, sem dúvida, a melhor prenda para pais e filhos.

Agradecemos a presença de todos e felicitamos pela forma como se envolveram nas brincadeiras dos filhos.

​ 

Educadora Margarida Sequeira 2015-03-28

________________________________​ 

  E.B.1 COCA MARAVILHAS RECEBE PRÉMIO DE MELHOR ESPANTALHO

       SAM_2294.JPG A turma 4.ºB da E.B.1 Coca Maravilhas foi contemplada com o 1.º prémio do concurso de espantalhos.

        O Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão aderiu ao projeto de construção de espantalhos, apresentado às escolas pela Junta de Freguesia de Portimão que pretendia que cada turma do 1.º ciclo apresentasse um espantalho.

        No dia 20 de março, a convite da referida Junta de Freguesia e para comemorar o Dia Internacional das Florestas, as turmas do 4.º ano das escolas que participaram no projeto deslocaram-se à Quinta Pedagógica, onde os espantalhos estavam expostos.

        Os alunos conviveram, divertiram-se,  foram presenteados com um lanche e, por fim, tomaram conhecimento do resultado da apreciação do júri que avaliou os espantalhos.

        Com muita alegria, a turma 4.ºB da E.B.1 Coca Maravilhas viu o seu trabalho  reconhecido, tendo recebido  o prémio de melhor espantalho.​

Prof.ª Lourdes Glória 27-03-20145

____________________________________________________________________________________

março jovem-2015

5.º Torneio Inter-Escolas de Ténis de Mesa

 

No passado dia quatro de março, decorreu o 5.º Torneio Inter-Escolas de Ténis de Mesa, no Polivalente da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.Foto_noticia_3.jpg

Esta atividade, inserida no âmbito do março jovem, ocorreu entre as catorze e as vinte horas e nela participaram os alunos Bacai Darame (5.ºano, turma B), Rúben Lapa e Ruben Ribeiro (5.ºano, turma D), Rodrigo Silva (6.ºano, turma B), Bacabu Darame (7.ºano, turma A), João Correia (8.ºano, turma A), Leonardo Silva (Curso vocacional) e Carlos Jesus (Curso de Educação e Formação).

            Dos oito alunos concorrentes, três deles ficaram classificados entre o décimo segundo lugar: Carlos Jesus, Rodrigo Silva e João Correia.

Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo

____________________________________________________________________________________

TORNEIO DE MATRAQUILHOS

No passado dia quatro de Março, pelas catorze horas e trinta minutos decorreu o 1.º Torneio de Matraquilhos, na Sala do Aluno da escola sede.

Para o referido evento encontravam-se inscritas treze equipas, tendo saído vencedor, o par composto pelos alunos Ruben Teixeira e Ricardo Nabiça das Turmas E e D do sétimo ano, respetivamente.

Foto_noticia_2.jpg 

 Esta formação defrontou-se, na final, com a dupla constituída pelos alunos Ruben Brito e Dário Martins, ambos da Turma A do sétimo ano, tendo obtido os parciais de 5-3, 4-5 e 5-4.

Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo

​________________________________

Visita de Estudo a Lisboa


  Os alunos de todas as turmas do sétimo ano e os docentes das disciplinas de Português e Ciências Naturais, deslocaram-se à capital do país, no passado dia doze de fevereiro, para aí assistirem à representação da peça teatral, pelo grupo O Sonho, "O Cavaleiro da Dinamarca", baseada na obra com o mesmo nome da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen.

  No âmbito desta Visita de Estudo, visitaram, igualmente, o Aquário Vasco da Gama.

Foto_noticia_1.jpg 

  Esta atividade, inserida no Plano Anual de Atividades do Departamento de Línguas, teve como objetivo motivar os alunos para o estudo da citada obra; incutir nestes o gosto pelo teatro; proporcionar aos discentes estrangeiros um contacto cultural com a capital do país de acolhimento; fomentar um desenvolvimento integral dos alunos e enriquecer as relações interpessoais.

  A Visita detalhada aos vários espaços que compõem o Aquário Vasco da Gama originou a possibilidade de esclarecer os alunos sobre alguns aspetos relacionados com os organismos marinhos, conteúdos que se inserem no programa da disciplina e que se designam por A vida animal e vegetal dos oceanos da Terra e Biodiversidade Marinha.

  Antes de se retirarem de Lisboa, os alunos tiveram ainda a oportunidade de participar numa visita panorâmica à cidade, a qual foi muito bem acolhida por todos.​

Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo   27-03-2015

________________________________

"Dia paralímpico na escola - Portimão"

IMG_20150318_094534.jpgAlegria; Experiência; Novidade; Variedade; Diversão; Inclusão; Desposto; Igualdade; Oportunidade; Passeio; Convívio; Conhecimento e Partilha traduzem sensações/sentimentos e momentos vivenciados, no passado dia 18 de março, pelos alunos de Necessidades de Educativas Especiais do 2º ciclo, do Agrupamento de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão, aquando da sua participação nas atividades desportivas promovidas, no âmbito da celebração do "Dia do Paralímpico na Escola", pelo Comité Paralímpico de Portugal, que decorreram na Escola Secundária Poeta António Aleixo, Escola Básica 2,3 D. Martinho Castelo Branco e na Piscina Municipal de Portimão.

Cabe às docentes relatar que se tratou de um evento muito bem organizado e dinamizado, onde todos fomos bem recebidos e acarinhados.

Prof.ª Helena Miranda 27-03-2015

​________________________________

Dia do Nariz Vermelho


A Direção do Agrupamento agradece a toda a comunidade educativa pelo empenho, contributo e participação no Dia do Nariz Vermelho.
A iniciativa foi um sucesso, conseguindo angariar 732.67€ que reverterá, na totalidade, a favor da Operação Nariz Vermelho.

Juntos construimos uma escola mais solidária!

Nariz vermelho (2).JPG 

Nariz vermelho (1).JPG 

Nariz vermelho (3).jpg 

23-03-2015​​

________________________________

Felicidade e primavera na Casa Manuel Teixeira Gomes

No Dia da Felicidade, a turma C, do Jardim de Infância de Coca Maravilhas, deslocou-se à Casa Manuel Teixeira Gomes, conjuntamente com a turma E, para assistir a um teatro de fantoches alusivo à história da nossa cidade e também à leitura do livro “És tu a Primavera?”.

Estas atividades foram o ponto de partida para, na sala, darmos continuidade à exploração dos temas: felicidade e primavera. Com a ajuda do livro “Quando me sinto Feliz”, conversámos sobre o que nos deixa felizes e como nos sentimos quando experienciamos este sentimento.

No fim da tarde, as crianças disseram:

“ Foi um dia feliz porque…saímos da escola, ouvimos histórias, o sol brilhou de manhã e não choveu, todos se comportaram muito bem, ouvimos música e participámos no Dia do Nariz Vermelho!”​​

Noticia_Casa MTG.jpg 

Educadora Margarida Sequeira 2015-03-23

________________________________

Visita de estudo à Quinta Pedagógica

No passado dia 12 de março de 2015, as crianças da turma PBCM, do Jardim de Infância de Coca Maravilhas realizaram uma visita de estudo à Quinta Pedagógica de Portimão.

Sendo este um espaço privilegiado da nossa cidade, as crianças tiveram a oportunidade de brincar ao ar livre, conhecer e alimentar os animais da quinta, confecionar o pão e realizar as sementeiras.

O contacto com a natureza e com os animais e o almoço ao ar livre, foram decerto vivências enriquecedoras e inesquecíveis para as crianças.

 


A Educadora, Conceição Café   21-03-2015 

________________________________

Tofotografia 1.JPGrneio de Xadrez Escolar da Fuzeta

A equipa de xadrez deslocou-se à escola Dr. João Lúcio, na Fuzeta onde participou no 2º torneio escolar desta modalidade. O aluno Nélson Domingos do 7º ano vocacional classificou-se no terceiro lugar da classificação individual com 3 pontos.

fotografia 2.JPG fotografia 3(1).JPG 

Prof.: Francisco Abreu   21-03-2015

_________________________________________________________________________
Biblioteca.jpg

________________________

Descoberta de um fóssil de Dinossauro no Jardim de Infância Coca Maravilhas

No início deste período letivo decidimos começar um projeto relacionado com o estudo dos Dinossauros, porque sempre foi um tema muito apreciado pela nossa turma…

Depois de decidirmos o que queríamos saber e onde deveríamos pesquisar, resolvemos começar "o trabalho de campo" propriamente dito…

…MÃOS À OBRA…

Armados de ancinhos, pás, lupas e pincéis começamos a escavar (com muito cuidado) no jardim ao lado da nossa sala….

…de repente muitos gritos chamaram a atenção de todos…

…um grupo de meninos tinha feito uma grande descoberta…uma ASA de PTERODÁCTILO​

fossil.jpg 

… Após isto achámos que era de crucial importância fazer uma cerca em volta do local e identificar o fóssil encontrado. Como não conseguiamos fazer sózinhos este trabalho, decidimos pedir ajuda ao nosso amigo Jorge (Educador Social).
fossil 2.jpg

Turma: PDCM    Educadora: Inocência Farragolo 20-03-2015

________________________

​Comemoração do Dia Mundial da Saúde na E.B 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão

dia mundial saude.jpg 

________________________

TORNEIO DE MATRAQUILHOS

matraquilhos.jpg    No passado dia quatro de Março, pelas catorze horas e trinta minutos decorreu o 1.º Torneio de Matraquilhos, na Sala do Aluno da escola sede.

Para o referido evento encontravam--se inscritas treze equipas, tendo saído vencedor, o par composto pelos alunos Ruben Teixeira e Ricardo Nabiça das Turmas E e D do sétimo ano, respetivamente.

 Esta formação defrontou-se, na final, com a dupla constituída pelos alunos Ruben Brito e Dário Martins, ambos da Turma A do sétimo ano, tendo obtido os parciais de 5-3,4-5 e 5-4.​

Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo  ​ 19-03-2015

________________________

março jovem-2015

5.º Torneio Inter-Escolas de Ténis de Mesa

março jovem.jpgNo passado dia quatro de março, decorreu o 5.º Torneio Inter-Escolas de Ténis de Mesa, no Polivalente da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.

Esta atividade, inserida no âmbito do março jovem, ocorreu entre as catorze e as vinte horas e nela participaram  os  alunos  Bacai  Daram.

 (5.ºano, turma B), Ruben Lapa e Ruben Ribeiro (5.ºano, turma D), Rodrigo Silva (6.ºano, turma B),  Bacabu Daram (7.ºano, turma A), João Correia (8.ºano, turma A), Leonardo Silva (Curso vocacional) e Carlos Jesus (Curso de Educação e Formação ).

      Dos oito alunos concorrentes, três deles ficaram classificados entre o décimo segundo lugar: Carlos Jesus, Rodrigo Silva e João Correia.

Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo  ​ 19-03-2015

________________________

PATRIMÓNIO LOCAL

Sensibilizar para a valorização e preservação do Património Local

Marcadores de Livros

 patrimonio5.jpg

Técnica e material utilizados: desenho e pintura com tinta acrílica sobre folha de cortiça.

Trabalhos realizados pelos alunos do 6.º Ano, Turma A 

patrimoni3.jpg 

Técnica e material utilizados: desenho, pintura com lápis de cor, corte e colagem.

património 2.jpg património.jpg

Trabalhos realizados pelos alunos do 6.º Ano, Turma D 

sob a orientação da docente Raquel Martins

19-03-2015​

________________________​

Exposição na Biblioteca da E.B. 2/3

exposiçãoFQ.JPG 

​18-03-2015

________________________

Campeonato de futebol

Dada a elevada participação de alunos na prática deste desporto e consequente procura por um espaço de jogo, criou-se um campeonato inter-turmas na escola da Coca Maravilhas, onde os alunos do 1º ao 4º ano, disputam semanalmente (Quartas-Feiras) o melhor lugar na tabela classificativa. Contudo, o campeonato além de promover a disciplina em contexto de intervalo, permite que todas as crianças possam usufruir do espaço destinado a este desporto. Além dos participantes (jogadores), foram também constituídas algumas claques, que no decorrer dos jogos se deslocam ao campo para apoiar as suas equipas, conseguindo assim envolver o maior número de alunos na atividade.

Captura de ecrã 2015-03-17, às 23.29.49.png 

Educador Social Jorge Pinheiro 18-03-2015​

________________________

Brigadas Verdes

No início do 2º Período arrancou na Escola da Coca Maravilhas o Projeto das Brigadas Verdes! Nesta atividade, todas as terças-feiras no período de almoço, 20 alunos, acompanhados pelo Educador Social, vão patrulhar a escola em busca de papéis e embalagem que os alunos mais distraídos perdem pelo chão. A escola encontra-se na maioria dos dias um pouco suja, ou seja, com demasiado lixo, sendo que, existiam locais com uma maior concentração destes resíduos, nomeadamente, o campo de jogos.

O objetivo desta atividade é alertar a escola para os pequenos pecados ambientais que cometemos por preguiça ou por distração e para o impato que este atos têm no nosso dia a dia e no futuro.

Tem sido um trabalho em equipa onde ajudamos a melhorar um pouco a qualidade dos espaços exteriores da nossa escola.

Captura de ecrã 2015-03-17, às 23.26.12.png 

Educador Social Jorge Pinheiro 17-03-2015

_______________________

A Horta

O projeto visa desenvolver uma pequena horta para que os alunos, funcionários e professores possam desfrutar de um espaço onde seja possível o envolvimento ativo dos alunos em todas as etapas, fomentando a inclusão social e a sua integração na comunidade escolar. Do projeto emergem importantes mais-valias ao nível didático e lúdico, das quais se destacam a possibilidade de desenvolvimento de vínculos com a escola e a promoção de competências pessoais e sociais junto dos intervenientes. A horta é um excelente meio para potencializar as aprendizagens dos alunos e despertar o seu interesse para a alimentação saudável. O contato com a horta tem sido uma experiência muito válida para crianças com características específicas ao nível dos comportamentos, atitudes e empenho.


Captura de ecrã 2015-03-17, às 23.19.42.png 

Educador Social Jorge Pinheiro 16-03-2015

______________________

Cinema na escola

A fim de premiar comportamentos assertivos dentro e fora da sala de aula, todas as semanas são atribuídos pelos respetivos titulares de turma, bilhetes de cinema a 16 alunos de diferentes anos de escolaridade (2º/3º/4º anos), que lhes permite assistir às sessões de cinema em diferentes dias (segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira). As sessões de cinema são dívidas em duas partes. No período de almoço e no intervalo da tarde, sendo que na segunda parte são oferecidas pipocas aos alunos. Com esta atividade, pretendemos valorizar e reconhecer todos os alunos que ao longo do ano se esforçam para melhorar e manter as suas avaliações e os seus comportamentos. 

Captura de ecrã 2015-03-18, às 22.04.37.png 

Educador Social Jorge Pinheiro 15-03-2015​

_____________________

Encontro com a escritora Elsa Serra

A Biblioteca Maravilhas, no dia 2 de março, abriu as portas à escritora Elsa Serra que veio contar a história do seu último livro “Ungali” às cinco turmas do pré-escolar.

A história despertou o interesse das crianças e a escritora, com a sua arte de contar, soube captar a sua atenção e transportá-las para um mundo imaginário.

No final, como forma de agradecimento, apareceram pequenas lembranças e o ​encontro terminou com o habitual momento dos autógrafos para quem adquiriu o livro.

 

​Mais uma vez, sublinha-se a importância desta atividade na promoção do gosto pelo livro e agradecemos o empenho da Biblioteca Municipal e da professora bibliotecária do Agrupamento.

Professora Margarida Sequeira 12-03-2015

____________________________________________________________________

Minio​limpíadas da Matemática

No dia 28 de janeiro, os alunos das escolas do 1.ºciclo do nosso Agrupamento participaram nas 33.ª Olimpíadas da Matemática e os vencedores são:

MiniOlimpiadas.jpg 

Prof.ª Elsa Roque    11-03-2015

____________________________________________________________________

Visita ao Museu de Portimão

No dia 6 de fevereiro, a turma do 1ºA, da Escola de Coca Maravilhas foi visitar o Museu de Portimão, no âmbito do Projeto "Da sardinha à lata".
Com esta visita, ficámos a saber como funcionava a antiga fábrica de conservas.
No final, construímos a nossa própria lata de conserva.
Foi muito divertido, nós gostámos muito!
 
Prof.ª Dora Branco​ 10-03-2014​

____________________________________________________________________​

Visita às du​nas da Praia de Alvor
No dia dois de março, pelas nove horas e trinta minutos, os alunos do 4 ºA da Escola Eb1 Coca Maravilhas e as professoras Elsa e Mónica foram de autocarro visitar as dunas da Praia de Alvor, acompanhadas pelos biólogos Filipe e Sara da autarquia.
Assim que chegaram à praia, os alunos começaram a explorar o espaço à volta, principalmente as plantas que existiam nas dunas, relembrando o que tinham aprendido na sexta-feira anterior, durante a sessão teórica.
dunas_alvor.jpg 
Seguidamente observaram o cardo-marítimo,o estorno e o chorão, que é o bandido das dunas. Também encontraram pardais e uma carocha que são animais que vivem nesse habitat.
Para que todos os alunos compreendessem a importância da existência das dunas nas praias, foi realizado um jogo em que cada aluno representava um animal,uma planta ou uma força da Natureza.
De uma forma geral, os alunos gostaram muito da visita porque a paisagem era muito agradável e ainda porque perceberam, realmente, o valor das dunas e que as mesmas devem ser preservadas pelo Homem.
TEXTO COLETIVO-4º ACM

____________________________________________________________________

FESTA DO ATLETISMO 2014-15

A escola E.B. 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão participou na Festa do Atletismo que decorreu no Estádio da Bela Vista no dia 27 de fevereiro.

noticia.jpg 

aluno Marco Nobre do 5º A obteve um honroso 2º lugar na prova do MegaKilómetro.

Parabéns!

Jaime Gonçalves  04-0-2014

____________________________________________________________________

Ação de sensibilização: “Higiene do corpo e alimentação saudável”


A Turma PCCM participou, no passado dia 27 de Fevereiro, numa ação de sensibilização sobre higiene do corpo e alimentação saudável, a qual foi dinamizada pelas enfermeiras, Sara e Teresa, da Equipa de Saúde Escolar de Portimão.
Esta ação, que abrange todas as turmas do pré-escolar, transmitiu, de uma forma lúdica, as noções básicas de uma vida saudável e sensibilizou os mais novos para a sua implementação na vida diária.
Para que crianças se apropriem destas noções e as transformem em hábitos e rotinas diárias é fundamental o envolvimento de todos os que, diariamente, as acompanham e são responsáveis pela sua educação: a escola e a família.
Notícia_Saúde Escolar_imagem.png 
Professora Margarida Sequeira 03-03-2015​

​Comemoração do DIA DE SÃO VALENTIM

noticia2.png03-03-2015

__________________________________________________________​__________

Dia dos Afetos / Dia de São Valentim
noticia1.png03-03-2015
____________________________________________________________________

Carnaval no Jardim de Infância e E.B.1 de Coca Maravilhas
Carnaval sem desfile e fantasia não é Carnaval…por isso, o Jardim de Infância de Coca Maravilhas, no dia 12 de Fevereiro, iniciou a comemoração desta data com a organização de um desfile sobre o tema “Chapéus há muitos”. Os modelos que por lá passaram foram especiais e únicos, porque foram decorados e construídos pelos pais, que deram asas à imaginação e privilegiaram a reutilização de materiais.
No dia 13, as cinco turmas participaram no desfile de rua até ao Centro Comercial AQUA, conjuntamente com as turmas do 1º ciclo e a Unidade de Ensino Especial.
A todos os que colaboraram e nos acompanharam, o nosso
MUITO OBRIGADO!​
Educadora: Margarida Sequeira 03-03-2015


 
____________________________________________________________________
O Clube da Saúde no dia de São Valentim
noticia2.jpg Professora Ana Luisa Gonçalves 24-02-2015
____________________________________________________________________
Uma Palestra e Muito Mais...

noticia1.jpg
Professora Ana Luisa Gonçalves 27-02-2015
____________________________________________________________________

Carnaval Reciclado

O tema do Carnaval tinha como finalidade sensibilizar toda a comunidade escolar para os cuidados a ter com o ambiente e para a importância da reciclagem.

Assim sendo, foi solicitada a colaboração dos encarregados de educação para a elaboração dos fatos e adereços com materiais recicláveis.
DSCF7310[2]_p.jpgIMG_1193[1]_p.jpg  
O desfile foi um sucesso, os encarregados de educação colaboraram massivamente demonstrando muito empenho e criatividade.
IMG_1243[1]_p.jpg

Os docentes da EB1 e do Jardim de Infância de Vendas agradecem a todos os que se empenharam na concretização deste projeto, contribuindo para o sucesso do mesmo.​

DSCF7295[1]_p.jpg

______________________________________
Projeto ETwinning 8ºC
notícia videoconferência para site versão final.jpg


Publicação da notícia no facebook da escola da república Checa:

https://www.facebook.com/SPSHranice/posts/841773185884083 ​

Publicação da notícia na página da escola Secundária de Loulé:

https://www.es-loule.edu.pt/portal/   

Professora Ana Luisa Gonçalves 24-02-2015 ​
__________________________________________​​​____________________________________________________________________
COSTUMES E CANTIGAS DE TRADIÇÃO POPULAR

JANEIRAS

1.jpgNo dia quinze de janeiro, pela manhã, a nossa turma, C, (sexto ano) e os alunos de educação especial do 2º ciclo, acompanhados pelas professoras Maria João Cavalheiro e Helena Miranda, deslocaram-se, a pé, para comemorar e cantar as "Janeiras", em diversos locais.

Em primeiro lugar, dirigimo-nos à Escola Básica da Coca Maravilhas, à Unidade de Multideficiência e, a seguir, visitámos quatro turmas da educação pré-escolar deste estabelecimento de ensino.

Depois, encaminhámo-nos para as instalações da GNR, 2.jpgonde fomos muito bem recebidos pelos agentes que se encontravam no Posto. Todos se dispuseram a ouvir as janeiras, tendo havido um alegre convívio: no bar, ouviram-se cantares e convidaram-nos para conhecer as suas instalações.

Seguidamente, levámos os nossos cantares ao Lar de Idosos. Na sala de estar, partilhámos a nossa alegria com as pessoas mais velhas que nos pediram, para continuarmos a comemorar estes costumes e cantares tradicionais portugueses.

3.jpgDe regresso à nossa Escola, passámos pela Loja da Prio, surpreendendo funcionários e clientes com os nossos cantares. As pessoas ouviram-nos com muito interesse!

Finalmente, chegados à Escola, presenteámos com as janeiras a Direção, a Secretaria e a Reprografia/Papelaria.

Congratulamo-nos muito com esta atividade, pois proporcionou-nos um dia diferente e a possibilidade de contactar intimamente com costumes e cantares da tradição popular portuguesa e a relacionarmo-nos com pessoas que não fazem parte da comunidade educativa e com quem gostámos muito de interagir.

Notícia elaborada pela turma C do 6.º ano com o auxílio do Clube de Jornalismo 11-02-2015 

__________________________________________​​​_____________________________________________________________________

NO PAPEL DE ANFITRIÕES…

5.jpgNa manhã, dos dias vinte e vinte e um de janeiro, na escola sede Eng.º Nuno Mergulhão, realizou-se a 1.ª Fase dos Jogos do Campeonato Regional de Futsal, respetivamente, masculino e feminino, no âmbito do Desporto Escolar.

Das equipas masculinas, faziam parte alunos dos estabelecimentos de ensino D. Martinho Castelo Branco, Monchique e da nossa escola.6.jpg



As equipas femininas eram compostas por alunas desta escola, da E.B./ Secundária de Albufeira e Gil Eanes de Lagos.
Na quarta-feira, dia vinte e um, entre as nove horas e trinta minutos e as dezasseis horas, acolhemos discentes do Curso de Educação e Formação – Cuidados e Estética de Rosto e Corpo - do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, de Lagoa que, na Sala do Aluno, proporcionaram, à comunidade educativa, momentos de bem-estar e preciosas orientações sobre tratamentos de rosto e mãos.
7.jpgNessa mesma tarde e, em simultâneo, foi possível assistir ao torneio "Troféu Ténis de Mesa", dinamizado pelo aluno Rui Alberto do Sétimo ano, Turma C, do qual saíram vencedores Rodrigo Domingos, Lucas Guimarães e Carlos Jesus, primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente.

A nossa escola congratula-se pela variedade de atividades que se desenvolveram, nestes dois dias, assim como o sucesso que as mesmas obtiveram junto da comunidade escolar.

8.jpg 

Notícia elaborada pelo Clube de Jornalismo 11-02-2015

_________________________________________​​​____________________________________________________________________

Semana da Segurança na Internet

Hoje, comemora-se o Dia Internet mais segura. A equipa do Plano Tecnológico Educação do Agrupamento (PTE)​ planificou um conjunto de atividades que se vão desenrolar ao longo de toda a semana para informar e trabalhar com os alunos a temática. Das atividades previstas, destaca-se a Sessão de Sensibilização "Vamos falar de segurança na Internet" agendada para dia 11 de fevereiro às 18horas, aberta aos Encarregados de Educação.

Para mais informação sobre Segurança na Internet, consulte o site Seguranet: www.seguranet.pt

Prof: Jaime Gonçalves   10-02-2014

_________________________________________​​​___________________________________________________________________

"A nossa q​​uinta"

galinha (1).jpg

" Inserido no projeto "A Nossa Quinta" os alunos de Educação Especial da E.B. 2,3 Engenheiro Nuno Mergulhão, adquiriram, recentemente, uma galinha-da-índia cor de neve e duas lindíssimas rolas, com o contributo dos familiares do aluno Nuno Henrique, do 5º ano, turma C.

galinha (2).jpgEntusiasmados, todos os dias, os alunos têm cuidado e alimentado as aves com o auxílio das professoras de Educação Especial e do assistente operacional, Sr. António Gaio que, com carinho, consertou a "casa" destes animais.

Notícia elaborada pela docente Helena Miranda com o auxílio do Clube de Jornalismo  17-01-2015​

________________________________________​​​______________________________________________________________________



cartaz_visão.jpg​Rastreio à Visão


​Nos dias 15 e 20 de janeiro, realiza-se-á um rastreio à visão na E.B. 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão  dirigido aos alunos da escola. As inscrições efetuar-se-ão junto dos Diretores de Turma. Os alunos só poderão ser rastreados mediante a apresentação autorização dos Encarregados de Educação.

 

Este rastreio tem o apoio do grupo Conselheiros da Visão​.


Prof.ª  Ana Luísa Gonçalves  15-01-2015

___________________________________________________________________________________________


Badoxa na Eng.º Nuno Mergulhão


  badoxa.JPG  No passado dia 16 de dezembro de 2014, pelas dezasseis horas, na escola sede Eng.º Nuno Mergulhão, teve lugar um espetáculo de Kizomba, no âmbito das comemorações de final de período, que contou com a presença do cantor portimonense Badoxa e que foi acolhida com grande entusiasmo, por parte dos discentes.

    A iniciativa do Curso Vocacional de levar a efeito a Festa de Natal na Escola foi enriquecida com mais esta atividade dinamizada pelo SAAF e todos os alunos se congratularam pela oportunidade de contactar com um artista do género musical da sua preferência.

    Futsal 2014.JPGPelas 9h no Ginásio iniciou-se o Torneio de Futsal entre as diversas turmas, o qual colmatou com a final entre a turma vencedora (9.º B) e a equipa dos professores. Esta final teve lugar às 16.30 tendo a equipa dos professores saído vitoriosa.

    Ambas as atividades foram acolhidas com grande excitação pela comunidade escolar.

​Clube de Jornalismo - 13-01-2015

____________________________________________

Noel au coeur

     ​​​
Natal 2014.JPG


Paralelamente a estas atividades apresentou-se até ao Dia de Reis (6/1) no átrio da cantina, uma exposição de trabalhos dos alunos das turmas de Francês dos sétimo e oitavo anos de escolaridade, plena de criatividade e colorido, onde aqueles capricharam na execução de postais relativos à quadra natalícia.

Clube de Jornalimso 13-01-2​015

____________________________________________​

Galette des Rois

     galete rois.jpg  No dia 6 de janeiro, na aula de Francês, na escola sede do Agrupamento Vertical de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, os alunos da turma E do 7.º ano tiveram a oportunidade de se deliciarem com a famosa Galette des Rois.

        Esta iniciativa, realizada no âmbito da disciplina, teve como propósito a celebração do Dia de Reis, à maneira francesa, promovendo-se, deste modo, os hábitos e costumes culturais de um povo cuja língua é objeto de estudo, por parte dos docentes deste estabelecimento de ensino.

O Clube de Jornalismo  12-01-15​

____________________________________________

Pasteleiros do futuro

      pasteleiros do futuro.jpg No dia 4 de novembro, da escola sede do Agrupamento Vertical de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, partiram para Lisboa os alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) – Padaria / Pastelaria e do curso Vocacional para aí realizarem visitas a vários locais, no âmbito dos seus cursos.

       Estas visitas tiveram como objectivos conhecer o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, e a Fábrica dos famosos Pastéis de Belém. Esta última visita, a qual guiada, impôs-se, por se encontrar mais ligada ao campo de acção dos citados cursos.
        Cerca de trinta discentes acompanhados e orientados por cinco docentes concretizaram também um outro "sonho": o de visitarem o estádio de Alvalade, assistindo ao treino da equipa campeã nacional de Futsal do Sporting Clube de Portugal. 

       Esta iniciativa deu origem a uma reportagem realizada pela Sporting TV, na qual os nossos alunos foram as "estrelas".​

​Clubde Jornalismo 08-01-20​15

____________________________________________

​AVALIAÇÕES 1º PERÍODO​

​Informam-se os Encarregados de Educação e Alunos que as pautas referentes às avaliações do 1ºPeríodo, encontram-se afixadas  nas diversas escolas do Agrupamento. 

As avaliações poderão ser consultadas na internet, acedendo à área Consulta Alunos​, introduzindo o número de processo e número de identificação do aluno (CC, BI, Cédula, Pass.)

Pode consultar o Calendário de Reuniões  com os Encarregados de Educação aqui:

 E.B 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão

E.B. 1/ J.I. Coca Maravilhas​

E.B. 1/ J.I.​ de Vendas

____________________________________________


NOVIDADES…

        No dia 27 de novembro, realizou-se o Concurso de Karaoké, na Sala do Aluno da escola sede, para o qual houve uma grande adesão por parte dos discentes.

Sem Título.jpg           

          A divulgação do nome da vencedora do referido concurso, Diana Pica, do 9.º Ano, Turma A, ocorreu no dia seguinte, aquando da realização da segunda sessão de "Crepes & Waffles- Mel e Canela - Chocolate e Chantili - Açúcar e Canela ", atividade dinamizada, no mesmo espaço físico, pelos alunos do CEF de Pastelaria.

Sem Título.jpg 

       Ainda durante o mês de novembro, houve também uma atividade de restauro efetuada por discentes que se voluntariaram para tal: antigas e degradadas mesas foram reparadas e transformadas em mesas de xadrez, o que enriqueceu a nossa Sala do Aluno, atraindo, deste modo, a população escolar e motivando-a para a prática desta modalidade desportiva.

Sem Título_3.jpg 

Antes...                                                                Depois...

Clube de Jornalismo

____________________________________________

Diapositivo1.JPG

​__________________________________________________________________________

Sessão de Pilates​

pilatos.JPGNo passado dia 9 de dezembro, os alunos de Necessidades Educativas do 2º ciclo juntamente com a turma C do 5º ano, participaram numa sessão de Pilates que decorreu no pavilhão desportivo da EB 2,3 Engº Nuno Mergulhão. Ao som de melodias calmas, com o auxílio de um instrutor de Pilates, das professoras de Educação Especial e de Educação Física e da tarefeira, os alunos puderam experimentar movimentos de força, flexibilidade, agilidade e equilíbrio conjugados com o desenvolvimento da atenção/concentração, disciplina, controle das emoções e da mente.

Para além dos benefícios associados à modalidade a atividade contribuiu para o aumento do leque de experiências no seio escolar em articulação com a disciplina de Educação Física.

 

Notícia elaborada pela docente Helena Miranda com o auxílio do Clube de Jornalismo​

​__________________________________________________________________________

Visita de Estudo ao Veleiro Tara

No passado dia 12, as turmas 5.º/6.ºE e 6.ºD deslocaram-se com três docentes ao porto de Portimão para visitarem o Veleiro Tara.

Tara_veleiro.jpgO Veleiro Tara ancorou no porto da cidade de Portimão com o intuito de proporcionar  visitas a estudantes e ao público em geral e também para realizar uma conferência sobre o impacto dos microplásticos na fauna e flora marinhas.

Alunos e professores tiveram oportunidade de conhecer o interior do referido veleiro: o leme, os quartos, a sala-cozinha, a biblioteca, a casa das máquinas, a despensa e as casas de banho.

Os visitantes ouviram as várias explicações, em língua inglesa, sobre as missões em que o veleiro está envolvido e que contemplam uma vertente científica, relativa à poluição plástica e uma outra de sensibilização para os vários desafios ambientais ligados ao Mar Mediterrâneo.

Esta atividade foi muito apreciada pelos alunos que gostaram, particularmente, das várias aventuras marítimas que lhes foram contadas e que os motivaram a querer  conhecer mais e melhor este tipo de realidade.​

 (Notícia redigida pelos alunos do 5.º/6.º E  em colaboração com o Clube de Jornalismo, 18-11-2014​)

__________________________________________________________________________


A Semana da Alimentação

A "Semana da Alimentação" que integrou o "Dia Mundial da Alimentação" foi comemorada no Agrupamento em articulação com os Jardins de Infância e Escolas da Coca Maravilhas e Vendas. 

Das atividades realizadas, constam o concurso" Comer a Horas Certas", "Pesar e medir" cujo folheto foi elaborado pelas turmas do 5ºC e 7ºC, "Os apanhados da Alimentação Saudável" e almoços com os Encarregados de Educação. O curso CEF de Pastelaria também colaborou com a produção de uma receita saudável de queques de maçã, que foram distribuídos nas Escolas do Agrupamento.

A Coordenadora do EPS: Margarida Cartaxo

obesidade blog 987.jpg P_20141017_111004.jpg   
__________________________________________________________________________

COMEMORAÇÃO DO S. MARTINHO

NA ESCOLA ENG.º NUNO MERGULHÃO

​​​​​​

      No dia 11 de novembro de 2014, na escola sede Eng.º Nuno Mergulhão, comemorou-se o Dia de S. Martinho.

     Na Biblioteca escolar, realizou-se uma exposição, no âmbito do Dia de S. Martinho, através da qual, várias turmas do quinto e sexto anos de escolaridade, acompanhadas por docentes, puderam ler a lenda que lhe está associada, observar a sua ilustração e responder a uma ficha de compreensão/interpretação sobre a mesma.

      Em simultâneo, proporcionou-se, aos visitantes, o contacto com elementos vegetais, tradicionalmente, associados a esta comemoração: castanhas, ouriços e folhas de castanheiro.

       Paralelamente a esta atividade, realizou-se no átrio da cantina, a venda de castanhas, cujo evento foi organizado por dois alunos da turma C, do 8.º ano e o Educador Social, Vasco C. 

       Ambos os eventos superaram as expectativas dos seus dinamizadores.​

Clube de Jornalismo    18-11-2014​

 

_____________________________________________________________________________________

Clubes e Desporto Escolar

      Podes inscrever-te num dos vários Clubes ou Grupos Equipa oferecidos na Escola E.B 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão. Procura os professores responsáveis pelos mesmos e efetua a tua inscrição. Consulta os horários aqui.​
_____________________________________________________________________________________

À segunda, Há Pipocas

img1.png

“À segunda, Há Pipocas”, 
na escola sede do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão. 
Fomos procurar saber as razões da origem deste projecto
e
de como funciona no seio da comunidade educativa.

Segundo Vasco C., Educador Social da escola sede, o projeto pretende atingir diversos objetivos: reduzir o número de incidentes provocados por conflitos que, por vezes surgem, durante as brincadeiras entre os alunos; inserir novas atividades, durante os períodos dos recreios escolares, fomentando um clima mais sadio nesse espaço físico; envolver os jovens numa atividade lúdica e de partilha de experiências, na Sala do Aluno, à segunda-feira; fomentar um ambiente propício ao desenvolvimento de um espírito cooperativo; potenciar a transmissão de valores.img2.png

"A ideia surgiu, após se ter constatado que a segunda-feira era o dia da semana em que os conflitos ocorriam com maior frequência, perturbando o normal funcionamento do espaço escolar", explica o Educador Social. Assim, na sequência de conversas entre si, a assistente operacional da Sala do Aluno e alguns discentes, surgiu a possibilidade de se pôr em prática um projeto desta natureza que se resolveu designar por " À segunda, Há Pipocas".

O primeiro evento ocorreu no dia 14 de outubro, o qual se pode considerar "bem sucedido, pois houve bastante adesão por parte da comunidade escolar", informou o Educador Social.

Vasco C. prossegue, dizendo que "uma semana depois, se colocou a hipótese de se desenvolver um trabalho em parceria com os alunos do 7.º Ano do Curso de Percursos Curriculares Alternativos (PCA), no âmbito da disciplina de Manutenção de Instalações e com o docente que a lecciona", acrescentando que" essa atividade conjunta visa a construção de um carrinho para a confeção e venda de pipocas que, posteriormente, poderá ser também utilizado em outros eventos da escola."

Segunda feira lá estaremos! Até lá!

Clube de Jornalismo 06-11-2014​​
_____________________________________________________________________________________
Affiche ton Français

    français.jpgNo dia 28 de outubro de 2014, duas turmas do sétimo ano de escolaridade, da escola Eng.º Nuno Mergulhão, participaram no concurso de cartazes intitulado Affiche ton français!

   Esta iniciativa das respetivas professoras titulares da disciplina de Francês, no âmbito do convite enviado pela Associação Portuguesa dos Professores de Francês (APPF), tem como objectivo a promoção da aprendizagem da Língua Francesa.

   Os alunos das turmas C e E do sétimo ano de escolaridade, supervisionados por duas docentes, executaram, para este certame, em grupos de três, dois cartazes, cuja confecção obedeceu aos itens constantes no Regulamento da referida competição.

   Os projetos concorrentes serão expostos durante o XXII Congresso da APPF, o qual terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Faculdade Nova de Lisboa, nos próximos dias 7 e 8 de novembro.

  Alunos e professores participantes na elaboração dos melhores cartazes receberão prémios, tais como DVDs, CDs, Kit de actividades artísticas ou obras pedagógicas.

Clube de Jornalismo 04-11-2014​

 ___________________________________________________________________________________

Pastelaria em Família

       Hoje, dia 30 de outubro, na escola sede do Agrupamento Vertical de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, os alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) - Padaria/Pastelaria confecionam sobremesas, no âmbito da actividade "Pastelaria em Família".

     Quinze discentes do CEF de Padaria/Pastelaria, orientados pela docente Armanda Gomes, vão realizar um lanche - convívio, o qual tem como objetivo a partilha de sobremesas executadas a partir de receitas familiares, promovendo-se, deste modo, o intercâmbio Escola/Família. 

Clube de Jornalismo 30-10-201​4

__________________________________________________________________________
A Lagartinha Comilona
No âmbito do projeto de turma “Pais Leitores”, a D. Ivanilda veio ao Jardim de Infância de Coca Maravilhas, ler a história “A Lagartinha C​​​omilona”, de Eric Carle, às crianças da turma C.
Esta serviu de ponto de partida para a introdução da temática da alimentação, tendo possibilitado uma abordagem integrada e interdisciplinar.
Das atividades realizadas destaca-se a construção de uma lagartinha gigante, de gelatina, com patinhas de uva, olhos de banana e boca de laranja, que foi saboreada ao lanche, no Dia da Alimentação.
Educ.ª Margarida Sequeira 28-10-2014





​​










LA COUR DE BABEL EM PORTIMÃO

     cour de Babel.jpg No dia 10 de outubro de 2014, três turmas do sétimo ano de escolaridade, da escola Eng.º Nuno Mergulhão, assistiram, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), à exibição do filme La Cour de Babel.

      Os alunos das turmas C, D e E do sétimo ano de escolaridade, acompanhados por cinco docentes, deslocaram-se a pé, ao TEMPO, para visualizarem o documentário La Cour de Babel, da realizadora Julie Bertuccelli, no âmbito da Festa do Cinema Francês.

       O referido documentário reporta à temática da multiculturalidade escolar e aos problemas com que os jovens emigrantes se deparam ao frequentarem, diariamente, um espaço, até então, desconhecido, tendo que superar um dos principais fatores inibidores do estreitamento de relações interpessoais que, neste caso, é a ausência do domínio da língua francesa. Para tal, são inseridos numa turma de acolhimento, onde, pouco a pouco, aprendem a dominar essa língua estrangeira, o que possibilita a sua inserção social e o intercâmbio cultural.

21-10-2014 - Clube de Jornalismo


_______________________________________________________________________​______________


Projeto Educativo 2014-17

Pais, Professores, Alunos, Técnicos e Assistentes Operacionais participaram num encontro organizado para a definição de ações a implementar no âmbito do próximo Projeto Educativo. 
A participação foi excelente e as ideias surgiram num ambiente de partilha de opiniões que todos valorizaram. O documento final deverá estar pronto no final do 1º período e será implementado ao longo de três anos letivos.​

PE_2014-17 (1).jpgPE_2014-17 (2).jpg
PE_2014-17 (2).jpgPE_2014-17 (7).jpg

_____________________________________________________________________________________
Quadro de Excelência 2013-14

No dia 12 de setembro, os alunos do Quadro de Excelência das três escolas do Agrupamento foram premiados pela diretora com diplomas e medalhas reconhecendo o mérito de cada aluno. Pais e Encarregados de Educação  viram assim o esforço dos seus educandos recompensado e valorizado perante os membros da Comunidade Educativa.
Parabéns aos alunos premiados!
IMG_7044.JPG
IMG_7123.JPG
IMG_7161.JPGIMG_7164.JPG

_____________________________________________________________________________________

E.B 1 e J.I. da Coca Maravilhas preparam-se para reabrir portas em setembro com grande parte das instalações renovadas!

Parte do edifício antigo da E.B. 1 Coca Maravilhas encontra-se a sofrer obras de requalificação para melhorar as condições das instalações para alunos, funcionários e professores. Os edifícios da E.B 1 e do J.I. foram totalmente pintados. Foram substituídos, numa área do edifício mais antigo, os pisos, tetos, portas e janelas no sentido de melhorar a qualidade térmica e sonora bem como o conforto das salas. O Ginásio está também ele a ser intervencionado e as instalações apetrechadas com nova sinalética de segurança. A área de recreio está ser pavimentada e a zona de jogos receberá piso emborrachado e um parque infantil adequado à faixa etária dos alunos da E.B 1.

O ano letivo 2014-15 está a ser preparado com maior segurança e conforto para todos!​

coca_maravilhas_obras (1).jpgcoca_maravilhas_obras (2).jpg

Pinturas exteriores

coca_maravilhas_obras (4).jpgcoca_maravilhas_obras (6).jpg
Salas de aula


coca_maravilhas_obras (3).jpgcoca_maravilhas_obras (5).jpg 

Ginásio e pavimento exterior na zona do recreio​

_____________________________________________________________________________________
Manuais.jpg


Manuais Escolares 2014-15

Pode consultar os manuais escolares adoptados clicando no nome da escola:


Os alunos do 6.º ano de escolaridade que, no ano letivo 2012_13 e 2013_14 foram beneficiários de escalão A e B deverão proceder à entrega dos Manuais Escolares facultados/adquiridos através dos auxílios económicos, na secretaria da E.B. 2,3 Eng.º Nuno Mergulhão, entre os dias 28 e 31 de julho.

Caso os manuais não sejam entregues os alunos não poderão beneficiar dos auxílios económicos no próximo ano letivo, nesta ou noutra escola.​

____________________________________________________________________________________________
Q_Execelencia.jpg          Quadro de Excelência 2013-14
​     Foram apurados os alunos do Quadro de Excelência 2013-14. A direção do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão, os docentes dos vários estabelecimentos e toda a comunidade escolar dá os parabéns aos alunos do Q.E.   A entregua de diplomas efectuar-se-á em setembro 2014.  Consulte a lista dos alunos premiados aqui.
_______________________________________________________________________________
​​Uma história especial: "O macaco do rabo cortado"...
macaco.jpg
No âmbito do projeto abraçado pela turma do 2ºano da Escola EB1/JI das Vendas e pela professora titular de turma, Sílvia Silva, “Leitura a par”, a docente de Educação Especial, Patrícia Lamy, em realizou com o aluno Ricardo Evaristo uma apresentação da adaptação da história intitulada “O macaco do rabo cortado” de António Torrado, onde foram trabalhadas as competências das várias áreas definidas no Programa Educativo Individual do aluno. 
Foi um trabalho que passou por várias fases sempre com o entusiasmo do aluno presente: desde a seleção e escrita da história, a gravação da sua voz e a dos colegas com a correta dicção, a ilustração, a utilização dos programas Paint e Powerpoint no computador, a modelagem de personagens e objetos, a montagem da apresentação, até à própria exposição do trabalho final aos colegas/turma. Aqui fica a partilha deste trabalho no âmbito da Educação Especial.

Prof. de Ed. Especial Patrícia Lamy 
(com a autorização da professora 
titular de turma, Sílvia Silva)
PS: Clique na imagem para ver a apresentação
_____________________________________________________________________
arraial.gifArrai​al de Final de Ano
Cartaz_Arraial_04.jpg 
É com enorme satisfação que a escola sede de  Agrupamento de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão acolheu, na passada sexta-feira, os alunos, Pais e Encarregados de Educação no  Arraial de final de ano letivo.
Alunos de todos os ciclos cantaram, dançaram e encantaram todos os presentes e vendo assim o seu trabalho valorizado. 
Uma iniciativa a repetir no próximo ano!​
_____________________________________________________________________
Visita de Estudo à Unidade de Multideficiência da Escola da Coca-maravilhas ​

No dia 5 de junho a Turma do 6ºC da Escola E. B.2/3 Eng.º Nuno Mergulhão foi visitar a Unidade de Multi-deficiência do Agrupamento sediada na Escola EB1+J da Coca Maravilhas. É de salientar a simpatia com os alunos e  a equipa da Unidade, Coordenada pela Professora Gisela Maia,  acolheram a turma visitante acompanhada pela Diretora Turma, Professora Margarida Cartaxo e o Professor de Inglês, Ivo Pires. O mais importante foi o desenvolvimento de uma atividade conjunta com todos os alunos presentes. A turma do 6ºC cantou uma canção "Sou conquistador" , que foi admiravelmente acompanhada com instrumentos de percussão pelos alunos da Unidade. Seguidamente os alunos do 6ºC fizeram uma visita guiada pelas várias salas destinadas à realização de um trabalho específico e relativo à problemática de cada aluno da Unidade.
Esta foi uma experiência de partilha e cooperação cuja atividade foi planificada no âmbito do Projeto Hino à Vida que integra o PTT do 6ºC. 

Prof.ª Margarida Cartaxo

​_____________________________________________________________________​​
Visita ao Parque Eólico

Última visita! Fomos ao Parque Eólico de Vila do bispo. Vimos os “moinhos” por dentro! Que altos! O Sr. André, funcionário do Parque, mostrou-nos e explicou-nos como sobe até ao cimo (80m de altura) e dos cuidados que deve ter a fazê-lo (usar o arnês, luvas, capacete e um cinto que prende quando pára, para  não o deixar escorregar… que perigoso!) Vimos um pequeno computador numa parede, onde se pode ver a velocidade do vento e a quantidade de energia produzida no momento e algumas fotos da construção/montagem dos moinhos e de como é lá em cima. Depois fomos ver o parque de painéis fotovoltaicos pertencentes àquela empresa. Ficámos a saber que toda aquela energia ali produzida é vendida à EDP e abastece a cidade de Lagos.
E assim chegámos ao fim das visitas que nos levaram ao mundo das energias alternativas da nossa região… Gostámos e aprendemos imenso!
​​​
Turma PBCM
Educadora Madalena
____________________________________________________________________
Mini Olímpiadas da Matemática​
Decorreu no passado dia 4 de Junho, na E.B1/JI de Vendas e E.B.1/JI Coca Maravilhas, as Mini Olímpiadas da Matemática para alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade. Os alunos participantes foram:
3.º ano Coca Maravilhas
Beatriz Varvus
Bruna Teodoro
Cristiana João
Diogo Tiago
Hugo Nunes
Isabel Correia
Lenny Costa
Paula Popescu
Rui Pomba
Samuel Guerreiro
Sankum Darame
3.º ano Vendas
Bruno Amaro
Daniel Guerreiro
Inês Adrião
Miguel Marinescu
Rafael Rosa
Yuri Silva
4.º ano Coca Maravilhas
André Nobre
Bárbara Vicente
Bruno Costa
Carolina dos Reis
Daniel Ciobanu
Érica Simões
Gonçalo Silva
Marco Guerreiro
Núria Chaves
Aguarda-se ainda a listagem de vencedores a nível nacional, que será disponibilizada pela organização nacional das mini-olímpiadas.
Prof.a ​Carmen Ribeiro
Coordenadora do grupo 500​
_____________________________________________________________________

Conhecer, Experimentar, Rentabilizar… os nossos Recursos

O grupo da sala 5 do J.I Coca Maravilhas, abriu as portas da sala e resolveu viver alguns momentos a conhecer o mundo lá fora, a experimentar situações novas… A desenvolver o projeto “Conhecer, Experimentar, Rentabilizar… os nossos Recursos”, no âmbito da 11ª edição do prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciências na escola” 
Para saber como se faz a recolha e um primeiro tratamento a óleos domésticos usados, visitámos a empresa Reciclimpa em Lagoa, no dia 5. No fim da visita recebemos um lanchinho, um diploma e ainda brincámos com um cisne de gelo… bem fresquinho! 
No dia 16, foi a vez de visitarmos o Sítio das fontes, onde vimos como pode ser aproveitada a energia da água, com o moinho de maré, a energia solar, observando os painéis fotovoltaicos e a utilização da energia da biomassa, na cozedura do pãozinho com chouriço que levámos para casa. Também testemunhámos o aquecimento da água feita num simples forno solar….
Antes, no dia 15, tínhamos ido ao Zoo de Lagos, com a Turma do 1º A, na visita de fim de ano e que também nos proporcionou momentos memoráveis!
Foi realmente uma semana fantástica!

Educadora

Madalena Calão Janes

___________________________________
Visita de Estudo a Gibraltar e a Sevilha
No âmbito das disciplinas de Inglês e Espanhol realizou-se nos passados dias 15 e 16 de maio uma visita de estudo a Gibraltar e a Sevilha. 
Na visita, que contou com a participação de alunos das turmas 8ºA, 9ºA e 9ºB, foi possível proporcionar uma experiência inolvidável, desenvolver competências pessoais, sociais e pedagógicas no âmbito de todas as disciplinas envolvidas e promover a interação com os habitantes locais de uma forma proativa e criativa.
Prof.a Cláudia Malha
​​
____________________________________
MAIO - MÊS DO CORAÇÃO
No âmbito do projeto EPS, aos alunos do 7º C decidiram comemorar o Mês do coração. Assim, realizaram uma atividade cujo intuito é sensibilizar a população escolar para um dos órgãos mais importantes do nosso organismo, o CORAÇÃO! Aqui ficam algumas fotos do trabalho elaborado por estes grandes artistas!
Prof.a Cláudia Martinho
​​
________________________________________________________

​Laço Humano em frente à CMP

A Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, de todo o país, associam-se, desde 2008, para a organização de atividades no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância em Abril.

Foto Laço Gigante.jpg

"O projeto Mergulha Por Ti (mão), promovido pelo Agrupamento, uniu-se à CPCJ de Portimão e à Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e propôs um conjunto de iniciativas no âmbito do mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis.No dia 29 de abril, pelas 11h da manhã, os alunos do agrupamento do 5º e 7º anos e Unidade Multideficiência, vestidos de azul, deram as mãos pela Prevenção dos Maus Tratos Infantis, em frente à Câmara Municipal de Portimão, que também abraçou esta causa. A Sra. Presidente, Dra. Isilda Gomes falou aos jovens sobre a importância desta iniciativa e de unirmos esforços nesta causa que é de todos. Este evento contou com a presença da Sra. Presidente da CPCJ Portimão, Dra. Ana Vicente e da Dra Ana Figueiredo, Vereadora da CMP.​
Coordenadora do Projeto Mergulha Por Ti (mão)​ Sónia Fazenda

_____________________________________________________________________

De Portas Abertas ao 25 de Abril

O 25 de abril, na escola E.B.2,3 Eng.º Nuno Mergulhão, está a ser celebrado desde o dia 24 e a sua comemoração prolongar-se-á até 13 de junho do corrente ano.

As docentes Maria Paula Alves e Sílvia Pereira, professoras de Português e Bibliotecária, respectivamente, realizaram uma exposição intitulada “As Portas que Abril Abriu - 25 de Abril, Sempre!” (poemas alusivos à Liberdade de autores portugueses contemporâneos e fotografias da autoria de Alfredo Cunha com textos e legendas de Adelino Gomes).

Na referida exposição, encontram-se também imagens de textos que foram objeto de censura por terem sido escritos durante o período fascista - Revista Ilustração n.º 38, datada de 1927, assim como o livro de contos histórias de Amor de José Cardoso Pires.

Esta iniciativa tem como objectivos relembrar a comunidade escolar da grandeza e importância deste acontecimento para o povo português e, em simultâneo, sensibilizar os mais jovens para a defesa da Liberdade, aos quais se solicita que deixem o registo da sua opinião.​

Tiago Estremores, 8.ºano, turma A, maio de 2014

 

____________________________________
O grupo "sexta insónia" apresenta hoje "O Hotel" na Culturgest
Quem ainda não teve oportunidade de entrar neste "Hotel" poderá fazê-lo ainda hoje(18-05-2014) na Culturgest às 16h.
Os Sexta Insónia participam pelo quarto ano no Panos – palcos novos palavras novas, depois de terem sido seleccionados, pelo terce​iro ano consecutivo, como grupo finalista. 
O Panos é um projecto da Culturgest que junta a nova escrita para teatro ao teatro que é feito nas escolas ou por grupos juvenis.
Com encenação de Sandro Willi​am Junqueira, a peça que apresentam este ano tem como ponto de partida "O Hotel" de Gonçalo M. Tavares. 
Cartaz_Teatro.jpg 

_____________________________________________________________________

Final Online do SupertmatiK
STK
Foram realizadas neste mês as finais online do Supertmatik, tendo sido acompanhadas pela Professora Sílvia Pereira e Professor João Vieira, respetivamente, no 1.º e no 3.º ciclos,
Os alunos participantes foram:
2.º ano - E.B.1/JI Vendas: Di​ogo Fazenda e Miguel Penisga
3.º ano - E.B.1/JI Vendas: Yuri da Silva e Rafael Rosa
3.º ano - E.B.1/JI Coca Maravilhas: Lenny Costa e Cristiana Filipa João
4.º ano:E.B.1/JI Coca Maravilhas: Bruno Miguel Costa e
Lucas Pinheiro
7.º ano - E.B. 2,3 Eng.º Nuno Mergulhão: Leonardo Silva e Melissa Ludovino
9.º ano - E.B. 2,3 Eng.º Nuno Mergulhão: Francisco Loureiro e João Magueijo

Embora nenhum aluno se tenha qualificado no Top 10 (nacional ou internacional), os resultados foram bons em especial os dos alunos das Vendas, tendo conseguido, os alunos do 2.º ano, ficado no 100 primeiros e os alunos do 3.º ano, ficado entre 100 e 200 primeiros.​

Prof.a Carmen Ribeiro
(2014/05/15)
_____________________________________________________________________
Olimpíadas Concelhias da Matemática

Dos três alunos do Agrupamento que participaram nas 10as Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática, Final do Barlavento, realizadas no dia 14 de maio de 2014, na Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos:
João Gariso – 7ºC
Francisco Loureiro – 9ºB
Dionsie Tarlev – 9ºC

Foram apurados dois para a participação na Finalíssima a realizar no dia 28 de maio de 2014, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve.
João Gariso – 7ºC
Dionsie Tarlev – 9ºC
Prof. Luís Gariso​​
_____________________________________________________________________
Dia da mãe no J.I.

No passado dia 5, 2ª feira de manhã as portas da sala 5 do J.I. Coca Maravilhas abriram-se para as mães. Convidámo-las a passar com os filhos alguns dos momentos por eles vividos ali no dia a dia desta sala. O resultado foi, mais uma vez, muito agradável para todos. Entre jogos, livros, modelagem com barro (a atividade mais escolhida por mães e filhos), ginástica/dança e o jogo dos arcos, a que se seguiu a entrega da prenda da mãe realizada por cada um e diplomas de participação nas atividades, partilharam arte, miminhos e muita alegria!
Convidamos as mães que gostariam mas que não puderam vir neste dia, a vir noutro dia qualquer… porque todos os dias podem ser dia das mães!

Educadora Madalena Calão Janes
​​

____________________________________________________________________
O grupo "sexta insónia" foi seleccionado para o festival PANOS da Culturgest
Quem ainda não teve oportunidade de entrar neste "Hotel" poderá fazê-lo de 16 a 18 de Maio.
Os Sexta Insónia participam pelo quarto ano no Panos – palcos novos palavras novas, depois de terem sido seleccionados, pelo terce​iro ano consecutivo, como grupo finalista. 
O Panos é um projecto da Culturgest que junta a nova escrita para teatro ao teatro que é feito nas escolas ou por grupos juvenis.
Com encenação de Sandro Willi​am Junqueira, a peça que apresentam este ano tem como ponto de partida "O Hotel" de Gonçalo M. Tavares. 
Cartaz_Teatro.jpg 

_____________________________________________________________________

 O nosso agrupamento é anfitrião do ENCONTRO REGIONAL TEIP sob a temática:

PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO: CONTRIBUTO DA EQUIPA MULTIDISCIPLINAR

Este conta com a participarão todas as escolas TEIP do Algarve e tem como principais objetivos:

- Promover a reflexão em torno do papel da equipa multidisciplinar em contexto escolar e contribuir para a potencialização do trabalho da equipa multidisciplinar enquanto elemento promotor do sucesso educativo.

A primeira parte está reservada aos participantes inscritos das várias escolas e a segunda parte, aos elementos indicados por cada agrupamento.

Agenda - 07-05-2014

14h00-14h15

Receção e apresentação

(Boas vindas, explicação acerca da metodologia a ser utilizada)

14h15-16h15 Círculos de reflexão
16h15-16h30 Intervalo
16h30 -17h Elaboração das súmulas temáticas / Intervenção da CPCJ de Portimão
17h-18h Plenário

____________________________________________________________________

Concurso - Logótipo para o clube do EPS (Educação para  a Saúde)
​Foi eleito o logotipo mais criativo para o EPS! 

A proposta mais votada, com trinta e sete votos, foi a doze. Parabéns ao aluno vencedor!
(Por lapso, a proposta indicada anteriormente não correspondia à mais votada como visível no gráfico)

12.jpg 

eps_2.jpg 
 

_____________________________________________________________________

Sessão de Sensibilização – Adições

pspNo âmbito das atividades propostas pela equipa da Educação Para a Saúde (EPS), do nosso agrupamento, será dinamizada uma sessão de sensibilização amanhã, quarta-feira dia 23 de abril, sobre a temática: Adições. Esta contará com a participação de elementos da PSP dePortimão.

_____________________________________________________________________
Páscoa em Família

Os alunos da nossa escola realizaram mais um almoço  com alguns Encarregados de Educação e professores comemorando-se a Páscoa em Família.
Prof.a Margarida Cartaxo

_____________________________________________________________________
 
 
 
Nesta fase da competição é possível aceder livremente a uma versão limitada do superTmatik online (http://www.eudactica.com/supergame/supergame.html). 
  • Pretende-se que durante este período os alunos se ambientem ao tipo de prova que irão realizar aquando da grande final online e não que treinem virtualmente. 
  • As sessões de ambientação estão abertas a toda a comunidade escolar, não sendo necessária a introdução de quaisquer dados de acesso.
Resultados da fase de apuramento do SuperTmatik Cálculo mental
Captura de ecrã 2014-04-6, às 22.09.47.png 
 

 
Apurados das Atividades do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

Apurados para a Final Online do SupertmatiK
Campeão do 7º ano Leonardo Miguel Pais Silva
Vice-campeão do 7º ano Melissa Alexandra Ramos Ludovino
Campeão do 8º ano João Manuel dos Reis Zorrinho
Vice-campeão do 8º ano Alin Andrei Cojocaru
Campeão do 9º ano Francisco Pereira Loureiro
Vice-campeão do 9º ano João Miguel Magueijo

Vencedores PeddyPaper
2.º Ciclo
Nome da Equipa:O Bando das 4 
Turma: 5.ºD
Nome dos Participantes: Iara Jerónimo, Marta Vicente, Morgana Colaço e Nicole Guimarães. 

3.º Ciclo
Nome da Equipa: As Silva Rosa
Turma: 7.ºD
Nome dos Participantes: Andreia Silva ; Daniela Silva; Micaela Silva e Mara Rosa 

 

 
​A entrega de diplomas e prémios será realizada no dia "Escola em Movimento" (último dia do 3.ºP)

_____________________________________________________________________
O CEF de Horta/Cozinha na DUAL

 
​Na passada terça feira dois alunos do CEF de Horta/cozinha e a psicóloga do SAAF visitaram o centro de formação Dual, para conhecer a oferta educativa deste centro e posteriormente divulgá-la na nossa escola . Provaram alguns petiscos do curso de cozinha e também cocktails do curso de barman. Foi interessante.
Psicóloga Ana Rasquinho
IMG_20140401_100502.jpg 
 
_____________________________________________________________________
Trabalhos relativos à Estrutura Interna da Terra
Os trabalhos foram elaborados pelos alunos do sétimo ano de escolaridade, nomeadamente das turmas 7ºB, 7ºC e 7ºD, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
Prof.a Marta Brito
​​
_________________________________________________________________________​
Visita a Alcalar
A turma do 6ºA - Curso Vocacional - visitou no dia 21 de Março os túmulos megalíticos de Alcalar. Os alunos realizaram várias atividades, orientadas pelos monitores do Museu de Portimão, com o objetivo de compreender a vida há 5 mil anos atrás.
A visita foi organizada no âmbito da disciplina de História, pelo Professor Francisco Abreu.

 
Prof.ª Andreia Coutinho
Alcalar_Noticia-cópia.jpg 
___________________________________​______________________________​​​
Pais e Filhos no dia do Pai

 
No dia 19 de março foi um “Dia do Pai” especial na sala 5 do J.I. da Coca Maravilhas. A um convite aos pais para virem à sala desenvolver atividades com os filhos, muitos foram os que compareceram. Uns de manhã, em atividades na sala (modelagem com barro, jogos, pintura ou outra atividade que os pais quisessem trazer), outros à tarde, num jogo de futebol entre “Pais e Filhos”. As crianças adoraram e os pais… também se mostraram bem divertidos! No final, houve certificados para os pais participantes, entregues pelos filhos, para além da prenda que “secretamente” tinham realizado! 
Sabemos que nem todos puderam comparecer e é sempre difícil os mais pequenos perceberem porque não vieram os seus pais… Mas todos acreditamos que não conseguiram! Mas, fica o convite: poderão vir noutro qualquer dia… Ficamos à espera!
Prof.a Madalena Calão Janes
​​
___________________________________​______________________________

Jogos do tempo em que os pais eram meninos


A comemoração do dia do pai foi uma oportunidade para trazer os pais ao Jardim de Infância e promover momentos de partilha entre gerações.
A turma C convidou os pais a revisitarem a sua infância e a relembrarem os jogos a que costumavam brincar, quando eram meninos, para depois virem ensiná-los às crianças.
Os piões rodopiaram e os berlindes rolaram…os pais e as crianças partilharam momentos e brincaram juntos..
Para além da aprendizagem sobre alguns jogos tradicionais que fazem parte do nosso património e da infância dos pais, foi o convívio e os afetos que se trocaram, que tornaram estes momentos especiais para todos.
Obrigada!
Prof.a Margarida Sequeira

___________________________________​______________________________
Cartaz_Teatro.jpg 

O Grupo de Teatro da Escola E.B 2/3, "Sexta Insónia", volta a apresentar no teatro "O TEMPO" a sua nova produção. A estreia está marcada para dia 18 de abril pelas 21h30.

___________________________________​______________________________​​

Os Premiados!

A turma do 2.AVD recebeu o tão esperado prémio e certificado de Participação no Concurso " Mergulha na Internet Segura" promovido pela equipa PTE da Enm Portimão

A turma agradece. 

Gostaram muito!

Captura de ecrã 2014-03-25, às 20.34.34.png 
 

___________________________________​______________________________​

Prenda do Dia do Pai
Sala 3 JI Coca Maravilhas
Feliz Dia do Pai!

Prof.a Eunice Reias

Captura de ecrã 2014-03-25, às 20.38.53.png 
 

___________________________________​______________________________​

 

Dia do PI e Peddy Paper
No âmbito da Comemoração do Dia do PI, o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais dinamizou duas atividades: o peddypaper “Ciência em Movimento” e o Concurso Pi_Mnemónicas. Esta última atividade (Concurso Pi_Mnemónicas) ocorreu em articulação com o Departamento de Línguas.
A adesão a ambas as atividades foi elevada.
No PeddyPaper estiveram presentes 30 equipas dos vários anos de escolaridade, num total de cerca de 120 participantes. 
Relativamente à atividade PI_Mnemónicas, foram a Concurso 34 frases elaboradas pelos alunos, as quais serão, posteriormente, selecionadas, tendo em vista a eleição das três melhores.
Felicita-se a turma B, do 9.º ano que participou no apoio à organização destes dois eventos e estiveram à altura do desafio proposto. 
Foi ainda realizado o apuramento para o Compeonato Supertmatik – Cálculo Mental da nossa Escola, cujos resultados serão divulgados no site do Agrupamento e afixados nas vitrines, junto ao bar dos alunos.
​​​​
___________________________________​______________________________

Constituição das Plantas

Captura de ecrã 2014-03-19, às 18.30.41.png 
(Clique sobre a imagem para ver mais fotografias)

Esta tarde, duas alunas do 5.°D da Enm Portimão apresentaram um PowerPoint à turma do 2.AVD, sobre a " Constituição das Plantas". As alunas Morgana Colaço e Marta fizeram um brilharete junto dos meus alunos. Parabéns pelo vosso trabalho! Queremos mais!

Prof.a Sílvia Silva

_________________________________________________________________

Captura de ecrã 2014-03-19, às 18.18.23.png 
(Clique sobre a imagem para ver o vídeo)
Mais uma partilha relacionada com ​a " leitura a par". O meu aluno André Duarte e Raquel Duarte apresentaram, na sexta-feira, à turma do 2.ano das Vendas, a história da " Revolução das Letras" da obra o Têpluquê, de maneira diferente. Foi muito giro! Espero que se consiga ouvir bem , pois é um " mimo" ouvir o André dizer as suas falas. Tanta expressividade! Tanta entoação! E as falas todas decoradas. Parabéns aos dois! Obrigada​
Prof.a Sílvia Silva
________________________________________________________________

 
 
Dia do PI

 
 

No âmbito da Comemoração do Dia do PI, o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais dinamizou duas atividades: o peddypaper “Ciência em Movimento” e o Concurso Pi_Mnemónicas. Esta última atividade (Concurso Pi_Mnemónicas) ocorreu em articulação com o Departamento de Línguas. A adesão a ambas as atividades foi elevada.

No PeddyPaper estiveram presentes 30 equipas dos vários anos de escolaridade, num total de cerca de 120 participantes. Relativamente à atividade PI_Mnemónicas, foram a Concurso 34 frases elaboradas pelos alunos, as quais serão, posteriormente, selecionadas, tendo em vista a eleição das três melhores.

Felicita-se a turma B, do 9.º ano que participou no apoio à organização destes dois eventos e estiveram à altura do desafio proposto.

Foi ainda realizado o apuramento para o Compeonato Supertmatik – Cálculo Mental da nossa Escola, cujos resultados serão divulgados no site do Agrupamento e afixados nas vitrines, junto ao bar dos alunos.

_____________________________________________________________________
10.ªs Olímpiadas Concelhias da Matemática

 
​​Realizou-se no nosso agrupamento, no passado dia 12 de Março, o apuramento a nível de escola para as 10.ªs Olímpiadas Concelhias da Matemática. Participaram os alunos João Gariso da turma C do 7.º ano, Francisco Loureiro e João Freitas da turma B do 9.º ano, Dionise Tarlev e João Magueijo da turma C do 9.º ano. 

Foram apurados para a Final do Barlavento os alunos João Gariso (1.º lugar),Francisco Loureiro e Dionise Tarlev (2.º lugar), que decorrerá na Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos, no próximo dia 30 de Abril.

A Coordenadora do Grupo Disciplinar
_____________________________________________________________________

Captura de ecrã 2014-03-11, às 17.36.50.png 
 

 

 
_____________________________________________________________________
Fomos a Lisboa

No passado dia 27 de fevereiro, as turmas A, B e C do 9.º ano de escolaridade foram assistir, em Lisboa, à representação da peça de teatro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos. Alunos e docentes visitaram também monumentos e espaços alusivos aos Descobrimentos Portugueses como motivação para o estudo da obra Os Lusíadas de Luís de Camões. A Visita de Estudo terminou com a ida ao Pavilhão do Conhecimento, onde todos poderam contactar com a Ciência, através de diferentes atividades experimentais.

Os discentes do CEF de Cozinha e Produção Agrícola também assistiram ao espectáculo teatral, tendo-se deslocado, posteriormente, às instalações do "Horto do Campo Grande" a fim de as conhecerem e de terem oportunidade de observar as variedades de espécies vegetais que lá se encontram. No final, todos os elementos envolvidos manifestaram a sua satisfação pelo evento.

_____________________________________________________________________

 
MEGAKILÓMETRO e CORTA-MATO Regional

 
O aluno Pedro Cotão foi o Primeiro classificado
na prova do  MegaKilómetro  Regional, categoria  infantil A masculino , realizada no Estádio da Bela Vista no Parchal no dia 21 de fevereiro. Foi ainda 2º classificado no Corta-mato Regional que se realizou no dia 7 de fevreiro em Albufeira. 
 O seu sucesso orgulha a escola E.B. 2/3 e os seus professores. Parabéns!

foto.JPG 
 
_____________________________________________________________________

 
Visita de Estudo ao Centro de Ciência Viva do Algarve - Faro ​

 
No âmbito das disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais, os alunos dos 7º anos foram, no dia 11 de fevereiro, a uma visita de estudo ao CCV do Algarve.
Aqui ficam algumas fotos desta visita.

 
Professora Cláudia Martinho

 
 
 
_____________________________________________________________________

 
​Sessão de sensibilização BULLYING ​

 
No âmbito do Projecto EPS os alunos dos 5º anos e 7º anos participaram, nos dias 20 e 21 de fevereiro, numa sessão dinamizada pelas Técnicas da APAV, sobre a temática do Bullying.
Aqui ficam algumas fotos desta sessão.
 
Coordenadora do EPS, Cláudia Martinho​

 
​​_____________________________________________________________________

 
​Dia dos Namorados 

 
 
No âmbito do Projeto EPS os alunos do nosso Agrupamento comemoraram o Dia dos Namorados elaborando pequenas frases sobre o Amor e os Afetos. Aqui vos deixamos algumas fotos desta atividade.

 
A coordenadora do EPS, Cláudia Martinho​
 
 
​​_____________________________________________________________________
 
Nas Vendas navega-se com segurança

 
No âmbito do dia " Europeu da Internet mais Segura" e no seguimento da Ação de Sensibilização realizada pela G.N.R aos alunos do 2.º ano, a turma do 2.º A da E.B.1/ JI de Vendas decidiu participar no Concurso Interno " Mergulha na net com segurança"do Agrupamento Vertical de Escolas, Eng.º Nuno Mergulhão.

 
Os alunos elaboraram frases alusivas ao tema com todas as letras que formam as palavras " Internet Segura". Cada frase transmite uma mensagem de alerta/cuidados a ter com o uso da Internet.

 
Professora Silvia Silva​
 
 


 
_____________________________________________________________________

 
Leitura partilhada na  EB1 das Vendas

 
Não podia deixar de partilhar este pequeno vídeo que faz parte de uma das atividades do nosso agrupamento que é a “ Leitura a Par”. O meu aluno Vasco e mãe tiveram a belíssima ideia de apresentar a história do” grão de milho” através de um pequeno teatro. 
Foi excelente! 
Obrigada Vera e Vasco 

Aproveito, também, para agradecer aos outros pais e alunos que já tiveram a oportunidade de nos presentear com a leitura de uma história. Foram todos muito bons!
Quero mais! Queremos mais!

Prof.a Sílvia Silva

 
____________________________________________________________________

 
"Trust" Uma história de confiança apresentada aos alunos do 5ºano 

 
Os alunos do 9ºA dinamizaram, no passado dia 13 de fevereiro, uma atividade no âmbito da semana comemorativa da internet segura, dirigida aos alunos do 5º ano. Foram abordados assuntos ligados à utilização responsável da internet.
A atividade consistiu na apresentação do trecho de um filme seguido da dinamização de um debate sobre questões à plateia.
Os alunos do 9ºA agradecem a colaboração de todos os participantes em especial dos professores Francisco Abreu, Margarida Cartaxo e Raquel Martins, assim como aos professores da equipa PTE: Jaime Gonçalves e João Vieira.​​
 
 


 
____________________________________________________________________

 
Semana da Segurança na Internet 2014

A Equipa PTE do nosso agrupamento preparou um conjunto de atividades que serão dinamizadas, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Segurança na Internet 2014, ao longo da próxima semana. Destacam-se a Sessão de Sensibilização dirigida aos Pais e E.E. no dia 11 de fevereiro às 18 horas na E.B. 1 Coca Maravilhas e o concurso dirigido aos alunos do Agrupamento. (Regulamento do Concurso aqui:https://dl.dropboxusercontent.com/u/45457740/Notícias%201º%20Página/Regulamento_concurso.pdf)
 
 
_____________________________________________________________________

Encontro de Xadrez
Realizou-se no dia 5 de Fevereiro na Escola João Lúcio, na Fuzeta, um encontro de Xadrez entre os alunos desta escola e uma equipa da escola Eng. Nuno Mergulhão. O torneio foi realizado no sistema Schevenningen em que todos jogaram contra todos em 5 rondas.
Resultado final por equipas:
Escola EB 23 João Lúcio (Fuzeta) 15,5
Escola EB 23 Nuno Mergulhão (Portimão) 9,5


 

_____________________________________________________________________

Planetas do Sistema Solar
Os alunos dos 7º B, C e D realizaram, no âmbito da disciplina de Físico-Química, uma atividade que consistia na elaboração de um planeta do Sistema Solar.
Aqui ficam algumas fotos das criações destes grandes artistas!
 
 ​​
______________________________________________________________________________​
Concurso - Postal de Natal - Águas do Algarve

IMG_7037.JPG
Três trabalhos de alunas da escola E.B. 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão foram escolhidos por entre centenas de postais enviados à empresa Águas do Algarve no âmbito do Concurso promovido por esta entidade. As alunas foram premiadas com Menções Honrosas e brindes de participação. ​
Os parabéns à Érica, Nádia e Filipa!
Mais informações e fotos aqui:​​​  Águas do Algarve

 
Prof. Jaime Gonçalves
____________________________________________________________________
 2ª eliminatória das XXXII Olìmpiadas 
Foram apurados para a 2ª eliminatória das XXXII Olìmpiadas Portuguesas da Matemática os alunos:
• Categoria Júnior: Filipa Neves do 6.º E;
• Categoria A: Francisco Loureiro do 9.ºB
A 2.ª eliminatória decorrerá no próximo dia 15 de janeiro, pelas 15h30m na E.B. 2,3 D. Martinho Castelo Branco.
Desde já, parabéns e boa sorte aos participantes.
Os docentes da Disciplina de Matemática.

______________________________________________________________________________

 
OCAM Realizar-se-ão n​o nosso agrupamento as 10.ªs Olímpiadas Concelhias da Matemática​, dirigidas a alunos do 3.º ciclo. A fase de apuramento escolar será realizada no dia 12 de Março. Inscreve-te junto do teu professor de Matemática até ao final do mês de Fevereiro.

 
Prof.a Carmen Ri​beiro​
_____________________________________________________________________

desafios do ALEAEncontra-se já disponíveis os resultados referentes ao Problema 38 dos Desafios do Alea.

A nossa escola obteve uma boa participação, 23 alunos no problema de Nível 1 e 6 alunos no problema de Nível 2. Dos alunos participantes encontram-se apurados para o prémio final, 20 alunos, relativamente ao problema de Nível 1 e 2 alunos, relativamente ao Problema de Nível 2. Consulta as listas para saberes os apurados.

E não te esqueças, fica atendo pois serão lançados novos desafios!!


 
Prof.a Carmen Ribeiro​